Para ler e assistir: 9 livros e adaptações lançadas em 2018 que você precisa conferir, parte II | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Geek Love  Resenha | Contumélia, um romance de época com aventura e mistério  Resenha | Justin, HQ de Gauthier, aborda o que é ser transgênero
Semana do Consumidor Amazon | Livros

Para ler e assistir: 9 livros e adaptações lançadas em 2018 que você precisa conferir, parte II

Adaptação 24 de setembro de 2018 Aline T.K.M. 2 comentários

Para ler e assistir: 9 livros e adaptações lançadas em 2018 que você precisa conferir, parte 2

Depois de ter trazido aqui 8 livros cujas adaptações foram lançadas este ano, chegou a vez da segunda parte dessa listinha.

Filme ou série, no cinema, na tevê ou na Netflix, 2018 trouxe – e ainda vai trazer – produções imperdíveis. Sem falar que a estreia de uma adaptação é sempre uma boa oportunidade de finalmente tirar aquele livro da estante para ler.

Então se liga aí nessa continuação, com 9 livros e adaptações de 2018 que você precisa conferir!

SHARP OBJECTS: OBJETOS CORTANTES

Para ler e assistir: 9 livros e adaptações lançadas em 2018 que você precisa conferir, parte 2

SHARP OBJECTS: OBJETOS CORTANTES, de Gillian Flynn, ed. Intrínseca | COMPRAR O LIVRO

Depois do sucesso de Garota Exemplar, que foi adaptado para o cinema, Sharp Objects: Objetos Cortantes — livro de estreia de Gillian Flynn — inspirou a série da HBO, protagonizada por Amy Adams e dirigida por Jean-Marc Vallée, que também dirigiu a série Big Little Lies.

Com reviravoltas surpreendentes, o livro narra o retorno da repórter Camille Preaker, recém-saída de um hospital psiquiátrico, à sua cidade natal para investigar o brutal assassinato de uma menina e o desaparecimento de outra.

Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã que praticamente não conhece. Hospedada na casa da família, a jornalista precisa lidar com as memórias difíceis de sua infância e adolescência. À medida que as investigações para elaborar sua matéria avançam, Camille passa a desvendar segredos perturbadores, tão macabros quanto os problemas que ela própria enfrenta.



A NOITE DEVOROU O MUNDO

Para ler e assistir: 9 livros e adaptações lançadas em 2018 que você precisa conferir, parte 2

A NOITE DEVOROU O MUNDO, de Pit Agarmen, ed. Rocco | COMPRAR O LIVRO

Neste inusitado romance de terror e de zumbis, o francês Martin Page faz uma fábula sobre a sociedade de consumo, sob o pseudônimo de Pit Agarmen. A adaptação do livro fez parte da programação do Festival Varilux de Cinema Francês deste ano. Falei sobre o filme AQUI e também já resenhei o livro – que eu amo demais – AQUI.

Uma epidemia assola o planeta e transforma os humanos em seres demoníacos, selvagens e cruéis – zumbis. Depois de uma festa em um apartamento em Montmartre, Antoine Verney se dá conta de que é um sobrevivente, mas não tem nada de heroi. Como um Robinson Crusoé moderno, ele tem que aprender a sobreviver e a enfrentar a solidão.



ANIQUILAÇÃO

Para ler e assistir: 9 livros e adaptações lançadas em 2018 que você precisa conferir, parte 2

ANIQUILAÇÃO, de Jeff Vandermeer, ed. Intrínseca | COMPRAR O LIVRO

O livro que inspirou o filme da Netflix, estrelado por Natalie Portman e dirigido por Alex Garland. Já postei um “expectativa vs. realidade” do filme.

A Área X está isolada do restante do mundo há décadas, e a natureza tomou para si os últimos vestígios da presença humana. Uma primeira expedição de reconhecimento voltou de lá relatando uma terra intocada, um paraíso edênico; a segunda terminou em suicídio em massa; a terceira, em um tiroteio dentro do próprio grupo. Até que os membros da décima primeira expedição retornaram como meras sombras do que eram antes e, após algumas semanas, morreram de câncer. Em Aniquilação, primeiro volume da trilogia Comando Sul, o leitor se junta à décima segunda expedição.

O novo grupo é formado por quatro mulheres: uma antropóloga, uma topógrafa, uma psicóloga — líder da missão — e uma bióloga, a narradora do livro. Seus objetivos são mapear o terreno, identificar todas as mudanças ambientais, monitorar as relações entre elas próprias e, acima de tudo, não se contaminarem.

As mulheres atravessam a fronteira esperando o inesperado... e é exatamente isso o que encontram. Mas o que de fato vai definir os rumos da expedição não é o que está lá, e sim o que elas trazem consigo desde o outro lado da fronteira e os segredos que guardam umas das outras.

Sou fã da trilogia Comando Sul e aqui no blog tem resenha de todos os livros: Aniquilação, Autoridade e Aceitação.



TODO DIA

Para ler e assistir: 9 livros e adaptações lançadas em 2018 que você precisa conferir, parte 2

TODO DIA, de David Levithan, ed. Galera Record | COMPRAR O LIVRO

Toda manhã, A acorda em um corpo diferente, em uma vida diferente. Não há qualquer aviso sobre quem será ou onde estará em seguida. De menina a menino, rebelde a certinho, tímido a popular, saudável a doente; A precisa se adaptar.

Ele já se acostumou com isso e até criou algumas regras para si mesmo. Primeira: nunca se apegar; segunda: jamais interferir. E tudo corre bem... até que A desperta no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, as regras pelas quais tem vivido não fazem mais sentido. Porque, finalmente, A encontrou alguém com quem quer ficar, dia após dia, todo dia.

Enquanto lutam para se reencontrar a cada 24 horas, ambos precisam enfrentar seus próprios demônios, superar suas limitações e redefinir suas prioridades. Rhiannon conseguirá ficar com alguém que muda a cada dia? E até onde A acha justo (ou ético) interferir nas vidas de quem habita? Mas, principalmente, o amor pode mesmo vencer qualquer barreira?

A adaptação de Todo Dia é a coisa mais fofa – falei sobre o filme AQUI – e me deixou ainda mais curiosa para finalmente ler o livro.



A FORMA DA ÁGUA

Para ler e assistir: 9 livros e adaptações lançadas em 2018 que você precisa conferir, parte 2

A FORMA DA ÁGUA, de Guillermo del Toro e Daniel Kraus, ed. Intrínseca | COMPRAR O LIVRO

Diferentemente dos demais itens dessa lista, neste caso foi o filme que deu origem ao livro. O vencedor do Oscar A Forma da Água ganhou uma versão literária, escrita pelo diretor Guillermo del Toro em parceria com Daniel Kraus.

Richard Strickland é um oficial do governo americano enviado à Amazônia para capturar um ser mítico e misterioso cujos poderes seriam utilizados para aumentar a potência militar do país, em plena Guerra Fria. Dezessete meses depois, o homem retorna à pátria levando consigo o deus Brânquia, um homem-peixe que representa a selvageria, a insipidez, o calor — o homem que ele próprio se tornou, e quem detesta ser.

Para Elisa Esposito, uma das faxineiras do centro de pesquisas para o qual o deus Brânquia é levado, a criatura representa a esperança e a salvação para sua vida sem graça e invisível. Mas Richard e Elisa travam uma batalha tácita e perigosa. Enquanto para um o homem-peixe é só objeto a ser dissecado, subjugado e exterminado, para a outra ele é um companheiro que a escuta quando ninguém mais o faz, alguém cuja existência deve ser preservada.

Mistura de conto de fadas, terror e suspense, A Forma da Água traz o estilo inconfundível de Guillermo del Toro e ilustrações de James Jean. Uma história cinematográfica e atemporal sobre um homem e seus traumas, uma mulher e sua solidão, e o deus que muda para sempre essas duas vidas.



O RETORNO DE MARY POPPINS

Para ler e assistir: 9 livros e adaptações lançadas em 2018 que você precisa conferir, parte 2

MARY POPPINS – EDIÇÃO COMENTADA E ILUSTRADA, de P.L. Travers, ed. Zahar | COMPRAR O LIVRO

Uma das personagens mais originais e universalmente amadas da ficção e do cinema infantojuvenil está de volta em um novo filme da Disney, estrelado por Emily Blunt no papel de Mary Poppins. Nesta nova história, Michael e Jane Banks já são adultos e são surpreendidos pela volta da querida babá. O filme tem estreia prevista para dezembro.

Já a clássica história de Mary Poppins, que inspirou a adaptação de 1964 da Disney, tem sua origem no livro de P.L. Travers. Carregando uma maleta e um guarda-chuva, Mary Poppins entra em cena voando – literalmente. Gravada no imaginário das crianças de várias gerações, essa chegada fabulosa da peculiar babá da família Banks abre as portas para muitas outras surpresas e aventuras, como a história da Vaca Dançante, o aniversário no zoológico, um chá da tarde nos ares, delicados remendos no céu noturno... Mary Poppins é durona e misteriosa – e absolutamente irresistível.

Publicado em 1934, o livro desde então fascina leitores de todas as idades – sobretudo após a conhecida adaptação da Disney. Essa edição inclui todas as ilustrações originais de Mary Shepard e conta com tradução, apresentação e notas do escritor Joca Reiners Terron, além da cronologia de vida e obra de P.L. Travers. Como extra, traz ainda uma palestra da autora sobre (não) escrever para crianças.



MENTES SOMBRIAS

Para ler e assistir: 9 livros e adaptações lançadas em 2018 que você precisa conferir, parte 2

MENTES SOMBRIAS, de Alexandra Bracken, ed. Intrínseca | COMPRAR O LIVRO

A distopia de Alexandra Bracken inspirou o filme homônimo, que estreou há pouco nos cinemas e me deixou dividida. Falei sobre ele AQUI.

Quando completa 10 anos, a garota Ruby vê sua vida mudar completamente. Além do medo de ser vítima de um vírus fatal que ataca apenas as crianças, ela é rejeitada por seus pais, que a entregam para a polícia especial. Seu destino é Thurmond, um campo de reabilitação criado pelo governo norte-americano para cuidar dessa geração que possui algo diferente e ameaçador: são crianças com habilidades especiais. Elas podem controlar pessoas e objetos só com o poder da mente. Consideradas perigosas, vivem à margem da sociedade.

Mas, aos 16 anos, Ruby consegue escapar de Thurmond e muda o seu destino, ao lado de novos amigos, fugitivos como ela: Liam, Zu e Bolota. Enquanto enfrentam uma realidade assustadora, fugindo de caçadores de recompensa, da polícia e da Liga das Crianças, uma organização que quer se aproveitar dessas habilidades especiais, eles tentam encontrar o Fugitivo, um líder misterioso que oferece abrigo e ajuda às crianças.



CINQUENTA TONS DE LIBERDADE

Para ler e assistir: 9 livros e adaptações lançadas em 2018 que você precisa conferir, parte 2

CINQUENTA TONS DE LIBERDADE, de E. L. James, ed. Intrínseca | COMPRAR O LIVRO

O desfecho da trilogia Cinquenta Tons de Cinza chegou ao cinema no primeiro semestre deste ano e arrancou suspiros das fãs.

Quando Anastasia Steele conheceu o jovem empresário Christian Grey, teve início um caso de amor que mudou a vida dos dois irrevogavelmente. Chocada, intrigada e, por fim, repelida pelas estranhas exigências sexuais de Christian, Ana exige um comprometimento mais profundo. Determinado a não perdê-la, ele concorda.

Agora, Ana e Christian têm tudo: amor, paixão, intimidade, riqueza e um mundo de possibilidades. Mas ela sabe que o relacionamento não será fácil, e a vida a dois reserva desafios que nenhum deles seria capaz de imaginar. Ana precisa se ajustar ao mundo de opulência de Grey, e ele precisa aprender a dominar seu impulso controlador e se livrar do que o atormentava no passado.

Quando parece que a força dessa união vai vencer qualquer obstáculo, o destino conspira para transformar os piores medos de Ana em realidade.



TALVEZ UMA HISTÓRIA DE AMOR

Para ler e assistir: 9 livros e adaptações lançadas em 2018 que você precisa conferir, parte 2

TALVEZ UMA HISTÓRIA DE AMOR, de Martin Page, ed. Rocco | COMPRAR O LIVRO

Depois de um dia comum de trabalho na agência de publicidade, Virgile chega em casa e ouve um recado perturbador na secretária eletrônica: “Aqui é Clara. Sinto muito, mas prefiro parar por aqui. Vou me separar de você, Virgile. Não quero mais.” Ouviu o recado cinco vezes. A surpresa não era pela ruptura: solteiro, Virgile não tinha ideia de quem fosse Clara.

A partir desta premissa, o aclamado escritor francês Martin Page desenvolve a trama de seu quinto romance. Autor de Como Me Tornei Estúpido e A Gente se Acostuma Com o Fim do Mundo, Page é um dos escritores franceses mais traduzidos da nova geração.

Desta vez, o escritor explora o pânico que toma conta do personagem parisiense: diante de tantas evidências que o aproximam de uma suposta ex-namorada, Virgile acredita que desenvolveu uma amnésia irreversível. Tem certeza de que vai morrer, sentimento que é ressaltado em ataques de ansiedade. Começa a evitar atividades corriqueiras, como andar de metrô. Quando se convence de que tem poucos dias de vida, decide encerrar contratos, escrever cartas de despedida e definir últimos desejos.

Mas, Virgile acaba tomando uma decisão inesperada – decide recuperar a mulher que desconhece.

Não é segredo que Martin Page é um dos meus autores preferidos. Li Talvez Uma História de Amor há alguns anos e tem resenha dele AQUI.



***************

E aí, curtiram essa parte 2 das adaptações que estrearam neste ano e seus respectivos livros? Se você ainda não viu a primeira parte dessa listinha, confere aqui.

Ah, e comprando os livros através dos links deste post, você contribui para o crescimento do blog e do canal! Eu ganho uma comissão por cada livro comprado e você não paga NADINHA a mais por isso.

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 8 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

2 comentários

  1. Adorei Aniquilação e A forma da Água, o que mais gosto dessa lista é que sempre tem muita novidade pra ser conferida depois! Você capricha nas indicações pq fiquei com vontade de assistir a maioria (50 tons não me chama atenção) principalmente os baseados na obra de Martin Page.

    Abs

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aniquilação é querido para mim! A Forma da Água eu ainda não vi - SÉRIOOO... - e preciso! Kkkkk poxa, sei que 50 Tons é repleto de clichês, mal interpretado (principalmente por quem não leu todos os livros), mas eu admito ser um guilty pleasure para mim. A Noite Devorou o Mundo é muito bom, especialmente o livro, sensacional. Abs!

      Excluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Editoras Parceiras