Para ler e assistir: 8 livros e adaptações lançadas em 2018 que você precisa conferir | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
2 Livros, 1 Filme: Emancipação Feminina  Livro: Piquenique na Estrada  Filme: Tudo Por Um Pop Star
Semana do Consumidor Amazon | Livros

Para ler e assistir: 8 livros e adaptações lançadas em 2018 que você precisa conferir

Adaptação 16 de setembro de 2018 Aline T.K.M. 2 comentários

Para ler e assistir: 8 livros e adaptações lançadas em 2018 que você precisa conferir

Uma coisa é fato incontestável: 2018 vem sendo muito bem guarnecido de adaptações, para a alegria dos bibliófilos que amam ver aqueles livros queridinhos ganhando vida no cinema, na televisão ou na Netflix.

Algumas adaptações nos surpreenderam, outras podem até ter decepcionado, não importa – a curiosidade acaba falando mais alto e não dá para deixar de conferir. Eu mesma, quando sei que determinado filme ou série teve origem em um livro, fico com a curiosidade ainda mais lá no alto.

Pensando nisso, resolvi montar essa lista, que pode ser vista de duas maneiras: 8 filmes e séries lançados este ano cujos livros você precisa incluir na fila de leitura, ou 8 livros cujas adaptações foram lançadas este ano e que você precisa conferir.

Então, seja você bibliófilo, cinéfilo, viciado em séries, ou tudo isso junto... apenas se joga, baby! E esta é só a parte um – prometo trazer a segunda parte logo, logo.

ME CHAME PELO SEU NOME

Para ler e assistir: 8 livros e adaptações lançadas em 2018 que você precisa conferir

ME CHAME PELO SEU NOME, de André Aciman, ed. Intrínseca | COMPRAR O LIVRO

Livro que inspirou o filme homônimo dirigido por Luca Guadagnino, aclamado nos festivais mundo afora e um dos principais candidatos ao Oscar de 2018. Falei sobre como amei esse filme AQUI.

Filho de um importante professor universitário, Elio está acostumado à rotina de, a cada verão, hospedar por seis semanas na villa da família um novo escritor que, em troca da boa acolhida, ajuda seu pai com correspondências e papeladas. Uma cobiçada residência literária que já atraiu muitos nomes, mas nenhum deles como Oliver.

Elio imediatamente, e sem perceber, se encanta pelo americano de vinte e quatro anos, espontâneo e atraente, que aproveita a temporada para trabalhar em seu manuscrito sobre Heráclito e, sobretudo, desfrutar do verão mediterrâneo na costa italiana.

Da antipatia inicial surge uma paixão que só aumenta à medida que o instável e desconhecido terreno que os separa vai sendo vencido. Uma experiência inesquecível, que os marcará para o resto da vida. Com rara sensibilidade, André Aciman constrói uma viva e sincera elegia à paixão.



O CONTO DA AIA

Para ler e assistir: 8 livros e adaptações lançadas em 2018 que você precisa conferir

O CONTO DA AIA, de Margaret Atwood, ed. Rocco | COMPRAR O LIVRO

Livro que inspirou a série The Handmaid’s Tale. Apesar de ter sido lançada lá fora no ano passado, começou a ser transmitida aqui no Brasil pelo Paramount Channel apenas no início deste ano – a segunda temporada acabou de estrear e eu tô pirando!

A distopia de Margaret Atwood se passa num futuro muito próximo e tem como cenário um Estado teocrático e totalitário, onde as mulheres são as vítimas preferenciais, anuladas por uma opressão sem precedentes. O nome dessa república é Gilead, mas já foi Estados Unidos da América.

As mulheres de Gilead não têm direitos e são divididas em categorias. A Offred coube a categoria de aia, o que significa pertencer ao governo e existir unicamente para procriar, depois que uma catástrofe nuclear tornou estéril um grande número de pessoas. As mulheres transformadas em aias são entregues a algum homem casado do alto escalão do exército e obrigadas a fazer sexo com eles até engravidar. Depois de dar à luz, elas amamentam a criança por alguns meses, sendo o bebê propriedade do casal que as escravizou, e então são entregues a outro homem.

Offred tem 33 anos. Antes, ela era casada e tinha uma filha, que lhe foi tomada e entregue para adoção quando ela foi tornada aia. Offred nunca mais teve notícias de sua família. Apesar de tudo, o destino de uma aia ainda é melhor que o das não mulheres, como são chamadas aquelas que não podem ter filhos, as homossexuais, viúvas e feministas, condenadas a trabalhos forçados nas colônias, lugares onde o nível de radiação é mortífero.



UM PEQUENO FAVOR

Para ler e assistir: 8 livros e adaptações lançadas em 2018 que você precisa conferir

UM PEQUENO FAVOR, de Darcey Bell, ed. Bertrand Brasil | COMPRAR O LIVRO

A adaptação do thriller estreia agora em setembro nos cinemas. A direção é de Paul Feig e o filme é estrelado por Anna Kendrick e Blake Lively.

Quando sua melhor amiga, Emily, pede a Stephanie para buscar seu filho Nicky na escola, ela alegremente concorda. Nicky e seu filho, Miles, são melhores amigos — exatamente como ela e Emily. Mas Emily não volta. Ela não atende ao telefone ou responde às mensagens. Stephanie sabe que algo está terrivelmente errado. Aterrorizada, ela busca ajuda com os leitores do seu blog. Até que ela e Sean, marido de Emily, recebem notícias chocantes: Emily está morta. O pesadelo de seu desaparecimento finalmente chegou ao fim. Ou será que não?



OPERAÇÃO RED SPARROW

Para ler e assistir: 8 livros e adaptações lançadas em 2018 que você precisa conferir

OPERAÇÃO RED SPARROW, de Jason Matthews, ed. Arqueiro | COMPRAR O LIVRO

Lançado originalmente no Brasil como Roleta Russa, Operação Red Sparrow foi adaptado para o cinema com Jennifer Lawrence como protagonista. Falei sobre o filme AQUI.

Após ser vítima de uma sabotagem, Dominika Egorova vê sua promissora carreira de bailarina se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai. Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem.

Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR.

Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro.



JOGADOR Nº 1

Para ler e assistir: 8 livros e adaptações lançadas em 2018 que você precisa conferir

JOGADOR Nº 1, de Ernest Cline, ed. Leya | COMPRAR O LIVRO

Jogador Nº 1, de Ernest Cline, o livro de ficção científica mais amado e cultuado dos últimos tempos, chegou aos cinemas numa superprodução dirigida por Steven Spielberg e estrelada por Tye Sheridan e Simon Pegg.

O ano é 2044 e a Terra não é mais a mesma. Fome, guerras e desemprego empurraram a humanidade para um estado de apatia nunca antes visto. Wade Watts é mais um dos que escapa da desanimadora realidade passando horas e horas conectado ao OASIS – uma utopia virtual global que permite aos usuários ser o que quiserem; um lugar onde se pode viver e se apaixonar em qualquer um dos mundos inspirados nos filmes, videogames e cultura pop dos anos 1980.

Mas a possibilidade de existir em outra realidade não é o único atrativo do OASIS: o falecido James Halliday, bilionário e criador do jogo, escondeu em algum lugar desse imenso playground uma série de Easter Eggs, e premiará com sua enorme fortuna – e poder – aquele que conseguir desvendá-los. E Wade acabou de encontrar o primeiro.



PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI

Para ler e assistir: 8 livros e adaptações lançadas em 2018 que você precisa conferir

PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI, de Jenny Han, ed. Intrínseca | COMPRAR O LIVRO

A adaptação fofíssima estreou recentemente na Netflix e eu amei! Eu vinha postergando, mas agora não dá mais: preciso muitooo ler a trilogia!

Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.

Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

Para Todos os Garotos Que Já Amei é o primeiro volume da trilogia, seguido por P.S.: Ainda Amo Você e Agora e Para Sempre, Lara Jean.



COM AMOR, SIMON

Para ler e assistir: 8 livros e adaptações lançadas em 2018 que você precisa conferir

COM AMOR, SIMON, de Becky Albertalli, ed. Intrínseca | COMPRAR O LIVRO

Publicada originalmente com o título Simon vs. a Agenda Homo Sapiens, a apaixonante história de Simon conquistou milhares de leitores com uma trama que trata com naturalidade e bom humor a afirmação e os dilemas de um adolescente gay.

Simon Spier tem dezesseis anos e é gay, mas não conversa sobre isso com ninguém. Ele não vê problemas em sua orientação sexual, mas rejeita a ideia de ter que ficar dando explicação para as pessoas — afinal, por que só os gays têm que se apresentar ao mundo? Enquanto troca e-mails com um garoto misterioso que se identifica como Blue, Simon vai ter que enfrentar, além de suas dúvidas e inseguranças, uma chantagem inesperada.

Não é segredo que sou apaixonada por essa história! Já resenhei o livro AQUI e também listei 6 coisas para amar na adaptação cinematográfica AQUI.

Além disso, recentemente foi lançada a sequência, Leah Fora de Sintonia, focada na história da melhor amiga de Simon. Tá na fila de leitura!



UMA DOBRA NO TEMPO

Para ler e assistir: 8 livros e adaptações lançadas em 2018 que você precisa conferir

LIVRO | UMA DOBRA NO TEMPO, de Madeleine L’Engle, ed. HarperCollins Brasil | COMPRAR O LIVRO
HQ | UMA DOBRA NO TEMPO, de Madeleine L’Engle e Hope Larson, ed. DarkSide Books | COMPRAR A HQ

Uma Dobra no Tempo é uma aventura clássica, que serviu de inspiração para os mestres da fantasia e da ficção científica do mundo, que este ano ganhou uma adaptação para os cinemas pela Disney, em um filme estrelado por Oprah Winfrey, Reese Witherspoon e Mindy Kaling.

A obra não apenas está disponível em seu formato original, como também foi reimaginada em uma versão em quadrinhos.

Em Uma Dobra no Tempo, o pai de Meg e Charles Wallace, um exímio físico, está desaparecido há dois anos. A aventura começa quando, em uma noite de tempestade, eles recebem a visita de uma senhora peculiar, que foi tirada de sua rota pelo vento enquanto viajava pelo tempo e espaço utilizando o tesserato. Na companhia de mais duas criaturas sobrenaturais, a sra. Quem e a sra. Qual, e de um garoto chamado Calvin O’Keefe, eles partem pelo universo em busca de qualquer indício do paradeiro do dr. Murry.

Mas o que eles descobrem vai muito além disso: todo o universo está sendo atacado pela Escuridão, uma força perigosa que traga a luz das estrelas e dos planetas, em uma luta contra o mal que parece nunca acabar.

Roteirista da DC Comics e ganhadora de um Eisner Award, Hope Larson realiza um trabalho impecável na edição em quadrinhos, reacendendo as memórias de quem cresceu na companhia de personagens tão carismáticos, ao mesmo tempo em que introduz o universo de Madeleine L’Engle para quem acabou de embarcar nessa jornada.

Uma Dobra no Tempo (o livro mesmo) é o primeiro de uma série composta por cinco livros, dos quais já foram lançados por aqui: Um Vento à Porta, Um Planeta em seu Giro Veloz e Muitas Águas.



***************

Já leu os livros e/ou assistiu a essas adaptações?! Algumas delas são muito queridas e outras ainda estão na minha listinha dos títulos a serem lidos e vistos. Ah, aguarde a parte 2 desta lista, com mais livros e filmes que fizeram a nossa alegria neste ano!

Só para lembrar: comprando os livros através dos links deste post, você contribui para o crescimento do blog e do canal! Eu ganho uma comissão por cada livro comprado e você não paga NADINHA a mais por isso.

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 8 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

2 comentários

  1. Só não assisti Simon nem A Dobra no Tempo (esse quero ler antes) mas a grande parte dessa lista já li. As novidades ficaram com Red Sparrow e Um Pequeno Favor que agora vou atrás, esse último tem cara de ser thriller a lá Moriarty.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simon é muito bom!!! Tem no NOW, mas não duvido que vá pro Netflix logo. Red Sparrow me surpreendeu, eu não curto muito a Jennifer Lawrence, mas ela ganhou meu respeito kkkk. Um Pequeno Favor eu gostei bastante, não li ainda, e da Moriarty só li um livro, mas faz sentido isso, já que as personagens são mães, só que cheias de particularidades. Abs!

      Excluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Editoras Parceiras