Rinha de Galos: a podridão pulsante de María Fernanda Ampuero | Resenha | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Sagarana  Live: Após o Anoitecer  Resenha: Rinha de Galos
Semana do Consumidor Amazon | Livros

Rinha de Galos: a podridão pulsante de María Fernanda Ampuero | Resenha

Contos 26 de outubro de 2021 Aline T.K.M. Nenhum comentário

Rinha de Galos: a podridão pulsante de María Fernanda Ampuero | Resenha

Treze contos, cento e poucas páginas pungentes de uma das vozes mais relevantes da literatura latino-americana atual. Estou falando do livro Rinha de Galos, da equatoriana María Fernanda Ampuero.

Numa entrevista para uma revista literária após o lançamento desse livro, a autora disse não haver nada mais profundo que a ferida que uma família pode causar; que você pode deixá-la, mas essa família jamais sairá de você. Esse trecho da fala da autora revela a atmosfera que a gente encontra nos contos de Rinha de Galos, que, aliás, já está entre as minhas melhores leituras deste ano.

Aqui, o familiar convive com o grotesco, a ideia de segurança convive com o medo. É dentro de casa que começam as piores contradições, os preconceitos entranhados e um machismo que anula e agride. É dentro de casa que se perde a inocência.

A leitura é rápida, mas intensa: soco no estômago o tempo todo. Potência e feminismo transbordam nas palavras de María Fernanda Ampuero, que flerta com o horror ao escancarar o que existe de mais pútrido entre quadro paredes — e na sociedade que conhecemos.

Aqui no vídeo, contei um pouco mais sobre o livro e os meus contos preferidos. Para quem curte livros pesados (e também para quem curtiu o livro As Coisas que Perdemos no Fogo, da argentina Mariana Enriquez), Rinha de Galos é leitura obrigatória!



LINKS RELACIONADOS

TAG dos 50%: os melhores livros do semestre
Resenha: Damas da Lua




Onde comprar: Amazon

Título: Rinha de Galos
Título original: Pelea de Gallos
Autor(a): María Fernanda Ampuero
Tradução: Silvia Massimini Felix
Editora: Moinhos
Edição: 2021
Ano da obra: 2018
Páginas: 112

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 11 anos e se dedicar a este projeto é uma das coisas que mais ama fazer, além de estar em contato com os mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por cinema, viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Parceiros