‘O Olho Mais Azul’: obrigatório, livro de Toni Morrison aborda as consequências nefastas do desprezo racial e dos padrões de beleza em uma criança | Resenha | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Melhores leituras do primeiro semestre  Filmes de julho: o que assisti e recomendo  Resenha: Metrópolis
Semana do Consumidor Amazon | Livros

‘O Olho Mais Azul’: obrigatório, livro de Toni Morrison aborda as consequências nefastas do desprezo racial e dos padrões de beleza em uma criança | Resenha

Companhia das Letras 23 de março de 2020 Aline T.K.M. Nenhum comentário

O Olho Mais Azul: obrigatório, livro de Toni Morrison aborda as consequências nefastas do desprezo racial e dos padrões de beleza em uma criança | Resenha

Um livro que desestabiliza, que tira o chão do leitor, que provoca sentimentos como raiva, impotência... O Olho Mais Azul, da Toni Morrison, não é um livro fácil, mas merece e precisa ser lido.

A trama se passa no início dos anos 1940 e gira em torno da menina Pecola, de apenas onze anos de idade. Negra, ela sonha em ter olhos azuis, como os da atriz mirim Shirley Temple. Filha de uma família desestruturada e vivenciando o preconceito onipresente, Pecola tem sua identidade aniquilada pouco a pouco.

Nem preciso dizer que O Olho Mais Azul entrou para os meus favoritos. Ah, e só para lembrar, Toni Morrison foi a primeira mulher negra a receber o Nobel de Literatura, em 1993.

Aqui na resenha, fiz minhas considerações sobre o livro e tudo o que ele me fez sentir.


ASSISTA NO YOUTUBE | SE INSCREVA NO CANAL


O exemplar que eu li é o da TAG Livros (um presente de desapego superespecial!), que foi o livro do kit Curadoria de março de 2019. Quem é assinante mais recente da TAG pode adquirir o kit no site deles.

Uma nova edição do livro também foi lançada pela Companhia das Letras e está disponível na Amazon, além de outras livrarias.

As séries da Netflix que mencionei no vídeo são estas: Explicando e Explicando o Sexo.



O Olho Mais Azul

Onde comprar: edição da Cia. das Letras | kit assinantes da TAG Livros

Título: O Olho Mais Azul
Título original: The Bluest Eye
Autor(a): Toni Morrison
Tradução: Manoel Paulo Ferreira
Editora: Companhia das Letras
Edição: 2019
Ano da obra: 1970
Páginas: 222

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 10 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além de teatro, dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros