À la française...: a França no Livro Lab | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Leituras de outubro: 4 ótimos livros (ou quase!)  Resenha da HQ: A Diferença Invisível, de Julie Dachez e Mademoiselle Caroline  Resenha: As Primeiras Quinze Vidas de Harry August
Leituras de abril

À la française...: a França no Livro Lab

À la française 6 de dezembro de 2012 Aline T.K.M. 6 COMENTÁRIOS

Gostaram da nossa mademoiselle?
Inspirada livremente em uma certa
publicidade das Galeries Lafayette... =P
Com o “renascimento” do blog, como disse anteriormente, viria também uma partezinha dedicada à França.

Inauguro, então, um espaço no menu do blog (aí ao lado ->) que concentrará os itens ligados à literatura francesa e aos livros em francês: À la française...
A seguir, explico um pouquinho sobre cada um dos itens:


Reviews – literatura francesa: aqui você poderá ler todos (e somente) os reviews de literatura francesa - e francófona - publicados no blog.

Li em francês: aqui você acessará os reviews de livros que li em francês. Além do review básico (até porque são livros que, na maioria, também têm edição brasileira), comento sobre a leitura em francês – se foi tranquila, se usei muito o dicionário, nível exigido. Interessante para quem estuda francês e quer algumas indicações de leitura para praticar o idioma. Mas não somente, já que como mencionei, são livros que estão disponíveis em português também. Em tempo: aqui falarei de literatura de origem diversa, não necessariamente de autores franceses.

Autores francófonos: índice de autores de literatura francesa e francófona. Clicando sobre o nome de cada autor, você verá tudo o que foi postado sobre ele aqui no blog (reviews, sinopses, 5 motivos para ler...).

Chez le libraire: uma versão do bom e velho “Vi na Livraria”, mas dedicado aos livros em francês. São livros que vi na livraria, despertaram minha curiosidade e que acho válido mostrar para vocês (mesmo porque não se trata de uma seção para mostrar lançamentos, apesar de poder haver algum lançamento vez ou outra). Aqui postarei a sinopse – em francês – e, porventura, a razão pela qual me senti atraída pelo livro. Esta é uma seção exclusivamente dedicada aos estudantes/falantes de francês. Importante: tal como em “Li em francês”, aqui haverá literatura variada, não somente francesa. Mas mostrarei obrigatoriamente a edição francesa da obra em questão.

Da França: posts genéricos nos quais menciono algo que tenha alguma relação com a França. Algum evento, lugar, e outras coisinhas pertinentes.


E, conforme forem surgindo ideias e possibilidades, essa parte francesa do blog está sujeita a expansões!

Além disso, aproveito para dizer que organizei todos os autores publicados no blog em um índice geral de autores, que pode ser acessado a partir do menu superior (logo abaixo do título) e do menu lateral (junto aos Últimos Reviews).
Da mesma forma, organizei um índice de editoras e selos, além de um índice com todos os reviews por título (em ordem alfabética).

Por hoje é só! Como sempre, abertíssima a opiniões! Se quiserem, me digam o que acharam das novidades, se ficou melhor, pior, enfim...!

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

6 COMENTÁRIOS

  1. Adorei as novidades!! Preciso mesmo praticar o meu francês =/

    Bjoo

    ResponderExcluir
  2. Fiquei um ano no Francês e tive de largar, caso contrário eu poderia aproveitar tudo isso que o blog está proporcionando :/ sinto que não tenho vocabulário nem estrutura suficiente para ler em francês, exceto livros infantis e reportagens mais básicas, sabe? HAHAHA
    Ninhada Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ni, poxa que pena que você não continuou no francês. Mas sabe que durante um ano eu estudei sozinha, só com livros e isso deu um "up" notável na minha gramática. Se você tiver interesse, posso te falar os livros que eu usei.
      Sobre a parte de "França" aqui no blog, vai ter ideias de livros em francês, mas também (e principalmente) reviews de livros em português escritos por autores franceses. Então, acho que sempre dá p/ aproveitar um pouquinho, tanto os que falam/estudam francês quanto os que só estão querendo conhecer um pouco da literatura francesa disponível em português. Bjoka!

      Excluir
  3. Enquanto a Ni só tem base para ler livros infantis e reportagens básicas, eu não sei nadica de nada. Tipo, adorei a ideia, incrível demais *--*

    Gislaine,
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito
    {ah, eu tô seguindo. Se quiser retribuir ficarei muito agradecida :D}

    ResponderExcluir
  4. Sua iniciativa foi simplesmente sensacional. Nutro uma certa paixão por culturas diversas da nossa, seja música, literatura e até mesmo a própria língua. Recentemente terminei meu Inglês e estou aprendendo Hangul (Coreano) pois sou um grande fã de K-Pop e acho o país e todas as suas facetas, como política, arte e desenvolvimento tecnológico, de tirar o fôlego. Não tenho muito interesse em francês, mas admiro o fato de você estar trazendo um parte do mundo para dentro do "nosso mundo".

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus! Antes de tudo, fiquei supercontente (e toda orgulhosa!) com seu comentário!! Obrigadaaa! =)
      Achei bem diferente você estar aprendendo coreano e ter um grande interesse nessa cultura. Que máximo! Como você já viu, eu adoro coisas da França, e acho que compartilhar isso aqui no blog vai ser interessante p/ todos conhecermos mais sobre a literatura desse país. Inclusive eu, que ainda estou descobrindo muita coisa, e ter uma parte no blog sobre isso me encoraja a ir atrás e descobrir mais coisas!
      De novo, obrigada pelo elogio e adorei saber que você entende isso, de gostar de uma cultura e querer saber mais e se aprofundar nela. Bjão!

      Excluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros