12 lançamentos literários imperdíveis para começar 2018 com tudo! | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: O Maravilhoso Bistrô Francês, de Nina George  Resenha: Ghost World, a HQ icônica de Daniel Clowes  5 filmes para quem curtiu a série The End of the F***ing World | Netflix
Semana do Consumidor Amazon | Livros

12 lançamentos literários imperdíveis para começar 2018 com tudo!

Alfaguara 7 de janeiro de 2018 Aline T.K.M. 2 COMENTÁRIOS

Livros: 12 lançamentos literários imperdíveis para começar 2018 com tudo

Antes de tudo, FELIZ DIA DO LEITOR!

2018 já tá aí faz uma semaninha e decidi que não podia deixar de compartilhar com vocês os lançamentos literários mais imperdíveis deste período!

Fui muito criteriosa e cheguei a uma listinha com 12 livros que realmente mexeram com a minha curiosidade. Eu pagaria por esses livros, engordaria a minha fila de leitura (só mais um pouquinho!) e tenho certeza de que seriam garantia de começar bem o ano.

A maioria aqui é de lançamento de janeiro mesmo, coisa fresquinha e saída do forno, mas incluí alguns títulos lançados no fim do ano porque... simplesmente são imperdíveis! Tem um mix bem legal: romance contemporâneo, ficção científica, graphic novel, YA, o novo do Murakami, saga épica...

Caso vocês sintam aquela urgência de ter algum desses livros para ontem na estante, saibam que comprando através dos links deste post vocês contribuem para o crescimento do blog! E não pagam nada a mais por isso!


Livros: 12 lançamentos literários imperdíveis para começar 2018 com tudo

UM DE NÓS ESTÁ MENTINDO, de Karen M. McManus, ed. Galera Record | COMPRAR O LIVRO
Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola.

Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. De acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus.


AMANTES MODERNOS, de Emma Straub, ed. Rocco | COMPRAR O LIVRO
Autora de Os Veranistas, e colaboradora de veículos como Vogue e The New York Times, Emma Straub coleciona elogios pela forma sensível e bem-humorada com que esquadrinha o cotidiano e as relações amorosas e familiares no mundo atual. Em Amantes Modernos, Andrew, Elizabeth e Zoe se conhecem desde a faculdade, época em que tinham uma banda e muitos sonhos. De lá para cá, eles se casaram – Elizabeth com Andrew, Zoe com Jane – e deram início a negócios e famílias, sempre fazendo de tudo para agarrar-se à identidade da juventude. Mas é no verão em que seus filhos estão prestes a entrar na faculdade e decidem ir para a cama juntos que estes amigos de longa data colocam seus próprios passados em perspectiva e se dão conta de que a idade finalmente chegou, e é preciso passar o bastão para a geração seguinte.

O inventário das vidas de cada um sempre esbarra na trajetória de um dos outros, ainda que, ao entrarem no limiar dos 50 anos, todos tentem refletir sobre questões existenciais individualmente. Um romance sensível sobre dramas familiares, paixões que sobrevivem à juventude e as dificuldades do amadurecimento.


Livros: 12 lançamentos literários imperdíveis para começar 2018 com tudo

TODO DIA A MESMA NOITE – A HISTÓRIA NÃO CONTADA DA BOATE KISS, de Daniela Arbex, ed. Intrínseca | COMPRAR O LIVRO
Autora de Holocausto Brasileiro e uma das jornalistas mais relevantes do país – premiada por duas vezes com o prêmio Jabuti –, Daniela Arbex reconstitui de maneira sensível e inédita os eventos da madrugada de 27 de janeiro de 2013, quando a cidade de Santa Maria perdeu de uma só vez 242 vidas na tragédia da boate Kiss. Nesta reportagem definitiva, a autora constrói um memorial contra o esquecimento dessa noite tenebrosa, que nos transporta até o momento em que as pessoas se amontoaram nos banheiros da Kiss em busca de ar, ao ginásio onde pais foram buscar seus filhos mortos, aos hospitais onde se tentava desesperadamente salvar as vidas que se esvaíam. Foi também em busca dos que continuam vivos, dos dias seguintes, das consequências de descuidos banalizados por empresários, políticos e cidadãos.

Foram necessárias centenas de horas dos depoimentos de sobreviventes, familiares das vítimas, equipes de resgate e profissionais da área da saúde – ouvidos pela primeira vez neste livro –, para sentir e entender a verdadeira dimensão de uma tragédia sobre a qual já se pensava saber quase tudo.


ESTAMOS TODOS COMPLETAMENTE TRANSTORNADOS, de Karen Joy Fowler, ed. Rocco | COMPRAR O LIVRO
As famílias normais são todas iguais, mas as estranhas são estranhas cada uma a seu modo. Era uma vez um casal que prometeu amar seus três filhos da mesma forma, mas a mãe sempre tratou Rosemary como a favorita e o pai nunca fez muita questão de esconder que Lowell era seu queridinho. Também estava claro que Fern, que preferia a mãe, era quem Lowell mais adorava no mundo, enquanto Rosemary, a narradora do livro, jura que gostava tanto do pai quanto da mãe, embora sempre tenha amado Lowell acima de tudo. O que torna os Cook estranhos, claro, não são essas preferências comuns a quase todas as famílias, mas algo não revelado aqui porque Rosemary decidiu começar sua história pelo meio – quem afinal se apresenta a um novo conhecido enumerando suas esquisitices? Quem a conhece hoje ficaria muito surpreso ao saber o quanto Rosemary era tagarela quando criança. Até o dia em que, logo depois de Fern ter ido embora, se silenciou.

Da autora de O Clube de Leitura de Jane Austen, finalista do Man Booker Prize, vencedor do PEN/Faulkner Award e tido como um dos livros do ano por diversos veículos internacionais, Estamos Todos Completamente Transtornados aborda questões como linguagem, ciência, memória, identidade, alteridade e o que significa ser humano – ou talvez sobre o que significa ser primata, e, acima de tudo, animal.


Livros: 12 lançamentos literários imperdíveis para começar 2018 com tudo

ME CHAME PELO SEU NOME, de André Aciman, ed. Intrínseca | COMPRAR O LIVRO
Livro que inspirou o filme dirigido por Luca Guadagnino, aclamado em diversos festivais e um dos principais candidatos ao Oscar de 2018.

Filho de um importante professor universitário, Elio está bastante acostumado à rotina de, a cada verão, hospedar por seis semanas na villa da família, na costa italiana, um novo escritor que, em troca da boa acolhida, ajuda seu pai com correspondências e papeladas. Uma cobiçada residência literária que já atraiu muitos nomes, mas nenhum deles como Oliver, um americano de 24 anos, espontâneo e atraente, que aproveita a temporada para trabalhar em seu manuscrito sobre Heráclito e, sobretudo, desfrutar do verão mediterrâneo.

Da antipatia impaciente, surge entre Elio e Oliver uma paixão que só aumenta à medida que o instável e desconhecido terreno que os separa vai sendo vencido. Uma experiência inesquecível, que os marcará para o resto da vida. Uma viva e sincera elegia à paixão, em um romance no qual se reconhecem as mais delicadas e brutais emoções da juventude.


O MAU EXEMPLO DE CAMERON POST, de Emily M. Danforth, ed. HarperCollins Brasil | COMPRAR O LIVRO
Quando os pais de Cameron Post morrem em um acidente de carro, a primeira coisa que ela sente, para sua própria surpresa, é alívio. Alívio que eles nunca vão precisar saber que, algumas horas antes, ela estava beijando uma menina. Mas o alívio não dura, e Cam é forçada a morar com sua tia ultraconservadora e sua bem-intencionada – mas antiquada – avó. Sobreviver na pequena cidade rural de Montana exige que Cam finja ser igual a todo mundo e evite assuntos indelicados (como diria sua avó), e ela é boa nisso.

Até que Coley Taylor chega à cidade. Coley é perfeita e tem um namorado perfeito. Ela e Cam forjam uma amizade intensa, que parece deixar espaço para algo mais. Mas assim que isso começa a parecer possível, a religiosa tia Ruth decide que é hora de “consertar” sua sobrinha, mandando-a para God’s Promise, um acampamento de conversão que deve “curar” sua homossexualidade. Lá, Cam fica frente a frente com o custo de negar quem ela é – mesmo que ela não tenha certeza que sabe realmente quem é. Uma estreia literária inesquecível e impressionante sobre descobrir quem você é e ter a coragem de viver de acordo com suas próprias regras.


Livros: 12 lançamentos literários imperdíveis para começar 2018 com tudo

ERA UMA VEZ UMA MULHER QUE TENTOU MATAR O BEBÊ DA VIZINHA, de Liudmila Petruchévskaia, ed. Companhia das Letras | COMPRAR O LIVRO
Liudmila Petruchévskaia pertence ao grupo de escritores que não encontram equivalente em nenhum outro autor, tradição ou país. Considerada por alguns herdeira de Allan Poe e Gogol, a maior autora russa viva combina o contexto soviético em que produziu grande parte de sua obra com uma realidade povoada por assombrações, pesadelos, acontecimentos macabros e personagens sinistras. O resultado são história sobrenaturais que retomam a tradição dos contos folclóricos, porém dotadas de um humor contemporâneo e de uma carga política que não precisa se expressar diretamente para existir, pois, assim como não é à toa que a autora teve sua obra banida da União Soviética até o final dos anos 1990, tampouco é por acaso que ela recebeu em 2002 o prêmio de maior prestígio na Rússia pelo conjunto de sua obra.


CRÔNICA DO PÁSSARO DE CORDA, de Haruki Murakami, ed. Alfaguara | COMPRAR O LIVRO
Toru Okada é um jovem casado e sem filhos, que leva uma vida banal em Tóquio. Quando seu gato desaparece, ele vê seu cotidiano se transformar. A partir disso, personagens cada vez mais estranhos começam a aparecer, transformando a realidade em algo digno de sonho. Com seus fantasmas invadindo o mundo real, Toru Okada é obrigado a enfrentar os problemas que carregou consigo por toda a vida.

Conjugando os elementos mais marcantes da obra de Haruki Murakami, Crônica do Pássaro de Corda fala sobre a efemeridade do amor, a maldade que permeia a sociedade moderna e o legado violento que o Japão trouxe de suas guerras. Cativante, profético, cômico e impressionante, é um tour de force sem paralelo na literatura atual.


Livros: 12 lançamentos literários imperdíveis para começar 2018 com tudo

H.P. LOVECRAFT: MEDO CLÁSSICO (VOLUME 1) – COSMIC EDITION, de H.P. Lovecraft, ed. DarkSide Books | COMPRAR O LIVRO
Uma seleção especial de contos e novelas de H.P. Lovecraft, um autor que revolucionou o terror e a ficção científica no século XX.

Uma homenagem àquele que foi tão bem-sucedido na tarefa de pensar o impensável, a edição da DarkSide é feita de fã para fã: da capa dura à nova tradução com notas comentadas de Ramon Mapa, grande estudioso da obra, dialogando com as ilustrações de Walter Pax, que parecem ter saído do próprio Necronomicon. A obra também conta com uma seleção de cartas e documentos coletados pelo historiador Clemente Penna na Brown University especialmente para esta edição, tudo feito com cuidado e carinho para que os verdadeiros adoradores do filho de Providence tenham em mãos a edição definitiva do mestre. H.P. Lovecraft.


CONAN, O BÁRBARO – LIVRO 1, de Robert E. Howard, ed. Pipoca & Nanquim | COMPRAR O LIVRO
O Pipoca & Nanquim tem orgulho de apresentar a volta de uma das maiores sagas épicas de toda a história da literatura. Conan, o Bárbaro é a obra máxima do escritor Robert E. Howard, um dos mais celebrados novelistas de sua geração, criador do gênero Espada & Feitiçaria e principal inspiração para autores de renome indiscutível, como J.R.R. Tolkien, George Martin e Michael Moorcock.

Este é o primeiro de três volumes da saga, que apresentará na íntegra todas as aventuras de Conan seguindo a ordem em que foram publicadas originalmente na emblemática revista Weird Tales. O livro conta com acabamento de luxo, sobrecapa de acetato, ilustrações de artistas como Mark Schultz e Gary Gianni, diversos extras e, pela primeira vez no Brasil, as capas originais de Frank Frazetta.


Livros: 12 lançamentos literários imperdíveis para começar 2018 com tudo

GHOST WORLD – EDIÇÃO ESPECIAL DE 20 ANOS, de Daniel Clowes, ed. Nemo | COMPRAR O LIVRO
Do autor de Paciência, Ghost World é uma das graphic novels mais vendidas e aclamadas de todos os tempos. Conta a história de duas adolescentes incrivelmente irônicas e cheias de si que se veem diante da incômoda incerteza da vida pós-ensino médio. Enquanto tentam conduzir sua longa amizade a uma nova era, as estruturas de sua relação são abaladas, e o que parecia ser um futuro de infinitas possibilidades aos poucos se torna uma intrusiva realidade que envolve shoppings, subempregos e memórias dissolventes. Ghost World é também um filme que recebeu, em 2002, indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

Esta edição especial, com introdução de Daniel Clowes e recheada de extras incríveis, é imprescindível a qualquer estante respeitável de quadrinhos.


ÚLTIMAS MENSAGENS RECEBIDAS, de Emily Trunko, ed. Seguinte | COMPRAR O LIVRO
A partir de contribuições anônimas, a jovem Emily Trunko reuniu nesta coletânea mensagens que contam histórias reais sobre os mais variados tipos de despedida: o fim de uma amizade, o término de um relacionamento ou até mesmo um acontecimento trágico que muda a vida do destinatário e do remetente para sempre.

Enviadas por celular, por e-mail ou pelas redes sociais, essas mensagens narram perdas profundas e inspiram muita reflexão. Será que não deveríamos expressar mais o amor que sentimos pelas pessoas enquanto isso ainda é possível? Ou, em alguns casos, nos afastar o quanto antes daquelas que nos fazem mal?

***************

Para mim, uma palavra definiu meus sentimentos na hora de montar esta lista: TENTAÇÃO. Alguns já estão na minha fila de leitura oficial, como Conan, o Bárbaro e - só esperando chegar - Ghost World. Ainda pretendo ter Crônica do Pássaro de Corda.

E vocês, qual livro da lista gostariam de ler neste comecinho de 2018?!

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 8 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

2 COMENTÁRIOS

  1. Já quero vários, em especial da Boate Kiss e da escritora russa! 😙😙😙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li o Holocausto Brasileiro, da mesma jornalista que escreveu este da boate Kiss, e gostei muito. Minha vontade de ler é mais pela maneira como ela compõe o livro do que apenas pelo tema em si. O da russa me pegou pelo título, já fiquei megacuriosa desde que vi!

      Excluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Editoras Parceiras