Resenha: Uma Sombra na Escuridão, de Robert Bryndza | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Filme: Tudo Que Quero  Resenha: O Maravilhoso Bistrô Francês, de Nina George  Resenha: Ghost World, a HQ icônica de Daniel Clowes
Semana do Consumidor Amazon | Livros

Resenha: Uma Sombra na Escuridão, de Robert Bryndza

Gutenberg 9 de janeiro de 2018 Aline T.K.M. 2 COMENTÁRIOS

Resenha do livro Uma Sombra na Escuridão, de Robert Bryndza, editora Gutenberg

A fim de um bom thriller policial? Mas assim, um bom thriller de verdade?! Este é o livro para você!

Do britânico Robert Bryndza, Uma Sombra na Escuridão é o segundo thriller policial protagonizado pela detetive Erika Foster – o sucessor do aclamado A Garota no Gelo.

Aqui, além de conhecermos mais sobre o drama pessoal de Erika, que envolve a perda de seu marido, acompanhamos a detetive e sua equipe na investigação de um caso digno de horror.

Tudo começa na noite em que Erika é chamada para trabalhar em uma cena de homicídio. Um médico é encontrado na cama com as mãos atadas, sufocado com um saco plástico transparente amarrado em sua cabeça. Os olhos arregalados e as feições de seu rosto são difíceis de esquecer.

Alguns dias depois, outra vítima – também um homem solteiro e profissionalmente bem-sucedido – é encontrada nas mesmas condições. Tudo indica que um serial killer bastante frio e ardiloso está por trás dos assassinatos.

Para evitar mais mortes, Erika Foster irá até o limite em suas investigações, ainda que isso signifique colocar a carreira e a própria vida em risco. Porque, sim, tentarão afastar a detetive do caso e descreditarão suas suspeitas; e, pior ainda, ela constatará que nem o seu próprio apartamento é um lugar totalmente seguro para si.

Resenha do livro Uma Sombra na Escuridão, de Robert Bryndza, editora Gutenberg

Meu mergulho na leitura de Uma Sombra na Escuridão se deu no breu completo – juro que isso não foi uma tentativa de trocadilho infame. Nunca tinha lido o autor nem conhecia absolutamente nada sobre a detetive Erika Foster. Peguei o livro por causa do Clube do Livro do Grupo Autêntica e... aconteceu que fiquei estupefata! Devorei o livro numa avidez sem igual.

Bem construída e repleta de armadilhas, a trama tem o acréscimo de diversos elementos que a enriquecem – pedofilia, suspeita de ataques homofóbicos, violência doméstica e solidão, para citar alguns. Além de dar robustez ao contexto, eles engrossam o caldo de suspeita dos assassinatos que andam tirando o sono da detetive.

A história pessoal de Erika Foster permeia todo o livro. Na verdade, o leitor começa a conhecer a detetive no primeiro título da série, A Garota no Gelo, e seguirá acompanhando sua trajetória nos próximos livros. No entanto, a história da detetive caminha em paralelo aos casos, que são únicos e “avulsos”, ou seja, iniciam e terminam num mesmo livro.

Isso é algo bem comum em séries policiais e faz com que cada livro possa ser lido de forma avulsa. Eu, por exemplo, ainda não li A Garota no Gelo, mas não senti lacunas importantes durante a leitura deste segundo volume. Inclusive, segundo o pessoal do Clube do Livro que já havia lido o anterior, parece que há muito mais detalhes da história pessoal da detetive aqui em Uma Sombra na Escuridão do que no primeiro livro da série.

Resenha do livro Uma Sombra na Escuridão, de Robert Bryndza, editora Gutenberg

Um ponto que me surpreendeu positivamente no livro – relutei um tanto sobre se eu o mencionaria na resenha – é que o autor nos revela a identidade do assassino bem antes do final. Este foi, na minha opinião, um recurso muito interessante que permitiu entrar de cabeça na psicologia desse criminoso e conhecer suas motivações, e perturbações, mais profundas.

A revelação antecipada traz à história um efeito singular e faz com que a estrutura da trama seja perfeita, sem ter o que tirar nem por.

Bem ajustado e alucinante do começo ao fim – sem esquecer aquela carga psicológica que a gente adora – Uma Sombra na Escuridão fez Bryndza ganhar mais uma fã. E tenho certeza que é unânime: todo leitor que colocar as mãos neste livro vai virar fã, sem dúvida!

LEIA PORQUE

É um thriller bem construído e com uma estrutura que possibilita adentrar a mente do assassino. A impressão que se tem é a de que o autor tem domínio do que está fazendo e o faz espetacularmente bem.

Não leu o primeiro livro da série, A Garota no Gelo? Sem problemas, você não vai sentir falta. Mas tenho certeza de que vai morrer de vontade de ler tudo do autor depois que terminar este livro!

DA EXPERIÊNCIA

Fui com expectativas bem tranquilas, e não é que o livro me deixou sem fôlego?!

FEZ PENSAR

Todas aquelas personagens femininas fortes, mas sofredoras, solitárias e que carregam um grande peso dentro de si. Erika Foster é uma delas – a pobrezinha sofre, coitada. Tamo junto na torcida para que haja uma trajetória mais feliz para ela nos próximos livros.



Capa do livro Uma Sombra na Escuridão

Onde comprar: Amazon

Título: Uma Sombra na Escuridão
Título original: The Night Stalker
Autor(a): Robert Bryndza
Tradução: Marcelo Hauck
Editora: Gutenberg
Edição: 2017
Ano da obra: 2016
Páginas: 336

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 8 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi, tudo bom?
    Adorei seu blog, parabéns pelo trabalho!
    www.freakandcreepy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriele, obrigada!! <3 Seja bem-vinda por aqui! Beijãooo!

      Excluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Editoras Parceiras