Holocausto Brasileiro [Daniela Arbex] #resenha | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Filme: Um Tio Quase Perfeito  Livros recebidos em abril  Resenha + Sorteio: Quer que eu desenhe? (vol.2)
Leituras de abril

Holocausto Brasileiro [Daniela Arbex] #resenha

Daniela Arbex 21 de outubro de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Leitura obrigatória para todo ser humano neste país: Holocausto Brasileiro, livro-reportagem da jornalista Daniela Arbex, coloca os holofotes sobre uma das mais horríveis tragédias da história recente do Brasil.

O cenário é o maior hospício do país, o Hospital Colônia, na cidade mineira de Barbacena. Os personagens, todo tipo de gente inconveniente para aqueles de mais poder – epiléticos, prostitutas, alcóolatras, meninas violentadas, deficientes, filhas “desonradas”, homossexuais. Tinha gente que estava confinada apenas por ser tímida. Pelo menos 33 ali eram crianças. Em torno de 70% não tinham diagnóstico de doença mental. O conflito: tortura, descaso, desumanidade, ocasionando pelo menos 60 mil mortes. Funcionários, médicos, a população e o Estado tinham conhecimento do que se passava ali dentro, e sua resposta foi o silêncio, a cumplicidade com o horror.

Um livro que choca ao resgatar uma parte sombria da História do Brasil, que durou do início do século 20 até a década de 80. No vídeo, falo sobre algumas das histórias que são relatadas no livro, do impacto que este me causou e por que recomendo a leitura.


Assistir direto no YouTube »


OBS: Este vídeo-review originalmente fazia parte do vídeo de leituras de agosto, mas acabei falando tanto – tanto! – do livro que decidi separar o trecho e dedicar um vídeo apenas a ele.

Mais sobre o tema:

QUANTO VALE?

Título: Holocausto Brasileiro – Vida, genocídio e 60 mil mortes no maior hospício do Brasil
Autor(a): Daniela Arbex
Prefácio: Eliane Brum
Editora: Geração Editorial
Edição: 2013
Ano da obra: 2013
Páginas: 255
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Saraiva (e-book) | Livraria da Folha | Amazon (edição Kindle)



Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Segue @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros