Resenha: Mindset – A nova psicologia do sucesso, de Carol S. Dweck | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Livros recebidos em setembro  Resenha: O Grande Dia, de Blásquez Figueroa  Leituras de setembro
Leituras de abril

Resenha: Mindset – A nova psicologia do sucesso, de Carol S. Dweck

Aprendizado 13 de novembro de 2017 Aline T.K.M. Nenhum comentário

Resenha do livro Mindset - A nova psicologia do sucesso, de Carol S. Dweck

Vocês certamente já perceberam que é um tanto incomum eu falar de um não ficção aqui no blog. É o tipo de livro que eu leio relativamente pouco; só que, quando o faço, quase sempre tem psicologia no meio e quase sempre acaba sendo uma leitura de certa forma transformadora. Este foi exatamente o caso de Mindset – A nova psicologia do sucesso, de Carol Dweck.

Lançada no Brasil este ano, esta é a edição revista e atualizada do livro – a edição anterior havia sido publicada com o título Por que algumas pessoas fazem sucesso e outras não, em 2008.

Em Mindset, a autora Carol S. Dweck – uma das maiores especialistas do mundo em personalidade, psicologia social e psicologia do desenvolvimento – explica que o sucesso em diferentes áreas da vida não se deve somente a um talento ou habilidade especial. Mas sim, e principalmente, ele é resultado da maneira como encaramos a vida, que é o que se chama de mindset – a atitude ou configuração mental.

É a partir do mindset que enfrentamos as mais variadas situações do cotidiano, e também é por meio dele que tomamos decisões. Existem dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento.

No mindset fixo, a pessoa acredita que as habilidades e a inteligência são imutáveis. Ou ela é inteligente ou não é, ou tem determinada habilidade ou não tem. É muito comum, no mindset fixo, predominar a vaidade, a hostilidade e a exaltação de talentos ditos natos; os erros são fatais e não se acredita no aprendizado.

Já no mindset de crescimento, os obstáculos e as limitações sempre revelam uma oportunidade de superação e aprendizado. Aqui o esforço não só é essencial, como existe a crença e a valorização do trabalho duro e do mérito, em vez de apenas premiar o resultado.

É interessante ressaltar que uma pessoa não apresenta apenas um tipo de mindset em todos os aspectos de sua vida – os mindsets variam conforme a situação, e em cada área da vida é comum ter a predominância de um tipo, nem sempre o mesmo. Mas a autora não classifica um tipo de mindset como sendo o correto ou o errado, mas nos faz enxergar que o mindset de crescimento é aquele que possibilita mais êxito e que contribui de forma crucial para o desenvolvimento de um indivíduo.

Resenha do livro Mindset - A nova psicologia do sucesso, de Carol S. Dweck

Capítulo a capítulo, o livro nos mostra como identificar os tipos de mindset a partir de determinados comportamentos e, o mais interessante, mostra que é possível moldar e transformar nosso mindset. Ela também orienta o leitor a aplicar o mindset de crescimento no dia a dia e também a reconhecer um mindset de crescimento “aplicado incorretamente”, que é quando alguém crê que o está aplicando, mas na verdade não está.

No ambiente de trabalho, nos negócios, na educação das crianças, no meio esportivo, no amor, nos estudos; o mindset dialoga diretamente com nossa disposição para o aprendizado, com a autoconfiança e com a maneira como encaramos os desafios e dificuldades.

Achei especialmente interessantes os trechos em que a autora fala sobre o mindset na maneira como elogiamos as crianças, e também como lidamos diante de um fracasso infantil. Receber elogios pela inteligência e pelas habilidades são uma constante quando se é criança. Em Mindset, entendemos que esse tipo de elogio não contribui para o desenvolvimento – e pior, pode mesmo criar bloqueios e empecilhos ao aprendizado e crescimento.

Apesar de frequentemente o livro ter me parecido repetitivo, exemplos e mais exemplos, especialmente nos capítulos dedicados ao esporte – que, em minha opinião, poderiam bem ser resumidos em um único e enxuto capítulo –, Mindset é o tipo de leitura que encoraja um olhar mais apurado para nossas atitudes e para a maneira como estamos acostumados a pensar.

É, sem dúvida, uma leitura recomentada para todos aqueles que estão dispostos a se aprimorar como seres humanos e a experimentar mudanças que trarão um impacto positivo nas diferentes áreas da vida.

LEIA PORQUE

Sabe aquelas atitudes e padrões de pensamento que estão no automático e nós nem paramos para questionar ou pensar sobre? Então, Mindset nos faz rever esses comportamentos e a forma como pensamos. Ao reforçar a valorização do aprendizado e do esforço, o livro nos faz olhar para o sucesso e para os obstáculos a partir de outra perspectiva.

DA EXPERIÊNCIA

Gostei do livro como um todo, me trouxe uma bagagem nova, embora tenha achado alguns capítulos bem repetitivos – tive a sensação de que o livro poderia ter sido reduzido em uns 30%, pelo menos. Fiquei especialmente interessada nos capítulos que tratam sobre a educação das crianças, o elogio e situações envolvendo crianças, os pais e o ambiente escolar.

FEZ PENSAR

Lendo o livro, me pareceu que o mindset de crescimento não se fez assim tão presente na educação da minha geração rsrsrs. E também não acho que nessa geração de agora os pais realmente sigam esse caminho – muitas vezes, o que a gente vê são pais que protegem as crianças do fracasso e que, com isso, acreditam erroneamente estar contribuindo para a autoestima delas.


Capa do livro Mindset - A nova psicologia do sucesso, de Carol Dweck

Onde comprar: Amazon

Título: Mindset – A nova psicologia do sucesso
Título original: Mindset – The New Psychology os Success
Autor(a): Carol S. Dweck
Tradução: S. Duarte
Editora: Objetiva
Edição: 2017
Ano da obra: 2017 (edição anterior publicada em 2007)
Páginas: 312

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros