De fora para fora #3 – Um lugar favorito no mundo todo | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Sopa de Lágrimas, de Gilbert Hernandez  3 hábitos musicais de hoje e da minha adolescência  My Little Pony – O Filme: 4 motivos para assistir
Leituras de abril

De fora para fora #3 – Um lugar favorito no mundo todo

Barcelona 27 de agosto de 2013 Aline T.K.M. 15 COMENTÁRIOS


Mais do que conhecer novos lugares, em grande parte, a graça de viajar está em descobrir o quanto esses lugares podem me surpreender. É me apaixonar por um local e passar a duvidar que exista lugar mais incrível no mundo. E, pouco depois, descobrir que sim, existe um lugar ainda mais incrível. Nova doce descoberta, acompanhada da certeza quase inquestionável de que provavelmente existe algum outro lugar ainda mais especial, e daquela felicidade interior de saber que ainda serei surpreendida tantas vezes mais.

Quer seja uma cidade inteira, uma praia, a sombra de determinada árvore ou até uma poltrona no cantinho de um café, o que conta não é a beleza do lugar. Diria mesmo que a beleza nem é fator assim tão decisivo. É a ambiance do lugar que o torna especial. Palavrinha da língua francesa, falamos de ambiance para nos referirmos ao conjunto que engloba beleza, decoração, agradabilidade, atmosfera, etc, de um local. Em português, já ouvi falar em ambiência, que, justamente, vem do francês e faz mais jus ao conjunto de qualidades que vai um pouco (muito!) além da simples “atmosfera”.

O cheiro de mar era intenso e uma brisa com gosto de sal penteava a costa. O olhar de Marina se perdeu no horizonte de prata e bruma.
– Este é o meu lugar favorito no mundo – disse.

Carlos Ruiz Zafón, Marina

E aí, viagem vai, viagem vem, dou de cara com aquele que passo a coroar meu lugar favorito no mundo todo. E que sensação ao encontrar esse lugar! Indescritível! Eleger um lugar como o preferido no mundo significa desejar retornar a ele repetidas vezes e, tal como Marina do Zafón, ali desfrutar de um sentimento único. Um lugar singelo onde nos sentimos tão bem como em nenhum outro lugar... no mundo inteiro.
Meu lugar favorito no mundo todo já foi: um café-leitura meio alternativo, uma praia de pedras, uma sorveteria, uma poltrona do Starbucks (!!), um parque todo florido, um banco de madeira à margem de um rio urbano, a Rambla de Mar...
A descoberta de um lugar preferido no mundo todo vem acompanhada de uma ordem: aproveite-o ao máximo. É que, no final, não passa de uma efemeridade; pode durar anos, ou apenas até a próxima viagem ou caminhada. Até que eu percorra mais quilômetros deste mundo tão vasto, até que eu “abra” ainda mais a cabeça, até que conheça um pouco mais das coisas e desta pessoa a quem denomino eu. Durará somente até que me surpreenda a descoberta de um novo lugar favorito, mais celebrado que o anterior, o qual eu acreditei ser “o favorito dos favoritos”.

E aí, só me resta curtir e prolongar o sentimento experimentado sob o sol barcelonês daquele fim de março, enquanto caminhava pelo Parc Güell, meu lugar favorito no mundo todo – até o presente momento.




O que é "De fora para fora"? Saiba mais.

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

15 COMENTÁRIOS

  1. Nossa, que lindo! Amei... Realmente quando descobrimos o nosso lugar favorito do mundo, temos que curtir muito!

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. ADOREI!!
    Viajar é uma delícia! Conhecer lugares novos, pessoas diferentes e criar um novo lugar favorito no mundo é tudo de bom!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline,
    Adorei o texto, e mais ainda a coluna.
    Viajar é uma maravilha, até mesmo quando a viagem é apenas através de um livro. Eu já tive vários meu-lugar-favorito-no-mundo-todo, alguns são inclusive universos fantásticos criados por alguns dos meus escritores favoritos.
    Beijos
    Ademar Júnior
    Cooltural

    ResponderExcluir
  4. Adrei o texto, e adorei as imagens e ainda mais os quotes do livro Marina tudo ficou perfeito junto! Parabéns.
    Obrigada pela visita no meu blog, volte mais vezes! :D

    beijos
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Marina é um livro cheio de passagens inspiradoras! Logo que li esse trechinho do lugar favorito, já me veio à mente a ideia desse post. Me identifiquei muito com esse trecho! Beijinhos e volte mais vezes também!

      Excluir
  5. Oi, Aline. Adorei o texto, muito legal.
    É ótimo ter lugares favoritos no mundo e conhece-los né rs
    Eu tenho os meus: Paris, NY, Canadá e o Grand Kenyon. E claro, os literários, que só posso ir na imaginação rs
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, Paris é uma cidade linda, uma das mais bonitas em que já estive! Mas nossa, Grand Canyon...! Apesar de não ser tão fã dos EUA, eu adoraria ver esse lugar de perto, acho até que nem acreditaria quando estivesse lá, aquela imensidão toda! Também quero um dia conhecer o Canadá, minha impressão é a de que é um país adorável (apesar das baixas temperaturas!).
      Um beijo!

      Excluir
  6. Achei seu blog pelo vídeo da Luara com o livro em francês. Adorei! Não conheço blogs com leituras em francês.

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de sugerir posts sobre o aprendizado da língua francesa. Dicas de blogs e vlogs franceses ou brasileiros. Dicas de estudos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, valeu pelas sugestões, todas anotadas! Vez ou outra eu posto sobre alguma coisa que ajude na leitura (e consequentemente no estudo) em francês, não faço isso com tanta frequência porque até hoje ninguém nunca pediu. Você é a primeira/primeiro! E fico feliz que essa parte francesa seja apreciada aqui. Se você é novo no blog, veja os posts agrupados no marcador "à la française", onde falo de assuntos/livros relacionados à língua e/ou literatura francesa. Um beijo!

      Excluir
  8. Um lugar favorito do mundo todo? Acho q é meu quarto...rs, pq dele eu posso ir para tantos lugares e começar o planejamento para mil outros, mas como vc disse, a cada momento a gente tem um novo lugar.

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima resposta, Andy. O mundo tem lugares maravilhosos, mas é o que sempre dizem, não há lugar como nossa casa. Mas eu prefiro também ser mais específica ao considerar meu quarto como um lugar único. Não é o meu preferido no mundo todo, mas é único, com certeza. =)

      Excluir
  9. Bom texto! Ótimo, aliás.
    Meu lugar favorito do Mundo.. Acho que não tenho ainda. Mas quando tiver vou ter o prazer de dividir com você isso.

    Beijinhos ♥
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Divide, sim!!! Vou adorar saber! =)
      Um beijão, Helaninhaa!

      Excluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros