UN LIVRE, UN JOUR: dose diária de literatura na TV | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
3 motivos para ver Descendentes 2, o novo filme do Disney Channel  Resenha: Civilizações – A Fonte: dois mundos, uma jornada, de Wallace Horta  Making of O Reino Gelado – Fogo e Gelo: com Larissa Manoela, João Guilherme, João Côrtes e Lipe Volpato
Leituras de abril

UN LIVRE, UN JOUR: dose diária de literatura na TV

À la française 18 de julho de 2013 Aline T.K.M. 9 COMENTÁRIOS

Dica ligeira para os leitores francoparlantes!

Já conhecem o programa Un livre, un jour?
Un livre, un jour é um programa de televisão transmitido diariamente na França; aqui no Brasil, podemos vê-lo no canal pago TV5 Monde.
Como uma minirrevista literária, o programa apresenta uma obra a cada emissão – com apenas 2, 3 minutos de duração, em média – através de um pequeno bate-papo com o respectivo autor. Romances, biografias, quadrinhos, livros infantis... a ideia é mostrar um livro diferente por dia.

A primeira emissão do programa aconteceu há mais de 20 anos, e continua a ser gravado até hoje! Pessoalmente, acho legal para conhecer livros diferentes, não necessariamente esses que estamos tão acostumados a ver o tempo todo por aí.

A má notícia é que não tem legendas.

Assistir ao programa nem sempre é possível (até porque os horários de transmissão não ajudam muito), mas dá para acompanhar os livros mostrados a cada dia, com uma pequena sinopse, pelo site do Un livre, un jour.

No entanto, o site não disponibiliza os programas em vídeo. Para assistir online às emissões dos dias anteriores, é preciso acessar este cara simpático AQUI. (Aliás, nesse site dá para assistir a vários outros programas da televisão francesa...)

E finalmente, também sugiro dar uma olhada no canal do Un livre, un jour no YouTube, onde encontramos entrevistas com escritores – pena que as atualizações não sejam atividade frequente por lá.

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

9 COMENTÁRIOS

  1. Boa dica !
    Vou repassar para uma amiga que fala e adora francês :D


    Beijos
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que legal!
    Não conhecia, vou assistir!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que dica ótima!! E esse site que tu indicastes também é maraaa!! Tô fuçando aqui e achei uns documentários bem bacanas haha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né!! Eu descobri esse site há umas semanas, e como já planejava postar sobre o Un livre, un jour, caiu como uma luva! =P

      Excluir
  4. Cara, a ideia do programa é incrível, mas sem legenda força a amizade né HAHAHAHA Meu francês inexistente não está muito afiado =P

    Beijão!
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sinto falta de um programa literário na TV brasileira...
    :(

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline! Acho super legal conhecer programas literários na televisão. Infelizmente o mercado nacional peca muito nesta questão. Até hoje, acredito que só vi um livro (na TV Senado, se não me engano) que se voltasse para a literatura... Uma pena.
    Se eu soubesse francês, procuraria assistir Un Livre, Un Jour. Hahahaha :)

    Beijinhos! www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, no Brasil quase não se fala de literatura na TV. O único canal que mais se aproxima é o Arte 1, que é nacional e tem conteúdo cultural. Não tem (não que eu saiba, pelo menos) um programa voltado só à literatura, mas nos programas de variedades às vezes entra um ou outro tema literário. Em todo caso, é um canal interessante. Beijo!!

      Excluir
  7. Oi, Aline!

    Nunca tinha ouvido falar desse programa :o achei a iniciativa legal!

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros