‘De Quem é o Sutiã?’: um sutiã perdido agita um vilarejo na adorável comédia alemã de Veit Helmer | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Melhores leituras do primeiro semestre  Filmes de julho: o que assisti e recomendo  Resenha: Metrópolis
Semana do Consumidor Amazon | Livros

‘De Quem é o Sutiã?’: um sutiã perdido agita um vilarejo na adorável comédia alemã de Veit Helmer

Cinema alemão 18 de fevereiro de 2020 Aline T.K.M. Nenhum comentário

De Quem é o Sutiã?: um sutiã perdido agita um vilarejo na adorável comédia alemã de Veit Helmer | Cinema

Depois de integrar a programação da 43ª Mostra Internacional de Cinema, a comédia alemã De Quem é o Sutiã?, dirigida por Veit Helmer, chega aos cinemas nesta semana.

SINOPSE

O maquinista de trem Nurlan (Predrag “Miki” Manojlović) vai a Baku, no Azerbaijão, pela última vez antes de se aposentar. Na cidade, seu trem esbarra em um varal e leva embora um sutiã azul. Para escapar de sua existência solitária, o homem embarca em uma das jornadas mais aventureiras de sua vida: encontrar a dona da peça íntima.

POR QUE ASSISTIR

Desde os primeiros instantes, acompanhamos um trem cujos trilhos invadem um vilarejo que parece perdido no tempo, passando rente às casinhas e obrigando os moradores a remover desde as mesas e cadeiras (usadas nos momentos de lazer e convívio ali mesmo, sobre os trilhos) até as roupas nos varais. Não raro uma peça de roupa ou lençol, ou mesmo um brinquedo, é levado pelo trem. E, no outro dia, o maquinista aparece para devolver o objeto. Essa rotina se repete até que um item curioso é levado de um varal: um sutiã.

De Quem é o Sutiã?: um sutiã perdido agita um vilarejo na adorável comédia alemã de Veit Helmer | Cinema

Solitário e sem nenhuma outra tarefa para distraí-lo e ocupar seus dias, o maquinista recém-aposentado se lança na missão de encontrar a dona do sutiã azul. A jornada começa um tanto desajeitada; de porta em porta, o homem percorre as casas e dá de cara com algumas surpresas pelo caminho.

Como o príncipe que busca a dona do sapatinho de cristal, o protagonista procura a dona de um sutiã perdido. O que encontra, no entanto, é uma aventura repleta de mulheres misteriosas e interessantes (e seus maridos ciumentos). Umas querem desesperadamente caber no tal sutiã, outras acham graça, e outras nem sequer lhe dão atenção. Aliás, chamar o solitário ex-maquinista de protagonista é um ato que me enche de dúvidas – o pivô de toda essa história não é outro senão o sutiã azul, que promoverá encontros e agitará a vida no vilarejo.

De Quem é o Sutiã?: um sutiã perdido agita um vilarejo na adorável comédia alemã de Veit Helmer | Cinema

Nessa história com ares malucos, o espectador também se depara com uma e outra surpresa. A primeira delas é que o filme não possui nenhuma fala. O ritmo do longa, no entanto, não sai nada prejudicado – é interessante e marcado por uma trilha sonora tão irreverente quanto a trama.

Outro aspecto que merece a nossa atenção é a fotografia, composta por cores cativantes e que doam simpatia a cada pedacinho daquele lugarejo e seus habitantes. Além disso, todo o visual dialoga perfeitamente com a inocência deliciosa da trama.

De Quem é o Sutiã?: um sutiã perdido agita um vilarejo na adorável comédia alemã de Veit Helmer | Cinema

De Quem é o Sutiã? provavelmente parecerá um filme cuja proposta difere de quase tudo que você já viu. E – posso dizer? – vê-lo será uma experiência, no mínimo, digna de lembrança! Ao fim da sessão, tenho certeza de que você sairá da sala com apenas um pensamento: “Que história mais adorável!”.

TRAILER E INFOS





De Quem é o Sutiã? (The Bra) – 90 min.
Alemanha | 2018
Direção: Veit Helmer
Roteiro: Leonie Geisinger, Veit Helmer
Elenco: Predrag “Miki” Manojlović, Paz Vega, Chulpan Khamatova, Denis Lavant, Maia Morgenstern

Estreia: 20 de fevereiro

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 10 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além de teatro, dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros