“O Reencontro”: 3 motivos para assistir ao filme | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Sopa de Lágrimas, de Gilbert Hernandez  3 hábitos musicais de hoje e da minha adolescência  My Little Pony – O Filme: 4 motivos para assistir
Leituras de abril

“O Reencontro”: 3 motivos para assistir ao filme

Cinema francês 27 de julho de 2017 Aline T.K.M. Nenhum comentário

O Reencontro, filme de Martin Provost, estreia nos cinemas com Catherine Deneuve e Catherine Frot. Veja 3 motivos para assistir. | Cinema francês

O Reencontro, de Martin Provost, estreou esta semana e vou dizer para vocês: é uma excelente dica de filme para você que tá a fim de ver uma história bonita, que tem uma carga dramática, mas também tem humor e dá para dar boas risadas. Além disso, o filme foi destaque na programação do Festival Varilux de Cinema Francês de 2017.

O Reencontro, filme de Martin Provost, estreia nos cinemas com Catherine Deneuve e Catherine Frot. Veja 3 motivos para assistir. | Cinema francês

Claire (Catherine Frot) é uma parteira talentosa e muito humana que há décadas traz bebês ao mundo com um método cuidadoso, completamente voltado para o paciente e com um fator humano muito forte.

Mas essa sua preocupação e o olhar voltado para o outro entram em conflito com os rumos que o hospital em que trabalha irá tomar – a maternidade será convertida em uma verdadeira “fábrica de bebês”. Ou seja, tudo muito eficiente, mas frio e distante.

O Reencontro, filme de Martin Provost, estreia nos cinemas com Catherine Deneuve e Catherine Frot. Veja 3 motivos para assistir. | Cinema francês

Em meio a tudo isso, uma surpresa. Béatrice (Catherine Deneuve), ex-amante de seu falecido pai, aparece e quer vê-la urgentemente após 30 anos sem dar notícias. Uma pessoa sem muitos limites, que sempre viveu para desfrutar os prazeres da vida e que desapareceu sem deixar rastros, causando dor e uma ferida difícil de ser cicatrizada na vida de Claire.

Com este reencontro, Claire e Béatrice terão a chance de se conhecer verdadeiramente e vão aprender a se aceitar. Revisitando e fazendo as pazes com o passado, cada uma operará transformações em sua própria vida e também na da outra.

A seguir, 3 motivos para não perder O Reencontro no cinema de jeito nenhum!

1. DRAMA, MAS TAMBÉM LEVEZA E HUMOR

Antes de tudo, você precisa saber que O Reencontro não é aquele drama que vai fazer você querer se jogar pela janela. Muito menos aquele filminho superficial de fim de tarde. Aqui, você vai se deparar com uma comédia dramática deliciosa, que provoca emoção, mas que também traz leveza e frescor.

O Reencontro, filme de Martin Provost, estreia nos cinemas com Catherine Deneuve e Catherine Frot. Veja 3 motivos para assistir. | Cinema francês

É um filme bonito, com trama original e com uma coisa que muita gente – e eu também – adora: faz o espectador olhar para o que realmente importa na vida, para as pequenas grandes mudanças necessárias dentro de si, e, ao mesmo tempo, faz dar risada.

2. É UM FILME DE RENASCIMENTOS

Claire é parteira e dedica sua vida a cuidar do outro, a doar-se às pacientes e aos bebês que ela ajuda a trazer ao mundo. No entanto, acaba colocando a si mesma em segundo plano. Um pouco endurecida, ela receia mexer com tudo aquilo que há dentro de si, as lembranças, os sentimentos. Sem um companheiro e com um filho que já saiu de casa, Claire também mantém distante as recordações do pai, morto há 30 anos – tudo fica guardado em um galpão, longe dos olhos e da dor da saudade. O aparecimento repentino de Béatrice vai gerar uma reviravolta em sua vida.

Na verdade, esse encontro será uma espécie de renascimento das duas – não à toa, o título original francês é Sage Femme, que significa “parteira”, aquela que possibilita o nascimento. Claire e Beatrice são opostos que acabam se descobrindo e preenchendo as lacunas uma da outra.

O Reencontro, filme de Martin Provost, estreia nos cinemas com Catherine Deneuve e Catherine Frot. Veja 3 motivos para assistir. | Cinema francês

Pela primeira vez em muito tempo, Claire se disponibilizará por inteiro não só para o outro, mas também para si mesma, permitindo-se viver e experimentar sentimentos que pareciam esquecidos.

Béatrice também verá renascer dentro de si uma centelha diferente. Sozinha, assustada com seu estado de saúde, mas ainda teimosa e levando uma vida desregrada, encontrará em Claire o cuidado, uma amizade incondicional e as memórias de um passado que não volta mais. Diante da falta de sentido e da solidão, Béatrice descobrirá, afinal, a compreensão de certas coisas na vida.

3. CATHERINES! + ELENCO IMPECÁVEL

Pela primeira vez juntas na telona, Catherine Deneuve e Catherine Frot protagonizam O Reencontro. Olivier Gourmet, que atuou em Violette, também está no filme. Além disso, Quentin Dolmaire foi escalado para viver Simon, o filho de Claire. O jovem ator – que eu admiro bastante – foi descoberto em Três Lembranças da Minha Juventude, um filme muito bonito e que eu também recomendo.

TRAILER E FICHA TÉCNICA


Claire (Catherine Frot) exerce a profissão de parteira com muita paixão. Preocupada com os rumos da maternidade em que trabalha, de repente vê sua vida virada de cabeça para baixo pelo retorno de Béatrice (Catherine Deneuve), a extravagante ex-mulher de seu falecido pai.



O Reencontro (Sage Femme) – 117 min.
França – 2017
Direção: Martin Provost
Roteiro: Martin Provost, Céline Breuil-Japy
Elenco: Catherine Frot, Catherine Deneuve, Olivier Gourmet, Quentin Dolmaire, Mylène Demongeot, Pauline Etienne, Audrey Dana

Estreia: 27 de julho

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros