Top lançamentos literários de junho/julho: YA e livros sobre diversidade e LGBT | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Sopa de Lágrimas, de Gilbert Hernandez  3 hábitos musicais de hoje e da minha adolescência  My Little Pony – O Filme: 4 motivos para assistir
Leituras de abril

Top lançamentos literários de junho/julho: YA e livros sobre diversidade e LGBT

Diversidade 28 de julho de 2017 Aline T.K.M. Nenhum comentário

Livros: lançamentos literários YA, diversidade e LGBT

Sei que o mês tá na reta final, mas eu trouxe mais alguns lançamentos literários bem incríveis dos meses de junho e julho. Desta vez são livros YA, incluindo aqueles que falam sobre diversidade e com temática LGBT.

Ser jovem nunca é tão fácil. Ainda mais em um mundo onde as diferenças ainda não são totalmente compreendidas e aceitas.

Os livros a seguir retratam bem esses anos de juventude, em que tudo parecem ser dúvidas e desafios. Mas, uma vez que a gente passa a conhecer e a aceitar a si mesmo, vem a coragem para levantar a cabeça e realizar coisas sensacionais. Alguns desses personagens que o digam!

Amor, mistério, gênero, amizade, diferenças, autoconfiança, distopia... Tem de tudo aqui, confere só!

Livros: lançamentos literários YA, diversidade e LGBT

HERÓIS URBANOS, de Rubem Fonseca, Raphael Montes, Luisa Geisler e outros, ed. Rocco Jovens Leitores
Reunindo jovens e veteranos da ficção brasileira – Raphael Montes, Luisa Geisler, Rubem Fonseca, Natércia Pontes, Leticia Wierzchowski, Cecilia Giannetti e Emiliano Urbim –, esta coletânea de contos desconstrói o arquétipo do herói presente na cultura pop, com uma galeria de personagens cheios de complexidade e contradições saídos do cotidiano urbano. Desprovidos de poderes especiais, os protagonistas dessas histórias vagam anônimos pelas metrópoles contemporâneas, colocando em xeque o bom e o mau, o certo e o errado, o heroísmo e a vilania, como uma cabeleireira que lida com o surgimento de um serial killer numa favela, ou uma garota precoce que gerencia um negócio inusitado na escola.
COMPRAR O LIVRO

APENAS UMA GAROTA, de Meredith Russo, ed. Intrínseca
Tudo que Amanda mais quer é viver como uma garota comum. Prestes a entrar na vida adulta, ela mudou de cidade após passar pela cirurgia de mudança de sexo e agora está buscando a afirmação de sua identidade. Embora acredite firmemente que toda mudança traz a promessa de um recomeço, ela ainda não se sente livre para criar laços afetivos — até conhecer Grant, um garoto diferente de todos os outros. Em seu romance de estreia, a autora retrata a transição de uma adolescente transexual, parcialmente inspirada nas próprias experiências.
COMPRAR O LIVRO

Livros: lançamentos literários YA, diversidade e LGBT

COMPORTAMENTO ALTAMENTE ILÓGICO, de John Corey Whaley, ed. Rocco Jovens Leitores
Um garoto de 16 anos tímido e retraído que sofre de agorafobia (transtorno de ansiedade que leva a pessoa a evitar locais que não considera seguros); uma menina ambiciosa e realista que sonha em entrar para a faculdade de psicologia. Determinada a provar que merece ser aceita no segundo melhor curso do país, Lisa se aproxima de Solomon para ajudá-lo a superar suas dificuldades, trazendo também seu encantador namorado, Clark, para próximo de sua “cobaia”. Logo, os três formam laços inesperados de amizade. À medida que se conhecem melhor, porém, os planos de Lisa começam a sair de controle, e cada um deles é obrigado a rever suas certezas e encarar seus medos. Será que Sol, Lisa e Clark conseguirão encontrar novos arranjos em suas vidas, servindo de apoio um ao outro na difícil tarefa de encarar a vida adulta que se aproxima?
COMPRAR O LIVRO

GAROTOS DE LUGAR NENHUM, de Elise McCredie, ed. Rocco Jovens Leitores
Já imaginou retornar para casa depois de uma excursão da escola e descobrir que ninguém se lembra de você? Que sua existência simplesmente foi apagada, como se você nunca tivesse nascido? É o que acontece com Felix, Andy, Sam e Jake em Garotos de Lugar Nenhum, versão em romance da 1ª temporada da famosa série de TV australiana Nowhere Boys. Depois de passarem uma assustadora noite de tempestade perdidos na floresta durante um passeio a um parque da região, os meninos finalmente conseguem retornar para casa. Mas, estranhamente, ninguém os reconhece, nem mesmo seus familiares. Presos em um universo paralelo onde eles não existem para o mundo a sua volta, os quatro percebem que uma força das trevas está à solta. E precisam lutar para restaurar as coisas, antes que ela os destrua de uma vez por todas.
COMPRAR O LIVRO

Livros: lançamentos literários YA, diversidade e LGBT

ROBÔ SELVAGEM, de Peter Brown, ed. Intrínseca
Roz é uma robô que, ao abrir os olhos pela primeira vez, se vê sozinha em uma ilha. Ela não tem a menor ideia de como foi parar ali, mas está programada para sobreviver. Tudo parece melhorar quando Roz consegue, aos poucos, se aproximar dos bichos e criar um elo com um filhote de ganso abandonado. Mas sua natureza é diferente, e o misterioso passado da robô, que a levou até ali, está prestes a retornar para assombrá-la. Uma história comovente e cheia de aventuras sobre o que acontece quando a natureza e a tecnologia colidem inesperadamente, como os humanos afetam o mundo ao nosso redor e o que significa estar vivo.
COMPRAR O LIVRO

LEMBRA AQUELA VEZ, de Adam Silvera, ed. Rocco Jovens Leitores
Aos 16 anos, Aaron carrega no pulso uma cicatriz que registra a dor pelo suicídio do pai, mas, com o apoio da mãe e da namorada, Genevieve, está determinado a seguir em frente. Quando a garota viaja para um acampamento, porém, Aaron se aproxima de Thomas, e acaba encontrando nele mais do que um melhor amigo. Confuso, Aaron considera recorrer ao LETEO, um instituto que realiza procedimentos científicos para apagar memórias indesejáveis, na tentativa de esquecer lembranças ruins e, principalmente, quem ele é. Mas será possível encontrar a felicidade fugindo de si mesmo? Com uma narrativa sincera, Adam Silvera fala sobre bullying, homofobia, medo, incertezas, ética, amizade, amor, aceitação e a procura pela felicidade. Finalista na categoria romance juvenil do Prêmio Lambda, o mais tradicional do segmento de literatura LGBT do mundo, e celebrado por veículos como The New York Times e Chicago Tribune.
COMPRAR O LIVRO

Livros: lançamentos literários YA, diversidade e LGBT

OS 12 SIGNOS DE VALENTINA, de Ray Tavares, ed. Galera Record
Neste romance, que teve mais de dois milhões de leituras no Wattpad, Isadora descobre da pior forma possível que o namorado a traíra. E com sua melhor amiga, ainda por cima! A estudante de jornalismo entra numa fossa sem fim. Sem nenhum estágio à vista, ela se afoga em filmes feitos para chorar, pizza e em sua mais nova obsessão: stalkear o perfil do ex-namorado no Facebook. Até descobrir exatamente o que deu errado entre ela e Lucas: seus signos são incompatíveis. Basta encontrar um rapaz de libra e seu mundo entrará nos eixos novamente. Com a nova obsessão e a desculpa do trabalho final de jornalismo online – uma reportagem investigativa sob um pseudônimo –, Isadora une o útil ao agradável e cria um blog para relatar a experiência: Os 12 Signos de Valentina. Já que precisa encontrar o libriano perfeito, por que não aproveita e experimenta os outros signos do zodíaco para ter certeza mesmo?
COMPRAR O LIVRO

MEUS 15 ANOS (CAPA FILME), de Luiza Trigo, ed. Rocco Jovens Leitores
Os 15 anos da Bia, a garota mais nerd e distraída do colégio, prometem surpreender muita gente. A começar pela metida e invejosa Jéssica, que logo se empenha em arrumar um jeito de estragar tudo. Outro que fica surpreso com a novidade é Thiago, o garoto mais bonito do nono ano e paixão platônica de Bia. Mas há também o Bruno, o melhor amigo de Bia, e, claro, as amigas inseparáveis Amanda, Roberta, Carol e Priscila, com quem ela pode dividir suas expectativas e inseguranças, alegrias e tristezas antes, durante e depois do grande dia. Desde a entrega dos convites até o surpreendente desfecho, todos os personagens contam um pouquinho dessa história movida a sonhos, paixões, ciúmes, alegrias, decepções e, principalmente, amadurecimento, amizade e amor. Meus 15 Anos deu origem ao filme homônimo com a estrela teen Larissa Manoela no papel principal. Publicado em 2014, o romance ganhou agora uma sobrecapa com o cartaz do filme.
COMPRAR O LIVRO

Livros: lançamentos literários YA, diversidade e LGBT

A LÓGICA INEXPLICÁVEL DA MINHA VIDA, de Benjamin Alire Sáenz, ed. Seguinte
O último ano do ensino médio finalmente chegou e, junto com ele, uma série de mudanças passou a tomar conta da vida de Sal, envolvendo seu pai adotivo gay e sua melhor amiga, Sam. Até que ele próprio começa a se enxergar de um jeito diferente e a questionar a própria identidade. Mas, talvez, procurar uma lógica nessas mudanças seja uma tarefa quase impossível.
COMPRAR O LIVRO

DUMPLIN’, de Julie Murphy, ed. Valentina
Para os fãs de John Green e Rainbow Rowell, apresentamos uma destemida heroína e sua história sobre empoderamento feminino, bullying, relação mãe e filha, e a busca da autoaceitação. Sob um céu estrelado e ao som de Dolly Parton, Dumplin’ mexerá com seu coração ao trazer questões como o primeiro beijo, a melhor amiga, a perda de alguém que amamos demais e “estou acima do peso e ninguém tem nada com isso”. Gorda assumida, Willowdean Dickson (ou Dumplin’) convive bem com o próprio corpo. Junto com a melhor amiga, uma beldade tipicamente americana, as coisas sempre deram certo. Até Will arrumar um emprego numa lanchonete de fast-food, onde conhece Bo, o Garoto da Escola Particular... e ele é tudo de bom. Sentindo-se atraída por Bo, Will leva um tremendo susto quando descobre que a atração é recíproca. Mas ela começa a duvidar de si mesma e temer a reação dos colegas da escola. É então que decide recuperar a autoconfiança fazendo a coisa mais surreal que consegue imaginar: inscreve-se no Concurso Miss Jovem Flor do Texas – junto com três amigas totalmente fora do padrão –, para mostrar ao mundo que merece pisar naquele palco tanto quanto qualquer magricela.
COMPRAR O LIVRO

Livros: lançamentos literários YA, diversidade e LGBT

PEIXE FORA D’ÁGUA, de Lynda Mullaly Hunt, ed. Rocco Jovens Leitores
“Todo mundo é inteligente de diferentes maneiras. Mas se você julgar um peixe pela sua habilidade de subir em árvores, ele passará a vida inteira se achando burro.” É exatamente assim, como um peixe fora d’água, que Ally se sente. A cada mudança de escola ela tenta disfarçar sua dificuldade para ler e sua inaptidão para se encaixar. Mas sua vida tem sido difícil. Até que um novo professor consegue enxergar a Ally brilhante e criativa que existe por trás da garota rotulada de lenta e difícil; e até que ela conhece Keisha, uma menina sem papas na língua, e Albert, um garoto obcecado por fatos e ciência. Conforme esses três deslocados começam a encontrar seu lugar, coisas surpreendentes acontecem na vida de Ally, Keisha e Albert. E de todos ao seu redor.
COMPRAR O LIVRO

NOTAS SUICIDAS DE BELAS GAROTAS, de Lynn Weingarten, ed. Plataforma21
June sempre foi solitária. Até conhecer Delia Cole no sexto ano do colégio. Elas se tornaram inseparáveis, compartilhando a perda da inocência e o florescer da malícia na adolescência. As duas acreditavam que nada poderia separá-las… até aquela estranha noite que as afastou por um ano – e depois para sempre. Quando o vice-diretor da escola North Orchard anuncia que Delia está morta, uma onda de angústia toma conta de June. Dois dias antes, a amiga havia ligado para ela, mas June ignorou as chamadas. Sua melhor amiga havia se matado. June não consegue aceitar. Todos dizem que Delia ateara fogo no próprio corpo. Delia não seria capaz disso. Ou seria? Então, quando bilhetes póstumos da amiga começam a chegar, June se convence de que ela fora assassinada. Alguém estava mentindo nessa história, e a lista de suspeitos é perturbadora. O que June fará quando toda a verdade vier à tona?
COMPRAR O LIVRO

QUANDO ESCOLHERAM POR MIM, de Lauren Miller, ed. Pavana
E se existisse um aplicativo capaz de dizer o que lhe faria feliz? Qual roupa vestir, com quem sair, em qual escola estudar. Um aplicativo capaz de tomar todas as decisões que surgissem? E se você nunca precisasse falhar? Ou fazer a escolha errada? Essa é a realidade na qual vive Rory Vaughn, uma jovem de 16 anos com um futuro promissor: ela acabou de ser aceita em uma exigente escola preparatória. Mas tudo está prestes a mudar, pois algo parece estranho por trás das aparências da escola de elite. É quando Rory começa a se envolver com North, um charmoso garoto morador das redondezas que insiste em não obedecer ao Lux. Logo, Rory passa a não seguir mais os conselhos do aplicativo e a ouvir a temida voz interior que foi ensinada a ignorar – uma escolha capaz de mudar a maneira como enxerga toda a realidade.
COMPRAR O LIVRO

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros