Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
5 coisas que eu achei sobre Os 13 Porquês | Tipos de bullies, apologia ao suicídio  Literatura pulp: Noite Escura, de Rodrigo Tavares  Leituras de fevereiro: li 7 livros!

Resenha: Todos de pé para Perry Cook, de Leslie Connor

HarperCollins Brasil 15 de março de 2017 Aline T.K.M. Nenhum comentário

Resenha do livro Todos de pé para Perry Cook, YA de Leslie Connor, editora HarperCollins Brasil

Sabe quando bate aquela vontade de ler uma história superfofa, com personagens adoráveis e um protagonista que tem uma verdadeira lição para nos dar?

Se você está querendo uma leitura assim neste exato momento, preciso dizer que o livro da vez é Todos de pé para Perry Cook, de Leslie Connor. Sente só por que você vai se apaixonar por esta história...

Perry T. Cook é um garoto de 11 anos que nasceu e viveu toda a sua vida no Instituto Penal Misto Blue River, na cidadezinha de Surprise, no Nebraska. Sim, isso mesmo, ele vive numa prisão. É que sua mãe, Jessica Cook, cumpre pena ali e ela é a única família de Perry. Bem, não exatamente a única, já que em Blue River a maior parte dos “residentes” cuida do menino e o ensina valiosas lições de vida. São pessoas que cometeram erros e que perderam tudo na vida, mas que tentam pouco a pouco se reerguer, começar de novo com dignidade.

Big Ed, Super Joe (o supervisor), srta. Sashonna, sra. DiCoco, srta. Gina; todos eles fazem parte do dia a dia de Perry que, por sua vez, ilumina o cotidiano deles, tornando os dias em Blue River mais leves. Claro que não podemos esquecer a sra. Daugherty, a diretora, que sempre zelou pelo bem-estar de Perry, e também a srta. Maya, sobrinha da diretora e professora na escola que o garoto frequenta.

Resenha do livro Todos de pé para Perry Cook, YA de Leslie Connor, editora HarperCollins Brasil

No começo do livro, o clima geral é de esperança, já que Jessica fez o pedido de uma audiência para obter a condicional e, assim, poder começar uma nova vida com Perry “lá fora”. Tendo cumprido quase a totalidade de sua pena, tudo indica que ela irá conseguir.

No entanto, um promotor público fica a par da situação diferenciada de Perry e não pretende facilitar as coisas para eles. O garoto passa a ser obrigado a viver em uma casa “normal”, com uma família “normal”, longe da mãe e daqueles que considera sua verdadeira família. Do “lado de fora” o tempo todo, Perry se sente verdadeiramente aprisionado.

Fofura, surpresas, emoção, raiva e esperança vão tomar seu coração em vários momentos da leitura, eu garanto! Com toda sua inocência, aliada àquela astúcia infantil capaz de atirar longe qualquer obstáculo, Perry fará todo o possível para ajudar a mãe, mesmo que ele próprio esteja com o coração partido por estar separado dela e de seus amigos de Blue River. Tudo por causa do promotor Thomas VanLeer, que pensa estar fazendo o correto do ponto de vista racional, mas não enxerga o fator humano e os sentimentos envolvidos na situação.

Resenha do livro Todos de pé para Perry Cook, YA de Leslie Connor, editora HarperCollins Brasil

Aprendendo a contar vitórias mesmo nos dias mais cinzentos, é na amizade que Perry tem seus maiores tesouros. Um deles atende pelo nome de Zoey. A garota cheia de personalidade é a sua melhor amiga da escola e vai ajudá-lo muito durante todos esses percalços que ele enfrenta. Só que na escola também tem um tal de Brian Morris, que faz questão de tornar sua vida mais difícil.

Quando tudo parece perdido, será que existe mesmo uma solução? Será que a justiça sempre prevalece? E aqueles corações mais gelados, será que poderão algum dia ser aquecidos?

O nosso coração de leitor com certeza vai ficar quentinho com a narrativa deliciosa da Leslie Connor, que traz a voz e os pensamentos de Perry em primeira pessoa. Foi supergostoso me sentir assim próxima de um personagem tão querido como Perry!

Leitura das mais ternas, Todos de pé para Perry Cook mostra para a gente que, embora a vida pareça difícil (e realmente é), o poder do amor e da amizade ajuda a segurar a barra e pode, sim, operar grandes transformações.

LEIA PORQUE

A história une ternura e emoção, fala sobre valores e sobre enxergar tudo aquilo que tem realmente importância. Todos de pé para Perry Cook é um livro para guardar no coração.

DA EXPERIÊNCIA

Muito gostoso de ler, escrita fluida e capítulos curtinhos, impossível de largar! Terminei o livro com aquela sensação boa, sabe, de que ainda existe beleza na vida e que todo esforço sempre vale a pena.

FEZ PENSAR

O filme Minha Vida de Abobrinha também traz um protagonista infantil muito amado, fala de amizade e da verdadeira noção de família – que, muitas vezes, passa longe do modelo tradicional que as pessoas costumam considerar como único e definitivo.

Na orelha, diz que o livro é perfeito para os fãs de Extraordinário e de O Menino do Pijama Listrado. Ainda não li nenhum dos dois, mas conheço as histórias e, para quem leu e curtiu, prestem atenção aqui no Perry Cook que eu acho que vocês vão se identificar!


Todos de pé para Perry Cook - capa do livro

Onde comprar: Saraiva | Amazon (edição Kindle)

Título: Todos de pé para Perry Cook
Título original: All rise for the Honorable Perry T. Cook
Autor(a): Leslie Connor
Tradução: Regiane Winarski
Editora: HarperCollins Brasil
Edição: 2017
Ano da obra: 2016
Páginas: 288

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Me segue no Instagram!

Parceiros