Tudo de bom vai acontecer: a nigeriana Sefi Atta nos presenteia com um livro repleto de imensidões | Resenha | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Minhas 10 últimas leituras  Resenha: Solução de Dois Estados  TAG dos 50 por cento: melhores leituras do semestre
Semana do Consumidor Amazon | Livros

Tudo de bom vai acontecer: a nigeriana Sefi Atta nos presenteia com um livro repleto de imensidões | Resenha

Guerra de Biafra 20 de janeiro de 2021 Aline T.K.M. 2 comentários

Tudo de bom vai acontecer: a nigeriana Sefi Atta nos presenteia com um livro repleto de imensidões | Resenha

Tudo de Bom Vai Acontecer é o romance de estreia da autora nigeriana Sefi Atta, publicado originalmente em 2005 e que esteve na caixinha de setembro passado da TAG Curadoria, além de ter sido publicado pela editora Record em 2013.

Na cidade nigeriana de Lagos, de 1971 até meados da década de 1990, acompanhamos a trajetória de Enitan, uma garota que cresceu em um meio privilegiado e que, ao longo da juventude, vai descobrir não apenas a realidade do próprio país – que sofre as consequências da Guerra de Biafra –, como também os próprios privilégios e sua luta em meio a uma sociedade machista e opressora.

Além disso, sua amizade com a vizinha, Sheri, nos mostra como duas meninas da mesma idade e que vivem tão perto uma da outra terão experiências bem diferentes do que é ser mulher naquela sociedade.

Tudo de Bom Vai Acontecer é um livro inspirador e imperdível! Já postei uns quotes muito maravilhosos lá no Instagram e, no vídeo logo abaixo, falei com mais detalhes sobre a trama e por que me tocou tanto, além de citar dois aspectos dos quais esperei um pouquinho mais.

Também peço licença para repetir as palavras que postei no Instagram como uma singela homenagem a essa autora e a esse livro que fizeram muita diferença no meu 2020:

Sefi Atta, como amei te ler! Obrigada por ter me transportado para longe para enxergar uma realidade diferente e, ao mesmo tempo, traçar paralelos com a realidade que vejo no meu país. Obrigada por nos ter dado de presente uma protagonista que tinha tudo para calar e fugir, mas que descobriu em si mesma a fibra e a coragem para não ceder ao que a sociedade esperava dela e para lutar. Uma luta moldada e possibilitada por suas circunstâncias de vida, é verdade, mas, ainda assim, uma luta. Obrigada pela pluralidade de mulheres que pude conhecer neste livro, e obrigada por conduzir tão bem esse movimento de nos fazer julgar algumas delas para depois compreender a estreiteza de escolhas e possibilidades em suas vidas. Por mais que, confesso, tenha desejado saber e ver muito mais da amizade entre Enitan e Sheri, só tenho a lhe agradecer, Sefi Atta, pela chance de poder ler um livro tão incrível!


ASSISTA NO YOUTUBE | SE INSCREVA NO CANAL


Livro Tudo de bom vai acontecer


Onde comprar: Edição da Record | Kit TAG Livros [para assinantes]

Título: Tudo de Bom Vai Acontecer
Título original: Everything Good Will Come
Autor(a): Sefi Atta
Tradução: Vera Whately
Editora: Record
Edição: 2020
Ano da obra: 2005
Páginas: 368

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 11 anos e se dedicar a este projeto é uma das coisas que mais ama fazer, além de estar em contato com os mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por cinema, viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

2 comentários

  1. Oi Aline, tudo bem?
    Faz um tempinho que eu estava longe dos blogs, e recentemente tive a oportunidade de retornar, sendo o seu blog um dos primeiros endereços que voltei a visitar. Estou te contando isso para poder dizer (que apesar de não comentar com frequência), amo visitar e ler o Livro Lab, porque você sempre trás conteúdo e indicações bacanas, pois foi isso que pensei enquanto lia esse post.

    Espero guardar o título desse livro em minha mente, e que um dia eu me sinta tocada a lê-lo (quando sair dessa ressaca literária) pois tenho certeza que deve ser uma hisória inspiradora para nós, mulheres, guerreiras e sonhadoras.
    Abraços,
    Jess. 🌵🌸

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess, tudo bem?! Nossa, você não sabe como seu comentário deixou minha manhã mais feliz! Amei saber que você lê o blog e que, mesmo depois de um tempinho longe desse meio, você voltou aqui. É uma honra para mim te ter como leitora! <3 Sobre o livro, eu recomendo muito, de verdade. É uma história bastante inspiradora, com alguns momentos duros e tristes sim, mas que fazem a gente refletir bastante.
      Bom, seja sempre bem-vinda por aqui! Se quiser acompanhar o canal e o insta (onde os conteúdos são atualizados com mais frequência), também será muito bem-vinda!!!
      Um beijão!

      Excluir

Parceiros