‘Sobre Rodas’: dois pré-adolescentes encontram na amizade a força para superar os problemas em road movie singelo | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Meu Pequeno País  Resenha: Dance of Thieves  Resenha: Black Hole, de Charles Burns
Semana do Consumidor Amazon | Livros

‘Sobre Rodas’: dois pré-adolescentes encontram na amizade a força para superar os problemas em road movie singelo

Cinema brasileiro 10 de março de 2019 Aline T.K.M. Nenhum comentário

Filme Sobre Rodas: dois pré-adolescentes encontram na amizade a força para superar as dificuldades nesse singelo road movie

Existe alguma coisa mágica nos road movies. Talvez seja a sensação de liberdade, de perceber que aquele lugar ficou pequeno demais, e, ao mesmo tempo, de se dar conta da imensidão do mundo lá fora.

Sobre Rodas poderia ser só mais um road movie, não fosse o fato de que seus protagonistas têm apenas treze anos de idade. O cair na estrada torna-se, então, uma aventura marcada pelo finalzinho da infância e pelo vislumbre da adolescência que vem chegando; as emoções à flor da pele, os questionamentos, as inquietudes e o inconformismo.

Com direção de Mauro D’Addio, Sobre Rodas foi eleito o melhor filme no TIFF Kids – Festival de Toronto, no Chicago International Children’s Film Festival e na Mostra Geração (no Festival do Rio). O longa chega aos cinemas no dia 14 de março.

Filme Sobre Rodas: dois pré-adolescentes encontram na amizade a força para superar as dificuldades nesse singelo road movie

No filme, Lucas (Cauã Martins) é um garoto de treze anos que retorna às aulas depois de um acidente que o deixou paraplégico. Na escola, ele conhece Laís (Lara Boldorini), sua colega de classe, e juntos vão se aventurar pelas estradas em busca do pai da garota – que ela nunca conheceu.

É com delicadeza e de forma singela que a aventura dos jovens protagonistas se desenrola, revelando-se também uma jornada de descobertas, de autoconhecimento e de crescimento. Enquanto têm sua amizade fortalecida, Lucas e Laís também experimentam a descoberta do amor – aquele sentimento tão grande, mas que ainda não tem nome específico em tão tenra idade.

Filme Sobre Rodas: dois pré-adolescentes encontram na amizade a força para superar as dificuldades nesse singelo road movie

Os dois pré-adolescentes passam também por uma transformação importante durante a viagem. Se eles partiram carregando consigo um sentimento de não aceitação – Laís não aceita que o pai a tenha abandonado e nunca a procurou, Lucas não aceita o fato de ter se tornado cadeirante e as mudanças e desafios que isso trouxe à sua vida –, a jornada os fará entender certas coisas da vida e que, apesar de tudo, sempre terão um ao outro e também seus familiares, que os amam incondicionalmente.

Filme Sobre Rodas: dois pré-adolescentes encontram na amizade a força para superar as dificuldades nesse singelo road movie

Uma das belezas do filme – e que o torna leve, apesar dos fatos tristes que marcam a vida dos protagonistas – é justamente a sua inocência. Saindo estrada afora, os dois amigos ainda assim permanecem sob uma aura invisível de proteção. Seus maiores medos, a escuridão e os ruídos da noite, e uma senhora com ares de bruxa. Os perigos da vida real parecem passar longe; nada mais justo, depois da bofetada que a vida lhes deu anteriormente.

Sobre Rodas é um filme para esquentar corações. Uma história sobre se livrar de certas amarras e seguir em frente, e apesar e acima de todas as coisas, sobre a beleza da vida e o poder da amizade.

TRAILER E FICHA TÉCNICA




Sobre Rodas – 72 min.
Brasil | 2017
Direção: Mauro D’Addio
Roteiro: Mauro D’Addio
Elenco: Cauã Martins, Lara Boldorini, Marcio Magno, Georgina Castro, Arthur Kohl, Simone Iliescu, Geraldo Rodrigues, Nani de Oliveira, Vinícius Ferreira, Vera Barreto Leite

Estreia: 14 de março

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 9 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Editoras Parceiras