Conheça um pouco do Chile através de Pablo Neruda e suas casas | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
2 Livros, 1 Filme: Emancipação Feminina  Livro: Piquenique na Estrada  Filme: Tudo Por Um Pop Star
Semana do Consumidor Amazon | Livros

Conheça um pouco do Chile através de Pablo Neruda e suas casas

Chile 29 de julho de 2018 Aline T.K.M. Nenhum comentário

Conheça um pouco do Chile através de Pablo Neruda e suas casas | Viagens e literatura

Hoje não é dia de falar de um livro, mas de um autor e sua terra natal.

Pablo Neruda, um dos maiores poetas da América Latina foi Prêmio Nobel, era chileno e foi também, como boa parte dos escritores de seu período, cônsul. Ainda assim, mesmo tendo morado no exterior por alguns anos, ao voltar para o Chile construiu e morou em três casas durante sua vida. Elas estão localizadas em três cidades do país: Santiago, Valparaíso e El Quisco. Aproveitando a deixa, reuni aqui algumas delícias e passeios imperdíveis dessas regiões para uma viagem curta e bem cultural.

Santiago, a capital chilena, é para se conhecer com calma. Ela abriga toda uma história de reconstrução, que se reflete em seu povo. Por estar em uma região geograficamente instável, o país da Cordilheira do Andes é acometido com frequência por terremotos que assolam prédios históricos, tendo sido necessário reconstruir e desenvolver estruturas mais resistentes aos abalos. O povo é reflexo desta combinação, a gente consegue perceber sua resiliência e persistência diante das adversidades, assim como a esperança e a força para as transformações.

Conheça um pouco do Chile através de Pablo Neruda e suas casas | Viagens e literatura

Santiago é uma cidade moderna, organizada, que não esquece sua história e que está sempre preparada para acolher seus visitantes.

O Palacio de La Moneda, o Museo de Arte Precolombino, o prédio dos Correos e a Plaza de Armas combinam história e cultura de forma única, assim como o Cerro Santa Lucía oferece uma vista panorâmica da cidade.

Em um bairro mais charmoso e residencial está La Chascona, a primeira casa do Neruda e onde ele viveu com sua segunda mulher. Parte da Fundación Pablo Neruda, vale a pena conhecer um pouco da história pessoal do autor, tomar um café e passar um tempinho neste espaço agradável e interessante.

Indo para a região costeira a caminho da segunda casa do escritor, uma dica é fazer um desvio em direção a Viña Del Mar. Vale reservar alguns dias para conhecer a região, caminhar pela orla do Pacífico e, se tiver coragem, se aventurar nas águas geladas e curtir o balneário.

A apenas 8 quilômetros de distância de Viña, está a capital artística do Chile, Valparaíso. São diversos ateliês, lojinhas e exposições por toda a cidade, que tem em seu centro histórico o selo de Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A casa La Sebastiana está localizada no alto de um dos 42 cerros (ou morros). É uma casa vertical, com diversas escadas, e, além da subida, vale também se preparar para a vista – de tirar o fôlego.

Essa é a casa que ele buscava em 1959, para se afastar do barulho da cidade grande e escrever em paz. O poeta a comprou em parceria com amigos e ficou com os andares superiores, que lhe garantiam a visão da cidade e o sossego – mas, como acabou admitindo depois, as escadas eram muitas e lhe davam um pouco de cansaço.

Conheça um pouco do Chile através de Pablo Neruda e suas casas | Viagens e literatura

A última e a mais bonita das casas é a Isla Negra. Ela fica a pouco menos de duas horas de Santiago, na região de El Quisco. Essa foi a casa mais importante da vida de Neruda: ele queria uma residência mais perto do mar e da natureza bruta do Chile. É ali que o poeta está enterrado, junto com sua última esposa, Matilde Urrutia.

Fechando essas dicas de passeio de poucos dias na região central chilena, realmente recomendo usar a vida de Pablo Neruda como guia, já que é uma ótima escolha para sentir o país. Além disso, recomendo também correr direto para a livraria e ir atrás das obras incríveis e inusitadas do escritor – uma delas é o divertido Livro das Perguntas.


Este artigo é um publieditorial.

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 8 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Editoras Parceiras