Curtiu a série Os 13 Porquês? Então você precisa ler estes livros! | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Filme: Um Tio Quase Perfeito  Livros recebidos em abril  Resenha + Sorteio: Quer que eu desenhe? (vol.2)
Leituras de abril

Curtiu a série Os 13 Porquês? Então você precisa ler estes livros!

Bullying 18 de abril de 2017 Aline T.K.M. 4 COMENTÁRIOS

Livros para quem curtiu a série Os 13 Porquês, da Netflix

Terminei o décimo terceiro episódio de Os 13 Porquês neste último feriado e preciso dizer que a série ganhou um lugarzinho de destaque nas minhas top séries preferidas da vida.

Não é para menos. Baseada no livro de Jay Asher, Os 13 Porquês aborda um conjunto de temas muito atuais e delicadíssimos. Digo um conjunto porque eles nunca vêm sozinhos, e podem acontecer e se combinar de diferentes maneiras. Bullying, intimidação, depressão, não pertencimento, suicídio.

Pensando na série e na importância de falar sobre alguns problemas graves que ocorrem principalmente durante a adolescência, vim aqui indicar alguns livros que dialogam com o leitor em torno dessas temáticas.

De diferentes maneiras, os livros a seguir falam sobre o bullying e o suicídio entre os jovens, mas também abordam a depressão, e as consequências que uma decisão tão drástica como tirar a própria vida trazem aos que ficam.

Livros para quem curtiu a série Os 13 Porquês, da Netflix

QUANDO TUDO FAZ SENTIDO, de Amy Zhang, ed. Rocco Jovens Leitores
No dia em que Liz Emerson tentou morrer, a aula de física havia sido uma revisão das Leis de Newton. Até o ponto em que sai da estrada, derrapa na neve e bate com sua Mercedes contra uma árvore, ela ainda tenta entender o significado de aceleração, movimento, força e, especialmente, de reação. Para própria surpresa, de repente, claro como o céu azul daquela tarde, tudo começa a fazer sentido, mas agora parece ser tarde demais. Liz Emerson é a garota mais popular da Meredian High. Por que alguém como ela decidiria abandonar uma vida tão perfeita? Por que passaria pela cabeça de Liz que o mundo seria muito melhor sem ela? Em algum momento ela pensou no impacto e na reação que qualquer decisão sua poderia causar na vida dos outros? Até que ponto Newton estava certo ao escrever que para toda ação há uma reação oposta e de intensidade igual? As experiências de Liz mostram algumas opções de resposta.
ONDE COMPRAR

MEU CORAÇÃO & OUTROS BURACOS NEGROS, de Jasmine Warga, ed. Rocco Jovens Leitores
Aysel tem 16 anos, trabalha em uma empresa de telemarketing e acaba de tomar uma decisão: vai se matar. A motivação para tirar a própria vida está ligada ao pai, mais especificamente ao crime cometido por ele três anos antes. Até então a rotina de Aysel era tranquila. Não havia os sussurros toda vez que passava pelos colegas no corredor da escola, tampouco o olhar alerta e recriminador da mãe toda vez que se encontravam. Agora, o sentimento de estar sempre sobrando a acompanha onde quer que esteja. É no site Passagens Tranquilas que, tomada pela depressão, Aysel conhece seu parceiro de suicídio, Ronan, 17 anos. Eles escolhem a data: 7 de abril, a menos de um mês do dia em que se conhecem. Aysel demora a entender as razões daquele rapaz bonito, querido pelos amigos e com uma família que parece amá-lo tanto, querer tirar a própria vida. Ao mesmo tempo que fazem uma contagem regressiva, planejam os detalhes do grande ato que pretendem protagonizar juntos.
ONDE COMPRAR

Livros para quem curtiu a série Os 13 Porquês, da Netflix

FÃS DO IMPOSSÍVEL, de Kate Scelsa, ed. Intrínseca
Abordando temas como depressão e bullying, Fãs do Impossível conta a história de três amigos, Mira, Sebby e Jeremy, em meio aos complexos conflitos da adolescência. Mesmo sentindo-se despedaçados, sem motivos para serem amados e tentando não sucumbir à solidão, os três lutam pela vida, cada um à sua maneira. Mira está começando em uma escola nova, depois de passar um tempo no hospital. Ela se sente insegura no novo ambiente e acha que não vai conseguir ficar longe de seu melhor amigo, Sebby, um garoto brincalhão que leva a vida com boas doses de mentira e bom humor, até que seu lado mais destrutivo vem à tona. Jeremy está retornando à antiga escola, depois de um tempo afastado por causa de um incidente traumático que arruinou seu ano letivo. Tímido e quieto, ele deseja se aproximar de Mira e Sebby. Juntos, contra todas as expectativas, eles vão viver o impossível.
ONDE COMPRAR

GAROTAS DE VIDRO, de Laurie Halse Anderson, ed. Novo Conceito
Lia e Cassie são amigas há anos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.
ONDE COMPRAR (e-book Kindle) | VEJA A RESENHA

Livros para quem curtiu a série Os 13 Porquês, da Netflix

AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL, de Stephen Chbosky, ed. Rocco Jovens Leitores
Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, As vantagens de ser invisível reúne as cartas de Charlie, endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário. Charlie é um adolescente que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura. Um jovem que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo. O livro inspirou o filme homônimo, com Emma Watson e Logan Lerman.
ONDE COMPRAR

TODO MUNDO VÊ FORMIGAS, de A.S. King, ed. Gutenberg
A 1ª coisa que você precisa saber é que tudo o que eu fiz foi uma pergunta idiota. A 2ª coisa que você precisa saber é que essa pergunta idiota me trouxe muitos problemas com Nader McMillan, o cara que faz bullying comigo desde que eu tinha 7 anos. E uma semana atrás ele pegou bem pesado comigo. Foi aí que eu comecei a ver formigas. A 3ª coisa que você precisa saber é que meu avô Harry desapareceu durante a Guerra do Vietnã e nunca foi encontrado. Todas as noites, eu tento resgatá-lo da sua prisão na selva em meus sonhos. Mas nunca consigo. A 4ª coisa que você precisa saber é que minha mãe é uma lula e meu pai, uma tartaruga. Ela tenta afogar os seus problemas nadando o dia todo em uma piscina pública, e ele nunca está por perto e desaparece dentro da casca no primeiro sinal de confronto. Então, se juntarmos Nader McMillan, a minha pergunta idiota, vovô, e tudo o mais na minha vida, somos só eu e as formigas.
ONDE COMPRAR

Livros para quem curtiu a série Os 13 Porquês, da Netflix

FALE!, de Laurie Halse Anderson, ed. Valentina
Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Seus poucos amigos ela perdeu ou vai perder, e acabou isolada. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra – salvo insultos e deboches – ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir. Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, tentando retomar a vida e enfrentar seus demônios. O que, de fato, ocorreu naquela maldita festa? O livro inspirou o filme O Silêncio de Melinda, com Kristen Stewart no papel principal.
ONDE COMPRAR

A TEIA DOS SONHOS, de Karine Aragão, ed. Muiraquitã
Júlia e Laura são duas adolescentes de 16 anos que, para eternizar a forte amizade que as une, decidem tatuar uma teia dos sonhos em seus braços. A euforia pela tatuagem única, desenhada por Júlia, se esvai no dia seguinte, quando ela recebe a notícia de que Laura havia se suicidado na noite anterior, atirando-se da janela do 13º andar. Júlia vê seus dias tomados pelo caos, em um misto de saudade e de raiva, sem saber os motivos que levaram Laura a tirar a própria vida. Ela decide embarcar em uma busca pelos fantasmas que invadiram a cabeça de Laura e, ao mesmo tempo, em uma jornada de autorreflexão. Em meio a esse turbilhão, a presença de Bernardo representa a dúvida sobre se o amor pode mesmo ser mais forte do que uma grande mentira.
ONDE COMPRAR | VEJA A RESENHA

Livros para quem curtiu a série Os 13 Porquês, da Netflix

AS VIRGENS SUICIDAS, de Jeffrey Eugenides, ed. Companhia das Letras
Num típico subúrbio dos Estados Unidos nos anos 1970, cinco irmãs adolescentes se matam em sequência e sem motivo plausível. A tragédia, ocorrida no seio de uma família que, em oposição aos efeitos já perceptíveis da revolução sexual, vive sob severas restrições morais e religiosas, é narrada pela voz coletiva e fascinada de um grupo de garotos da vizinhança. O coro lírico que então se forma ajuda a dar um tom peculiar a esta fábula da inocência perdida. Adaptado ao cinema por Sofia Coppola.
ONDE COMPRAR | VEJA A RESENHA

A MAÇÃ ENVENENADA, de Michel Laub, ed. Companhia das Letras
Em 1993, o grupo norte-americano Nirvana fez uma única e célebre apresentação no estádio do Morumbi, em São Paulo. Um estudante de dezoito anos, guitarrista de uma banda de rock e cumprindo o serviço militar em Porto Alegre, precisa decidir se foge do quartel - o que o levaria à prisão - para assistir ao show ao lado da primeira namorada. A escolha ganha ressonâncias inesperadas à luz de fatos que se seguiram. Um deles é o suicídio de Kurt Cobain, líder do Nirvana. Outro é o genocídio de Ruanda, iniciado quase ao mesmo tempo e aqui visto sob o ponto de vista de uma garota que escapou da morte ao passar 90 dias escondida num banheiro com outras sete mulheres. O segundo volume da trilogia, que pode ser lida de forma avulsa, sobre os efeitos individuais de catástrofes históricas, A Maçã Envenenada é um livro sobre paixão: por uma pessoa, por um ídolo, por uma ideia, por uma época. E também pela vida – a escolha de se apegar ou de terminar com ela – e o preço cobrado ao experimentá-la com intensidade.
ONDE COMPRAR | VEJA A RESENHA

Livros para quem curtiu a série Os 13 Porquês, da Netflix

A LISTA NEGRA, de Jennifer Brown, ed. Gutenberg
Nick Levil atirou em vários alunos na cantina de sua escola e se suicidou. Valerie Leftman, sua namorada, foi atingida ao tentar detê-lo, e conseguiu salvar a vida de uma colega que a maltratava. No entanto, é responsabilizada pela tragédia por causa de uma lista que ajudou a criar, contendo o nome dos alunos que praticavam bullying contra ela e o namorado. A lista que Nick usou para escolher seus alvos. Ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, passando por problemas de relacionamento em casa e na escola, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas.
ONDE COMPRAR

A PLAYLIST DE HAYDEN, de Michelle Falkoff, ed. Novo Conceito
Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. Uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando isso parece ser o mais difícil a fazer.
ONDE COMPRAR

***************

Contem aí: vocês assistiram a Os 13 Porquês? Gostaram? Quais outros livros vocês indicariam para agregar a esta lista?

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

4 COMENTÁRIOS

  1. Aline, eu assisti a série e amei! Em alguns momentos foi cansativa, mas num geral foi excelente, adorei que tenha vários pontos de vista, diferente do livro.
    Sua lista está ótima, bem completa! Sinceramente não consigo pensar em mais nenhum livro que seja relacionado com o tema. A lista negra, Meu coração e outros buracos negros são dois que eu quero MUITO ler.
    Li Fale! ano passado mas não fluiu muito bem pra mim. Mesmo assim quero ler Garotas de vidro :)

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Abril você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kemmy, então, eu não sabia que o livro não trazia esses vários pontos de vista que aparecem na série! Pretendo ler logo mais e espero que eu goste tanto quanto amei a série hehe. Ah, leia sim Garotas de Vidro! Uma coisa que eu gostei nesse livro é que a autora é bem direta, não poupa o leitor nem os personagens. Beijos!

      Excluir
  2. Ótimas recomendações! Vejo poucas pessoas comentarem sobre Fãs do Impossível, um livro tão incrível... Da lista só não curti Hayden e Garotas de Vidro que na época li com uma expectativa altíssima e deu errado :(
    Todo Mundo vê Formigas é incrível e bem cru, realmente lembra muito o caso Hannah Baker. To anotando as outras dicas como Quando Tudo Faz Sentido (nem sabia que tinham traduzido).

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eiii, que legal ver seu comentário aqui! Olha, vou te contar que tô com Fãs do Impossível na minha fila e tô me segurando de ansiedade! Tenho ctz absoluta que vou amar o livro. Amei Todo Mundo Vê Formigas, achei superautêntico, e sabe que eu gostei muito também de Garotas de Vidro, achei cruel - gosto! Beijão!

      Excluir

Segue @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros