Lançamentos imperdíveis de janeiro e fevereiro – parte 2 | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Filme: Um Tio Quase Perfeito  Livros recebidos em abril  Resenha + Sorteio: Quer que eu desenhe? (vol.2)
Leituras de abril

Lançamentos imperdíveis de janeiro e fevereiro – parte 2

Arqueiro 16 de fevereiro de 2016 Aline T.K.M. 1 comentário


Mais lançamentos de janeiro e fevereiro – e olha que esta é só a segunda parte! Thriller, clássico, biografia, livro de colorir, diário, ensaio... Vou lhes dizer que esses lançamentos que trago hoje estão bem ecléticos. O que faz brilhar os nossos olhos de leitores vorazes, mas faz chorar nossos bolsitos, já que fica difícil escolher entre tantas promessas de leituras incríveis.

Preciso abrir um parêntese aqui para manifestar minha euforia ao ver a nova edição de Não Me Abandone Jamais na livraria: quero muito esse livro! Muito. Demais. Muito mesmo.

Não deixem de conferir (e desejar!) estes lançamentos lindões! Quanto a escolher, bem, aí é com vocês. Em todo caso, tratei de pesquisar e trazer os precinhos mais friendly que encontrei – ninguém merece começar o ano no negativo, né!


VALE-TUDO DA NOTÍCIA: O escândalo de grampos, suborno e tráfico de influência que abalou um dos maiores conglomerados de mídia do mundo
Nick Davies, ed. Intrínseca
Onde comprar: Fnac
A notícia isolada de que um editor do jornal britânico News of the World invadia caixas postais de telefones atrás de recados que lhe rendessem furos sobre a realeza não seria tão aterradora se parasse por aí. O problema surgiu quando o repórter Nick Davies decidiu investigar a história mais a fundo e descobriu um lamaçal de crimes e corrupção que afetava boa parte da imprensa britânica, com ramificações no gabinete do primeiro-ministro e no alto escalão da Scotland Yard.

Jornalistas usando prostitutas para colher segredos dos clientes, detetives grampeando linhas telefônicas nos postes e revirando o lixo de celebridades, funcionários de hospitais vazando prontuários médicos e editores chantageando políticos com intrigas sexuais. Práticas não só aceitas, como também estimuladas e premiadas, e que alimentavam uma poderosa rede de corruptores e corrompidos que chegou a influenciar até mesmo as leis britânicas.

Exemplo do bom jornalismo, Vale-Tudo da Notícia evidencia como o poder de manipular o acesso à informação é hoje - e talvez o seja desde que o mundo é mundo - uma das mais perigosas moedas da sociedade.


O NADADOR
Joakim Zander, ed. Intrínseca
Onde comprar: Fnac
Damasco, Síria, início dos anos 1980. Um agente secreto norte-americano abandona a filha recém-nascida em meio a um bombardeio, entregando-a a um destino incerto. A incapacidade de se perdoar o faz fugir do passado, levando-o ao Líbano, ao Afeganistão, ao Iraque - a qualquer lugar onde o perigo e a tensão o permitam esquecer seu erro.

Klara Walldéen foi criada pelos avós em uma ilha remota na Suécia. Assessora em início de carreira no Parlamento Europeu, em Bruxelas, ainda está aprendendo a navegar pelo ardiloso mundo da política quando acessa informações que não deveria, e se torna alvo de uma perigosa perseguição pela Europa. Apenas o ex-agente secreto poderá salvá-la. Mas, para isso, os dois precisarão revelar quem são. E o tempo está se esgotando.

Alternando habilmente entre passado e presente, entre Suécia, Síria e Estados Unidos, Joakim Zander tece uma rede de intrigas e suspense em um estilo sofisticado e descritivo que transformou O Nadador em um estrondoso sucesso.


O REGRESSO
Michael Punke, ed. Intrínseca
Onde comprar: Fnac | Submarino
A impressionante história do caçador de ursos Hugh Glass, que inspirou a adaptação cinematográfica estrelada por Leonardo DiCaprio.

Em 1823, os caçadores da Companhia de Peles Montanhas Rochosas desbravavam as terras inexploradas dos Estados Unidos, enfrentando diariamente o clima implacável, as feras selvagens e a ameaça constante de confronto com os índios, que defendiam suas terras da invasão dos homens brancos.

Em uma das missões da companhia, Hugh Glass, um dos melhores e mais experientes do grupo, fica frente a frente com um urso-cinzento, é atacado e termina gravemente ferido, claramente sem chances de sobreviver. Os homens que deveriam esperar sua morte e lhe oferecer um funeral apropriado o abandonam, levando consigo as armas e os suprimentos. Entre delírios, Glass os observa fugindo e é tomado por um único desejo: vingança.


UMA HISTÓRIA DE SOLIDÃO
John Boyne, ed. Companhia das Letras
Onde comprar: Saraiva | Extra
Odran Yates era um garoto tímido nascido na Irlanda dos anos 1950, país com uma longa tradição católica e uma sociedade moldada pelas leis da Igreja com rigor claustrofóbico. Filho de um pai alcoólatra, que morreu com a certeza de que era um grande ator, e de uma mãe que abandonara a carreira de aeromoça para cuidar da família, Odran abraçou o caminho eclesiástico como único destino possível.

Primogênito de um lar disfuncional, Odran obedece à mãe e vai estudar em um seminário, onde se torna amigo do irritadiço e rebelde Tom Cardle. Antes de se formar e ainda muito jovem, Odran fora designado para uma missão no Vaticano: servir pontualmente o café da manhã e o leite noturno do sumo pontífice - durante um ano, sete dias por semana.

Da ingenuidade dos primeiros anos de colégio à descoberta dos segredos mais bem guardados da Igreja, o padre Odran Yates descreve uma Irlanda repleta de contradições e ódio por trás de um projeto social baseado nos bons costumes. Vive a decadência de seu ofício, que, diante de tantas denúncias de abuso sexual, passa a ser visto com desconfiança. Mas, mais do que lidar com a vida sofrida daqueles que ama e as implicações políticas de seu trabalho, o padre Yates tenta fazer um acerto de contas com a própria consciência, depois de ter sido convencido de que era inocente demais para entender o que ocorria ao seu redor.


STEVE JOBS: INSANAMENTE GENIAL - Uma biografia em quadrinhos
Jessie Hartland, ed. Seguinte
Onde comprar: Saraiva | Extra
Com uma narrativa ágil e divertida, esta biografia em quadrinhos apresenta a figura rebelde e carismática de Steve Jobs para uma nova geração de leitores, além de cativar os fãs de todas as idades que vivem e respiram toda a tecnologia criada por ele: a Apple, a Pixar, os Macs, os iPods, os iPhones e muito mais.

Jessie Hartland mostra como Jobs foi um visionário, sem deixar de lado os demônios que o acompanhavam. Destaca os sucessos meteóricos, os retrocessos devastadores e as inúmeras contradições que resultaram numa vida extraordinária e no legado de um homem insanamente genial.


VIAGEM AO REDOR DA GARRAFA - Um ensaio sobre escritores e a bebida
Olivia Laing, ed. Rocco
Onde comprar: Amazon (livro físico)
Misto de reportagem, crônica, biografia e crítica literária, Viagem ao Redor da Garrafa: Um ensaio sobre escritores e a bebida destrincha a relação – física, química, psicológica e social – entre a humanidade e o álcool por meio das conturbadas trajetórias de gênios das letras norte-americanas: F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway, Tennessee Williams, John Berryman, John Cheever e Raymond Carver.

Por que os escritores bebem e que consequências esse hábito tem sobre o corpo da literatura? As experiências desses seis autores parecem se complementar e se refletir umas às outras, interlaçadas por mães autoritárias e pais fracos, inadequação, conflitos de sexualidade, tendências suicidas e mortes prematuras. Ainda assim, eles foram responsáveis por alguns dos mais belos textos de todos os tempos.

Acompanhada das grandes obras de cada um deles, Olivia Laing inicia sua viagem no lugar que Cheever escolheu para viver, escrever e beber – a mesma Manhattan que viu Williams morrer sufocado com a tampa de um frasco de colírio. Faz uma parada em Baltimore, onde Fitzgerald lutou contra a insônia enquanto tentava pôr um ponto final em Suave é a noite, e parte rumo ao sul, passando por Nova Orleans e pela Key West de Hemingway. Via St. Paul, cenário da malograda recuperação de Barryman, segue então para noroeste, chegando aos rios de Port Angeles, cidade em que Carver passou seus últimos anos.

A autora se lança na busca de uma conexão entre alcoolismo, comportamento autodestrutivo e criatividade, e delineia desde os prazeres da embriaguez até as duras realidades do processo de reabilitação. Mas, como toda boa literatura, não oferece respostas precisas: sua narrativa lírica, desmistificadora e repleta de nuances é, acima de tudo, uma ode à arte da escrita.


NÃO CHEGUE TÃO PERTO
Luana Lewis, ed. Fábrica231
Onde comprar: Saraiva | Amazon (edição Kindle)
Uma poderosa nevasca deixa à porta da amedrontada Stella uma surpresa que mais parece ter saído de sua imaginação: Blue, uma adolescente com olhos azuis e longos cabelos loiros, que traz um segredo sombrio que colocará a vida de Stella e tudo o que ela conhece em risco.

Em seu romance de estreia, a britânica Luana Lewis usa sua experiência como psicóloga clínica para criar um thriller que tem como protagonista a traumatizada psicóloga Stella Davies que, vítima de uma série de abusos na infância e adolescência, tenta ajudar pessoas numa clínica especializada em avaliações de relações familiares.

Ela começa sua carreira com um desafio: determinar se o médico Lawrence Simpson está habilitado a ter a guarda integral da filha, que vive com a mãe alcoólatra. As alegações de que ele é violento não seriam apenas delírios de uma mulher desajustada? Ao longo das entrevistas, Stella tenta descobrir a verdade e se depara com uma realidade assustadora que a deixa em choque. Também não seriam delírios que acometem Blue, a estranha menina que consegue entrar na casa de Stella? Blue alega que Max, o marido de Stella, é seu pai. Naquela mansão, sozinha com uma menina que diz ser sua enteada, Stella sente a sombra do perigo.

O livro é narrado em três tempos: em 2009, num flashback no qual o leitor conhece Stella e acompanha o caso de Lawrence Simpson; nas sessões de terapia de Max com Blue; e na crescente tensão entre Blue e Stella em sua casa. Cabe ao leitor ligar os pontos e encontrar a verdade por trás das histórias de Blue, Max, Lawrence e Stella.


O QUE HÁ DE ESTRANHO EM MIM
Gayle Forman, ed. Arqueiro
Onde comprar: Submarino | Saraiva
Ao internar a filha numa clínica, o pai de Brit acredita que está ajudando a menina, mas a verdade é que o lugar só lhe faz mal. Aos 16 anos, ela se vê diante de um duvidoso método de terapia, que inclui xingar as outras jovens e dedurar as infrações alheias para ganhar a liberdade.

Sem saber em quem confiar e determinada a não cooperar com os conselheiros, Brit se isola. Mas não fica sozinha por muito tempo. Logo outras garotas se unem a ela na resistência àquele modo de vida hostil. V, Bebe, Martha e Cassie se tornam seu oásis em meio ao deserto de opressão. Juntas, as cinco amigas vão em busca de uma forma de desafiar o sistema, mostrar ao mundo que não têm nada de desajustadas e dar fim ao suplício de viver numa instituição que as enlouquece.


O LIVRO DE COLORIR DO HARRY POTTER
Vários, ed. Universo dos Livros
Onde comprar: Livraria da Folha | Saraiva
Dos brasões das quatro casas de Hogwarts aos artigos extravagantes das Gemialidades Weasley, o mundo de Harry Potter transborda em cores radiantes. Repleto de ilustrações detalhadas e desenhos usados na produção dos filmes da franquia, este livro convida você a colorir um mundo encantador.

Você encontrará aqui páginas com ilustrações de criaturas mágicas e de cenas memoráveis dos filmes, como o encontro de Harry com o Chapéu Seletor e a inesquecível batalha contra Você-Sabe-Quem, além de extraordinários artefatos, como O Pasquim, os posteres da Copa Mundial de Quadribol e a taça do Torneio Tribruxo. Simplesmente fascinante!


A COR PÚRPURA - 10ª edição
Alice Walker, ed. José Olympio
Onde comprar: Amazon (livro físico) | Livraria da Travessa
Nova edição revisada, em novo formato e com nova capa da obra-prima de Alice Walker, vencedora do Pulitzer e autora de um dos mais importantes títulos de toda a história da literatura.

Inspiração para o filme homônimo dirigido por Steven Spielberg, A Cor Púrpura retrata a dura vida de Celie, uma mulher negra no sul dos Estados Unidos da primeira metade do século XX. Pobre e praticamente analfabeta, Celie foi abusada, física e psicologicamente, desde a infância pelo padrasto e depois pelo marido. Um universo delicado, no entanto, é construído a partir das cartas que Celie escreve e das experiências de amizade e amor, sobretudo com a inesquecível Shug Avery. Apesar da dramaticidade de seu enredo, A Cor Púrpura se mostra extremamente atual e nos faz refletir sobre as relações de amor, ódio e poder, em uma sociedade ainda marcada pelas desigualdades de gêneros, etnias e classes sociais.


NÃO ME ABANDONE JAMAIS – 2ª edição
Kazuo Ishiguro, ed. Companhia das Letras
Onde comprar: Amazon (livro físico) | Livraria Cultura
Kathy H. tem 31 anos e está prestes a encerrar sua carreira de "cuidadora". Enquanto isso, ela relembra o tempo que passou em Hailsham, um internato inglês que dá grande ênfase às atividades artísticas e conta, entre várias outras amenidades, com bosques, um lago povoado de marrecos, uma horta e gramados impecavelmente aparados. No entanto esse internato idílico esconde uma terrível verdade: todos os "alunos" de Hailsham são clones, produzidos com a única finalidade de servir de peças de reposição.

Assim que atingirem a idade adulta, e depois de cumprido um período como cuidadores, todos terão o mesmo destino - doar seus órgãos até "concluir". Embora à primeira vista pareça pertencer ao terreno da ficção científica, o livro de Ishiguro lança mão desses "doadores", em tudo e por tudo idênticos a nós, para falar da existência. Pela voz ingênua e contida de Kathy, somos conduzidos até o terreno pantanoso da solidão e da desilusão onde, vez por outra, nos sentimos prestes a atolar.


***************

Quais deles já estão na fila de leitura de vocês?!? Quais ainda não saíram da wishlist?

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

1 comentário

  1. Quanto livro bom!!! Eu gostei das sinopses de todos, mas o que mais me deixou ansiosa pra ler foi Uma historia de solidão, não vejo a hora de ler!

    ResponderExcluir

Segue @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros