Resenha: Amor, etc, de Julian Barnes | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Filme: Um Tio Quase Perfeito  Livros recebidos em abril  Resenha + Sorteio: Quer que eu desenhe? (vol.2)
Leituras de abril

Resenha: Amor, etc, de Julian Barnes

Julian Barnes 9 de novembro de 2015 Aline T.K.M. 2 COMENTÁRIOS

Resenha: Amor, etc - Julian Barnes

Eu disse que o que você encontra não é necessariamente o que você quer. Vamos falar de amor. Ele não é como nós achávamos que seria. Podemos todos concordar com isso? Melhor, pior, mais longo, mais curto, superestimado, subestimado, mas não o mesmo. Também, diferente para pessoas diferentes. Mas isto é algo que você só aprende aos poucos: o que é o amor para você. Quanto você tem dele. Do que você abrirá mão por ele. Como ele vive. Como ele morre. [Stuart]


Quando o assunto é amor, o livro do britânico Julian Barnes é parada obrigatória. Continuação de Em tom de conversa, onde testemunhamos um triângulo amoroso entre os protagonistas, Amor, etc faz um retrato da natureza do amor – a verdadeira.

Dez anos se passaram desde que Stuart perdeu a esposa, Gillian, para seu melhor amigo, Oliver. Gillian é mãe de duas meninas e sustenta a casa trabalhando como restauradora de quadros. Como se parado no tempo, Oliver ainda acredita no próprio talento – um tanto duvidoso – embora não consiga vender seus roteiros cinematográficos. Gillian e Oliver já não são um casal feliz como antes.

E Stuart, após alguns anos morando nos Estados Unidos, tendo se casado e se divorciado novamente, volta à Inglaterra como um bem-sucedido fornecedor de produtos orgânicos. Retoma contato com o casal – que deixou a França e voltou a viver na Inglaterra – e se esforça para ajudá-los, tanto financeiramente como também resolvendo pequenos impasses do cotidiano. Mas até que ponto sua ajuda é, de fato, positiva e bem-intencionada?

Você organiza um casamento, você protege os seus filhos, você administra o amor, você dirige a sua vida. E às vezes você para e pensa se isso é verdade. Será que você dirige a sua vida ou a sua vida dirige você? [Gillian]


De repente, Stuart, Gillian e Oliver estão na meia-idade. O que fizeram de suas vidas? Eles estão felizes? É o tempo em que já não há forças nem motivos para sustentar as máscaras carregadas por toda uma vida. Os personagens já não carregam ilusões sobre o amor; como a ferrugem corrói os metais, também as relações são corroídas e degradadas com os anos.

Como no livro anterior, aqui a história é narrada a diversas vozes e perspectivas. Além dos protagonistas, ouvimos também a segunda ex-esposa de Stuart, a ingênua assistente de Gillian e, claro, Mme Wyatt, mãe de Gillian. Já idosa, Mme Wyatt, a personagem mais interessante do romance, opina sobre os conflitos envolvendo a filha, o atual e o antigo genro. Ela continua a nos fazer pensar a partir de suas ideias sobre desejos, expectativas e a realidade; e mostra que, não tendo tudo o que deseja, o caminho menos doloroso é se conformar e saber apreciar o que se tem à disposição.

O que você prefere? Amar ou ser amado? Só pode escolher um ou outro! Tique, toque, tique, toque, BONG! Hora de decidir! [Oliver]


Enquanto Stuart, com certa amargura e sentimentos conflitantes, assiste de camarote ao desgaste da vida do casal, nós assistimos todos à traição do tempo – ele sempre passa e é cruel com todos. Oliver oscila entre a depressão e a alegria; Gillian conforma-se e até encara certas coisas com humor, mas acaba por vitimizar-se. É difícil olhar ao redor e olhar o interior de si mesmo, e descobrir uma realidade não tão bela, ou mesmo o vazio. Tomando emprestadas as palavras de Oliver, “a vida vai se simplificando, como você vai descobrir, seus feios contornos vão sendo expostos à medida que os anos passam e decepcionam”.

Mentiras, manipulação, contradições, expectativas, frustrações, casamento. Amor. É disso que trata o livro de Barnes. Mas não espere afundar-se em lágrimas, isso não irá acontecer; ao contrário, a ironia onipresente no discurso dos personagens fará dos risos um ótimo acompanhamento para a leitura.

Despindo o amor e a vida de seus encantos com espirituosidade e uma prosa saborosa, Amor, etc é um livro para ler e reler em diferentes momentos da vida – e penso que em todas eles o resultado seja, no mínimo, inquietante.

LEIA PORQUE

O livro disseca o amor, sem idealizações nem máscaras, e mostra a ação do tempo nos relacionamentos e na própria vida. E é Julian Barnes, p****!

Ah, e não é necessário ter lido Em tom de conversa para mergulhar na leitura de Amor, etc. Os personagens voltam ao passado várias vezes ao longo da narrativa, então a leitura não fica prejudicada, dá para entender tudo. Claro que ler os dois é sempre uma boa: a história fica mais completa e você vai achar Barnes ainda mais genial.

DA EXPERIÊNCIA

Amei, com direito a aplausos mentais e tudo. Me fez pensar e me causou aquela perturbaçãozinha e certo medo básicos que normalmente experimento ao ler os livros de que mais gosto.

FEZ PENSAR EM

Love, etc, filme francês de Marion Vernoux que, apesar de ter o título do livro, é a adaptação de seu predecessor, Em tom de conversa. Ainda não assisti, mas quero muito – tem Charlotte Gainsbourg no elenco, mais um motivo para querer ver.



Onde comprar: Extra | Casas Bahia | Fnac | Submarino

Título: Amor, etc
Título original: Love, etc
Autor(a): Julian Barnes
Tradução: Léa Viveiros de Castro
Editora: Rocco
Edição: 2002
Ano da obra: 2000
Páginas: 208

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi, xará, tudo bem?

    Quanto tempo! Estava zanzando no Bloglovin' e parei no LivroLab.
    Não li "Em tom de conversa", mas fiquei curiosa para ler esse.

    Beijocas,
    Ronize Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee, há quanto tempo mesmo! =) Olha, o livro é incrível - sou suspeita porque amo tudo o que o Julian Barnes escreve. Mas é ótimo mesmo, recomendo. Beijooo.

      Excluir

Segue @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros