5 motivos para ler Maurício Gomyde | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Sopa de Lágrimas, de Gilbert Hernandez  3 hábitos musicais de hoje e da minha adolescência  My Little Pony – O Filme: 4 motivos para assistir
Leituras de abril

5 motivos para ler Maurício Gomyde

5 motivos para ler 21 de setembro de 2015 Aline T.K.M. 6 COMENTÁRIOS


Maurício Gomyde nasceu em São Paulo, mas se considera brasiliense porque vive e é apaixonado por Brasília – “a cidade mais bonita do mundo”, em suas palavras – desde os 3 anos de idade. Repleto de leitores e fãs Brasil afora, o escritor começou sua carreira literária de forma independente: seus quatro primeiros livros foram autopublicados e foi através das mídias sociais e de parcerias com blogs que ele atraiu e conquistou a legião de admiradores que o segue até hoje.

Em seus livros, comédias românticas bastante sensíveis e gostosas de ler, o autor aborda os relacionamentos e as emoções. Depois da autopublicação, e com um público bastante extenso, Gomyde passou rapidamente pela editora Novo Conceito, onde publicou A Máquina de Contar Histórias. Este setembro o autor lança Surpreendente!, seu primeiro livro pela Intrínseca, editora em cujo blog ele escreve quinzenalmente.

Além da escrita, também tem a música como paixão. Maurício Gomyde é baterista e compositor, e já participou das bandas Cygnus, Anima Verba, Oskara, Superaudio e Birinaite.

Listar razões para ler Maurício Gomyde pode parecer um tanto redundante, uma vez que é só pegar algum livro seu ou conversar com um de seus milhares de fãs para perceber que não tem como não se deixar conquistar. Ainda assim, quis fazer este post também como uma maneira de homenageá-lo, e para dizer para você – você mesmo, que nunca leu nadinha do autor – que confira 5 motivos para mergulhar nos livros do Maurício Gomyde o quanto antes!


1. Maurício Gomyde começou a publicar seus livros de forma independente pelo próprio selo, Porto 71. Porém ainda naquela época tornou-se conhecidíssimo dos leitores, e tudo graças à estreita relação que o escritor construiu com o público através das mídias sociais, e também com as numerosas e sólidas parcerias com os blogs literários.

Desde a publicação do primeiro livro independente, O Mundo de Vidro, Gomyde envolve blogueiros e leitores em ações online nas quais “todo mundo sai ganhando”. E é assim mesmo: todo mundo ganhou muito com essa verdadeira relação de amizade. Hoje, Maurício Gomyde não tem apenas leitores, mas fãs, admiradores fiéis e incondicionais.

E não é só isso! Uma prática que se repetiu em alguns de seus livros é a inclusão de seus leitores como personagens na trama, escolhidos através de sorteios que contam com milhares de participações. Esses "leitores-personagens" apareceram em Ainda Não Te Disse Nada, Dias Melhores Pra Sempre, e também em Surpreendente!, lançamento fresquinho pela editora Intrínseca.


Surpreendente!, o novo livro de
Maurício Gomyde pela Intrínseca
2. O autor fala de sentimentos como poucos sabem fazê-lo. Todos os seus livros trazem uma importante carga emocional, especialmente quanto aos relacionamentos românticos, e Gomyde é constantemente comparado ao norte-americano Nicholas Sparks. Neste ponto, permitam-me abrir um breve parêntese: prefiro mil vezes Maurício Gomyde a Nicholas Sparks; de fato, detestei o único livro que li do Sparks, para mim, aparentemente um autor de dramalhões forçados que – sinto muito – não conseguiu me tocar. Mas não me entendam mal, respeito quem curte, gosto é que nem... Fecha parêntese.

Ainda, o autor já revelou colocar algo de si em suas histórias, alguns dos acontecimentos que lemos em seus livros têm por base situações vividas por ele ou por conhecidos. Mesmo com toda a sensibilidade presente em suas tramas, Gomyde atribui uma gostosa leveza e até humor a diferentes momentos e personagens. Personagens que, aliás, são tão humanos que parecem ter vida própria, como se suas trajetórias seguissem adiante mesmo muito depois de finda a última página do livro.


3. Quem já leu o autor certamente percebeu que a música anda de mãos dadas com suas histórias. Seus livros são repletos de referências musicais e Maurício sempre cria trilhas sonoras para eles.

E isso tudo não é à toa. Para quem não sabe, além de escritor, Maurício Gomyde é também músico e iniciou essa carreira antes mesmo da literatura. Filho de mãe pianista, ele cresceu no meio de músicos e quando ganhou a primeira bateria, ainda criança, não teve quem o segurasse mais. Fazer parte de bandas sempre foi algo comum em sua vida e, além de baterista, também compõe. Dentre suas bandas preferidas estão Iron Maiden, Legião Urbana, U2...


4. Uma leitura que o marcou ainda muito jovem foi o clássico As Viagens de Gulliver, do irlandês Jonathan Swift. Maurício também já afirmou ter curtido muito a icônica Série Vaga-lume, coleção que embalou a infância de umas tantas gerações – inclusive a minha; me lembro de ir à biblioteca da escola toda semana pegar um livro da coleção! Sério, gente que leu a Série Vaga-lume ganha meu respeito e simpatia na hora!


5. Maurício Gomyde acaba de lançar seu novo livro, Surpreendente!, pela editora Intrínseca. Trata-se de um “road book” – em definição dada pelo próprio autor – sobre amizade, com punhados generosos de cinema e música, claro! Se normalmente sua narrativa já é bastante visual e suas histórias carregam algo de cinematográfico, imagino como essas características devem estar superevidentes no novo livro – estou adorando a ideia e ando cada vez mais curiosa para conferir! E vocês?!

PRINCIPAIS OBRAS:
O Mundo de Vidro (2002)
Ainda Não Te Disse Nada (2011)
O Rosto Que Precede o Sonho (2012)
Dias Melhores Pra Sempre (2013)
A Máquina de Contar Histórias (2014)
Surpreendente! (2015)

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

6 COMENTÁRIOS

  1. Oie
    Que poste perfeito!! O Maurício merece, ele é um ótimo escritor e eu sou a apaixonada pelos seus livros. O primeiro que li foi o "Eu ainda não te disse nada" e se tornou o meu queridinho. Depois deste quis ler todos os outros e em cada um me surpreende. Aliás o livro "Surpreendente" terminei de ler ontem, e que história linda, vale muito a leitura.
    Há, sobre as promoções, eu adoro participar. Ano passado eu que ganhei o box com o kindle, foi muita sorte.
    Quem ainda nao leu, precisa ler logo!!

    Beijos
    diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é "divo" e pronto! =) Também adoro os livros dele, o primeiro que li foi O Mundo de Vidro, o primeiro que ele autopublicou. Ainda não li Surpreendente!, mas mal vejo a hora! As promos são incríveis, sempre participo e acho uma iniciativa muito bacana e inteligente dele junto aos blogueiros literários. Beijinhos!

      Excluir
  2. Amei o post. Realmente o Maurício Gomyde é um escritor único, O Nicholas Sparks não chega ao rastro do que o Maurício Escreve, pois ele consegue inserir elementos que vão além do drama, nos divertindo emocionando e nos aproximando dos personagens durante a leitura. Não vejo a hora de ler Surpreendente! Mas no momentos estou lendo Ainda não te disse nada e já li A Maquina de Contar Histórias. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo muito com o que você disse (eu, particularmente, não curto Nicholas Sparks). Ah, Ainda não te disse nada é a coisa mais fofa, amei esse livro! E agora estou mega ansiosa para começar a ler Surpreendente! Beijos!

      Excluir
  3. Definitivamente, o Maurício Gomyde está entre os primeiros na minha lista de escritores nacionais favoritos.
    Tive a oportunidade de conhecer seus livros ainda em O Mundo de Vidro quando o ganhei em uma promoção. Amo aquele autógrafo, rs
    Foi ai que me apaixonei pela sua escrita e seus personagens ( como o Horácio *-*).
    E agora, mal posso esperar parar ler Surpreendente! Tenho certeza que vai ser ótimo igual aos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só, também ganhei O Mundo de Vidro numa promo e foi o primeiro livro que li do Maurício; claro, também adorei os personagens que ele criou. Estou ansiosa para ler Surpreendente!, e também tem alguns livros aí no meio do caminho que ainda não li dele, mas resolverei isso em breve hehehe. Beijão!

      Excluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros