Moda e cinema juntos nos incríveis curtas metragens da Miu Miu | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Civilizações – A Fonte: dois mundos, uma jornada, de Wallace Horta  Making of O Reino Gelado – Fogo e Gelo: com Larissa Manoela, João Guilherme, João Côrtes e Lipe Volpato  O Reino Gelado – Fogo e Gelo: pré-estreia com Larissa Manoela, João Guilherme, João Côrtes e Lipe Volpato | 3 motivos para ver o filme
Leituras de abril

Moda e cinema juntos nos incríveis curtas metragens da Miu Miu

Curta-metragem 23 de setembro de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Lá no Assistidos em agosto eu comentei que fui a uma única sessão do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, estão lembrados? A sessão à qual assisti foi a Miu Miu: Contos de Mulheres, e... adivinhem só?! Sim! Trouxe abaixo todos os curtas da sessão, INTEGRALMENTE, para vocês assistirem!

Miu Miu Women’s Tales é uma iniciativa da grife Miu Miu, que nestes últimos anos convidou cineastas de várias partes do mundo – com seu estilo e sensibilidade próprios – para celebrar o sexo feminino no século 21.

Aqui, as perspectivas abarcam as complexidades e contradições da mulher atual, de maneira sensível, crítica e reflexiva. Nesta série de curtas as roupas são criações da Miu Miu e protagonizam as histórias ao lado das personagens, revelando as diversas facetas do cotidiano feminino – mesmo nos menores detalhes.

Ah, outra coisa: os dois últimos curtas da listinha (De Djess e Les 3 Boutons) não faziam parte da sessão, e foram lançados este ano – aliás, Les 3 Boutons, da célebre Agnès Varda, acabou de ser lançado!

Espero, de verdade, que vocês tenham gostado desta singela surpresinha. Mesmo que vocês não consigam e/ou não tenham paciência de ver tudo de uma só vez, assistam aos poucos, mas assistam, vale a pena. O curta que eu mais achei genial foi Somebody (Alguém) - inclusive existe um app como o do filme, criado pela própria Miranda July, diretora do curta -, mas também adorei outros, como Muta, O Vestido da Mulher,... Enjoy!

TOALETE FEMININO
The Powder Room, de Zoe Cassavetes, EUA, 2013

Sinopse: Em um ambiente ultrafeminino, os gestos são trocados em um ritual de beleza opulenta. Os códigos românticos do toalete feminino são usados para refletir a beleza e o luxo do universo de Miu Miu.

MUTA
Muta, de Lucrécia Martel, Itália/Argentina, 2011

Sinopse: A bordo de um navio ancorado em um mar tropical, uma elegante e bela tripulação de criaturas femininas emerge de portais na forma de insetos. As crisálidas se preparam para uma estranha metamorfose.

O VESTIDO DA MULHER
The Woman Dress, de Giada Colagrande, Itália/EUA, 2012

Sinopse: Uma reunião de bruxas elegantes acontece em volta de um caldeirão borbulhante. Maya Santa está nua e vai para o banho, pronta para o seu último sacrifício.

ESTÁ FICANDO TARDE
It’s Getting Late, de Massy Tadjedin, Itália/EUA, 2012

Sinopse: No anoitecer de LA, descobrimos quatro mulheres com vidas bem diferentes. A câmera as acompanha, enquanto elas encerram seus dias de trabalho.

A PORTA
The Door, de Ava DuVernay, EUA, 2013

Sinopse: Uma celebração do poder transformador dos laços femininos e uma história simbólica de mudança de vida.

MULHERES DE VUCCIRIA
Le Donne della Vucciria, de Hiam Abbass, Itália, 2013

Sinopse: A costureira costura no ritmo, criando uma coleção misteriosa de trajes de marionetes, enquanto a praça ganha vida com música e dança.

BRILHO E LUZ
Spark and Light, de So Yong Kim, Itália, 2014

Sinopse: Enquanto espera o socorro para seu carro quebrado, a personagem adormece. Nos sonhos, paisagens islandesas se misturam às suas memórias, e os medos se transformam em tecidos com estampas da Miu Miu.

ALGUÉM
Somebody, de Miranda July, EUA, 2014

Sinopse: Você já vivenciou a experiência de não conseguir dizer algo cara a cara para alguém que ama? Um novo serviço de mensagens pode ajudar.

O VESTIDO
De Djess, de Alice Rohrwacher, Itália, 2015

Sinopse: Vestidos nadam para a costa como sobreviventes de um naufrágio. Uma freira os enxerga de longe e os transforma em celebridades em um hotel local, dirigido por freiras empreendedoras.

LES 3 BOUTONS
Les 3 Boutons, de Agnès Varda, França, 2015

Sinopse: Uma garota de 14 anos que vive no campo é surpreendida ao receber uma encomenda especial: um vestido de festa.


***************

Curtiram? Espero que sim! Eu, particularmente, amei estes curtas – uns mais, outros menos, mas amei todos –, a fotografia é lindíssima e as roupas realmente são um deleite para os olhos e para o pensar criativo.

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros