Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
5 coisas que eu achei sobre Os 13 Porquês | Tipos de bullies, apologia ao suicídio  Literatura pulp: Noite Escura, de Rodrigo Tavares  Leituras de fevereiro: li 7 livros!

Quote da quinzena #30: Laranja Mecânica

Anthony Burgess 19 de maio de 2015 Aline T.K.M. 6 COMENTÁRIOS


Juro que tentei, mas não consegui ser concisa: preciso dividir com vocês todos os quotes que marquei em um dos livros mais sensacionais que já li nesses meus 28 anos de vida. Falo de Laranja Mecânica, do inglês Anthony Burgess, que inspirou o icônico filme de Stanley Kubrick.

Para a galera que ama distopias, Laranja Mecânica é um clássico obrigatório. Crítico e verdadeiro alimento para reflexões, o livro fala de uma juventude violenta por opção e que é submetida a uma “cura” pelo Estado. O livre-arbítrio e a própria condição do ser humano são colocados em questão aqui.

Bem, curtam os quotes – reparem que há um tanto de palavras “estranhas”, é assim mesmo, o livro é repleto delas e há inclusive um glossário dessas gírias que o autor criou – e, depois, recomendo que leiam a resenha para saber mais sobre o livro e sobre a edição ilustrada lindona da Aleph em comemoração aos 50 anos da obra.

Mas eu não conseguia deixar de me sentir um pouquinho decepcionado com as coisas do jeito que eram naquela época. Nada contra o que lutar de verdade. Tudo era fácil como tirar doce de criança. Mas a noite ainda era mesmo uma criança.

- O que é que dá em vocês todos? [...] Você tem uma bela casa aqui, bons pais que te amam, você não tem um cérebro lá tão ruim. É algum diabo que entra dentro de você?

Eles não procuram saber qual a causa da bondade, então por que ir à outra loja? Se os plebeus são bons é porque eles gostam, e eu jamais iria interferir com seus prazeres, e o mesmo vale para a outra loja. E eu frequento a outra loja. E mais: maldade vem de dentro, do eu, de mim ou de você totalmente odinokis, e esse eu é criado pelo velho Bog ou Deus, e é seu grande orgulho e radóstia.

Tudo o que me deram, meus irmãos, foi um espelhinho starre de merda para olhar, e de fato eu não era mais seu jovem e bonito Narrador, mas uma visão realmente strak, a rot inchada e meus glazis todos vermelhos e meu nariz também um pouco surrado.

A questão é se uma técnica dessas pode realmente tornar um homem bom. A bondade vem de dentro [...] Bondade é algo que se escolhe. Quando um homem não pode escolher, ele deixa de ser um homem.

- O Governo não pode se preocupar mais com teorias penológicas datadas. Empilhe os criminosos juntos e veja o que acontece. Você obtém criminalidade concentrada, crime no meio do castigo. Daqui a pouco vamos precisar de todo o espaço penitenciário que temos para agressores políticos. [...] Criminosos comuns como esta patuleia medíocre [...] podem ser tratados melhor de uma forma puramente curativa. Mate o reflexo criminoso, e pronto.

O que Deus quer? Será que Deus quer bondade ou a escolha da bondade? Será que um homem que escolhe o mal é talvez melhor do que um homem que teve o bem imposto a si?

Transformar um jovem decente em uma coisa mecânica não deveria, certamente, ser encarado como triunfo para nenhum governo, a não ser aquele que se gabe de sua capacidade de repressão.

Laranja Mecânica, de Anthony Burgess


Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

6 COMENTÁRIOS

  1. Interessante como o livro parece ser contemporaneo!
    Amei os quotes =}
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rizia, o livro é muito bom! O tema continua muito atual, cabe perfeitamente na nossa sociedade; enfim, é uma leitura daquelas que todo mundo deveria fazer. ;-) Beijos!

      Excluir
  2. Gostei muito da ideia do formato da postagem,... Tem muitos trechos de livros que eu adoraria compartilhar com os leitores, e vc encontrou uma forma bem bacana de fazer isso,... Claro que o livro é sensacional tb ;)
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fabio! Ah, pois é, eu sempre anoto um monte (um monte mesmo) de trechos dos livros que leio, e aí fico naquela ansiedade de dividir com todo mundo hahaha. Quanto ao livro, nem me fala, um dos melhores que já li. =) Bjs!

      Excluir
  3. Laranja Mecânica é sensacional ♥ Como á disse um professor meu na faculdade "o livro é em si um grande quote".

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helaninha, muito sábio esse seu professor, gostei e realmente é muito verdade isso. Sabe aqueles livros que dá vontade de marcar todas as páginas, de tantos trechos incríveis... bem isso mesmo! Beijooo.

      Excluir

Me segue no Instagram!

Parceiros