5 motivos para ler Agustín Fernández Mallo | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Filme: Um Tio Quase Perfeito  Livros recebidos em abril  Resenha + Sorteio: Quer que eu desenhe? (vol.2)
Leituras de abril

5 motivos para ler Agustín Fernández Mallo

5 motivos para ler 21 de maio de 2015 Aline T.K.M. 2 COMENTÁRIOS


Agustín Fernández Mallo nasceu em La Coruña, Espanha, em 1967. Poeta e escritor, é também formado em Ciências Físicas; inclusive, foi ele quem criou o termo “pós-poética”, estabelecendo conexões entre a ciência e a literatura. (Falo disso mais adiante, ali nos motivos para ler o cara!)

Já com alguns livros de poemas publicados, foi em 2006 que publicou seu primeiro romance, Nocilla Dream, que rapidamente se tornou um êxito e foi traduzido para vários idiomas. Trata-se do primeiro volume do Projeto Nocilla, que conta com mais outros dois livros – sendo os dois primeiros já lançados no Brasil pela Companhia das Letras.

Investigador, inquieto e multifacetado são adjetivos que se encaixam perfeitamente com Fernández Mallo e seus livros. Só para vocês terem uma ideia, a trilogia Nocilla causou um importante reboliço na literatura espanhola contemporânea!

Feita esta pequena introdução, já dá para perceber que há motivos muitíssimo justos – e tentadores – para ler Agustín Fernández Mallo. Pois bem...

1. Agustín Fernández Mallo cunhou o termo “poesia pós-poética” no ano 2000, criando relações entre a literatura e as ciências. Desde pequeno começou a descobrir elementos poéticos nas ciências; para ele, a matemática e a física são poesia, e mesmo a teoria do Big-Bang traz consigo forte carga poética. Toda essa ideia de poesia pós-poética se reflete em seus poemários; a busca poética na linguagem e a investigação científica são aspectos sempre presentes em seus livros.

Capa da edição espanhola que reúne
o Projeto Nocilla em um único volume
2. Nocilla Dream, primeiro volume da trilogia ou Projeto Nocilla, foi sucesso de crítica e público. Classificado pela crítica especializada como uma regeneração da narrativa em língua espanhola, o livro – inteiramente composto por microcapítulos – foi escolhido pela crítica da revista Quimera como a quarta novela em espanhol mais importante da década.

3. Agustín Fernández Mallo foi classificado como um dos principais autores da chamada Generación Nocillatambém conhecida como Afterpop ou Generación Mutante –, cujo nome veio da própria trilogia Nocilla. A Generación Nocilla seria uma corrente literária formada por um grupo de escritores espanhóis nascidos entre 1960 e 1976, e caracterizada pela fragmentação, pelo caráter interdisciplinar e pela ênfase na saturação da cultura pop entre a juventude espanhola do início do século 21, bem como o contraste e mesmo a reunião dessa cultura pop com a dita “alta cultura”. Uma verdadeira “literatura zapping”, onde é frequente encontrar colagens e apropriações de textos alheios. Os gêneros literários são híbridos e seus autores vão contra a literatura convencional, além de criticarem o poder da imagem e dos meios de comunicação.

Contudo, é interessante pontuar que Fernández Mallo nega o termo “Generación Nocilla”. Ele nunca pediu para ser representante de algo que não passa de um termo puramente midiático e cujos conceitos impregnaram a imprensa cultural. Segundo o autor, é inegável a existência de novas correntes criativas, incluindo uma corrente literária, mas que não se pode falar de “geração” – e sim de novos pressupostos e de uma nova forma de narrar. Fernández Mallo diz que a “Generación Nocilla” não existe e nunca existiu; o que existe, de fato, é uma nova corrente de narradores unidos por uma forma diferenciada de “ler o mundo”.

4. Além de físico e escritor, Fernández Mallo já filmou uma série de curtas-metragens e tem um projeto de spoken word que une poesia, música e performance. Ah, e ele também tem uma banda em parceria com Joan Feliu Sastre, um dos integrantes do grupo musical Vacabou. Chamada Frida Laponia, a banda formada por Agustín e Joan tem um CD chamado Pacas Go Downtown, que pode ser baixado gratuitamente no site deles. (Já baixei o meu e recomendo, bom demais!)

5. Eclética e repleta de referências – clássicas, científicas e também da cultura pop –, a trilogia Nocilla traz um importante teor poético unido a algo de jornalístico, de documental que, segundo o próprio Fernández Mallo, só foi possível graças ao fato de ser poeta. Um verdadeiro mosaico pós-moderno de histórias, personagens, ficção e realidade; foi dito – e com toda razão! – que a trilogia Nocilla deu uma boa sacudida e mudou o rumo da literatura espanhola contemporânea. Certamente uma leitura diferente de tudo o que estamos acostumados (isso eu garanto!).

BÔNUS! Com o livro El hacedor (de Borges), Remake Fernández Mallo traz um novo gênero chamado por ele de “remake literário”. Como uma homenagem a Jorge Luis Borges, o livro apresenta o esqueleto da obra original acompanhado por um narrador que reconstrói o escritor argentino de forma bastante atual: através de links da internet, vídeos do YouTube, cultura pop, reinterpretações e subjetividades.

No livro de Fernández Mallo, há a repetição da estrutura e dos títulos do original, mas sem que exista qualquer tipo de plágio ali. Ainda assim, a viúva de Borges, María Kodama, não gostou nada da homenagem e conseguiu fazer com que o livro fosse retirado das lojas meses após seu lançamento, em 2011. Segundo ela, o livro seria desrespeitoso e pouco honesto por ter sido publicado sem pedir permissão nem pagar os direitos que lhe seriam correspondentes. Vários escritores, jornalistas e críticos apoiaram Fernández Mallo e manifestaram repulsa perante a retirada forçada dos exemplares das livrarias.

PRINCIPAIS OBRAS:
Romance
Nocilla Dream (2006)
Nocilla Experience (2008)
Nocilla Lab (2009) – não publicado no Brasil
El hacedor (de Borges), Remake (2011) – não publicado no Brasil
Limbo (2014) – não publicado no Brasil

Poesia
Yo siempre regreso a los pezones y al punto 7 del Tractatus (2001) – não publicado no Brasil
Creta, lateral travelling (2004) – não publicado no Brasil
Joan Fontaine Odisea (mi deconstrucción) (2005) – não publicado no Brasil
Antibiótico (2006) – não publicado no Brasil
Carne de píxel (2008) – não publicado no Brasil

Ensaio
Postpoesía. Hacia un nuevo paradigma (2009) – não publicado no Brasil

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

2 COMENTÁRIOS

  1. Não conhecia a obra do autor, parece ótima, vou procurar saber mais ainda.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li os dois primeiros volumes da trilogia Nocilla (aguardando ansiosamente pelo terceiro) e achei sensacionais. Na verdade, não dá nem para comparar ou tentar explicar como são os livros dessa trilogia, são bem diferentes mesmo, tanto na estrutura quanto nas próprias histórias que eles trazem. Recomendo muito, muito mesmo. Mas é bem do tipo que ou agrada em cheio ou causa repulsa no leitor; em todo caso, vale a pena conhecer! Beijos!

      Excluir

Segue @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros