3 motivos para ver “Frida y Diego” | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Leituras de outubro: 4 ótimos livros (ou quase!)  Resenha da HQ: A Diferença Invisível, de Julie Dachez e Mademoiselle Caroline  Resenha: As Primeiras Quinze Vidas de Harry August
Leituras de abril

3 motivos para ver “Frida y Diego”

3 motivos para ver 26 de novembro de 2014 Aline T.K.M. 10 COMENTÁRIOS


Logo no início de novembro fui conferir a peça "Frida y Diego", em cartaz desde outubro no Teatro Raul Cortez (São Paulo), que retrata o relacionamento turbulento do casal de pintores mexicanos Frida Kahlo e Diego Rivera.

Dirigida por Eduardo Figueiredo e com texto de Maria Adelaide Amaral (após 10 anos sem estrear um texto no teatro), a peça traz Leona Cavalli como Frida Kahlo e José Rubens Chachá no papel de Diego Rivera.

Bom, como grande fã da pessoa e do trabalho de Frida Kahlo, não podia deixar de vir aqui contar para vocês 3 motivos para conferir a peça o quanto antes...

1. O espetáculo adentra o cotidiano do relacionamento de Frida e Diego. Vemos toda a paixão, cumplicidade e o amor incondicional, mas também detalhes das traições e discussões cheias de mágoa. É DR que não acaba mais! Acompanhamos também como os acontecimentos profissionais e aspectos ligados à política (ambos eram comunistas) influenciaram e afetaram a vida do casal. Ainda que a peça seja completamente focada na relação Frida-Diego, confesso que senti um pouco falta de outros personagens e situações, uma vez que os únicos personagens são mesmo o casal de pintores, mas isso não chegou a me fazer curtir menos o espetáculo. E tem mais: prepare-se para ver a – quase mítica – cena em que Frida comparece acamada a sua primeira exposição individual no México!

2. A peça agrada aos olhos e aos ouvidos! A trilha sonora é toda feita ao vivo, o que enriquece ainda mais o espetáculo. Na parte visual, projeções foram amplamente utilizadas, tanto para situar o espectador quanto às datas e locais, como também para exibir várias das obras dos dois pintores. Também, ainda no visual, vale a pena mencionar a caracterização dos atores: o figurino chama a atenção pelos detalhes – reparem nas botas de Frida!

3. Para quem é fã ou pelo menos já conhece um pouco da trajetória de Frida Kahlo, é lindo ouvir serem ditas no palco frases que um dia saíram da boca da própria pintora. Se você já leu alguma biografia de Frida certamente reconhecerá várias dessas frases e, inclusive, o poema que ela dedicou a Diego – emocionante!

BÔNUS! O trabalho dos atores é digno de atenção! A atuação é bastante justa e a dupla de atores consegue passar para o espectador a carga imensa de sentimentos – positivos e negativos – que permeou a relação de Frida e Diego. A plateia entra em ebulição junto com o casal e isso é incrível.

Aliás, preciso comentar que a sessão a que assisti foi especial, pois era aniversário da atriz que interpreta Frida Kahlo (Leona Cavalli) e, ao final da apresentação, ela ganhou no palco um bolo decorado com a cara de uma Fridinha – tipo aquelas carinhas ilustradas da Frida que parecem bonequinhas, sabe?! Quis muito um bolo daquele para mim! #aloka

SINOPSE E MAIS INFORMAÇÕES
SINOPSE: Tudo começa em 1940, no momento em que Frida e Diego reatam o casamento após um ano de separação. A partir de então, sucede-se uma série de flashbacks, mostrando momentos e detalhes importantes da vida do casal até 1953, um ano antes da morte de Frida. O espetáculo revela a conturbada relação do casal de pintores, as infidelidades, as separações e reconciliações, a personalidade marcante de ambos, suas crenças artísticas e políticas; tudo isso enquanto Frida tinha seu trabalho cada vez mais reconhecido e sua saúde se tornava cada vez mais delicada.



“Frida y Diego”
Em cartaz até 14 de dezembro de 2014
Apresentações de sexta a domingo
Duração: 90 minutos
Onde: Teatro Raul Cortez – Rua Doutor Plínio Barreto, 285, Bela Vista, São Paulo
Mais informações: (11) 3254-1631 / 3254-1632 ou AQUI

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

10 COMENTÁRIOS

  1. Achei incrível essa dica
    Não conhecia,mas fiquei morrendo de vontade de ver, pois adoro Frida!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os atores são muito bons e a peça é ótima, vale a pena. Mas é interessante ter em mente que não é sobre a vida da Frida, e sim sobre o relacionamento entre ela e o Diego. Se você puder ir assistir, recomendo sim! ^^ Beijos!

      Excluir
  2. Adorei saber mais não tinha visto nada a respeito flor"""Gostei super a fim de ver.
    Aaah
    Seus números: 09,24,41.
    Boa Sorte!
    Bjoos
    http://meninadivadamodaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A peça é muito boa, ainda mais para quem é fã da Frida e/ou do Diego. ^^ Bjs e tomara que eu tenha mesmo sorte nesse sorteio do blog.

      Excluir
  3. O contato da boleira, responsável pelo Bolo com a carinha de Frida é:
    https://www.facebook.com/renatinha.vieira.14?fref=ts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, por essa eu não esperava!!! Obrigada por me passar! =)

      Excluir
  4. Nossa lindona essa dica é ótima!!
    Sempre vemos por ai dica de filme ,livros mas peça eu nunca vi..
    Adorei.
    Aproveitando convido para conhecer meu blog e tbm avisar que está rolando sorteio :)

    Beziquinhos docess..
    Tricotando a Vida | Fanpage Blog | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Sabe, é a primeira vez que dou dica de peça - vou menos ao teatro do que gostaria -, e essa eu recomendo mesmo, bem boa, mas sou suspeita para falar porque amo tudo o que tenha a ver com Frida Kahlo. =P Beijo!

      Excluir
  5. Olha só que bacana. Uma peça sobre o relacionamento dos dois, parece muito legal. Gosto das atuações da Leona, boa escolha para fazer Frida.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, gostei bastante, até porque foge um pouco daquele formato "biografia", o tempo não é todo linear. E nossa, gostei demais da Leona, nunca havia assistido nada com ela antes. =)

      Excluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros