A pequena cozinha em Paris [Rachel Khoo] | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Fala Sério, Mãe! – Larissa Manoela e elenco falam sobre o filme  Leituras de outubro: 4 ótimos livros (ou quase!)  Resenha da HQ: A Diferença Invisível, de Julie Dachez e Mademoiselle Caroline
Leituras de abril

A pequena cozinha em Paris [Rachel Khoo]

À la française 15 de outubro de 2014 Aline T.K.M. 10 COMENTÁRIOS


Receitas francesas clássicas com uma abordagem simples e original; este é o subtítulo de A pequena cozinha em Paris. Ouso afirmar, pois, que o livro é muito mais que um mero apanhado de receitas.



Divididos por contexto, os pratos não se limitam à fórmula entrada + prato principal + sobremesa. Aqui encontramos desde a cozinha de todo dia até os piqueniques de verão (tão comuns entre os parisienses), passando, claro, pelos aperitivos (o apéro, tradição francesíssima cujas origens estão lá nos idos do século XIX). Cada um desses capítulos – ou contextos – começa com uma pequena introdução que o relaciona aos hábitos franceses e ao olhar de Rachel sobre o – charmosíssimo – país. Também as receitas, cada uma delas, contam com um pequeno parágrafo explicando do que se trata o prato em questão.




Que os franceses sabem apreciar a boa comida, e também o momento da refeição, não é segredo algum. Agora, é certo também que muita gente associa a cozinha francesa a preparações complicadas, repletas de detalhes. A pequena cozinha em Paris mostra que dá, sim, para se aventurar na culinária francesa e preparar pratos deliciosos de forma mais simples, graças à interpretação original da (lindinha!) Rachel Khoo. Ela ainda dá dicas de como substituir alguns ingredientes, caso eles não sejam facilmente encontrados – receita fácil é bom; receita fácil e flexível é melhor ainda!



Mont blanc, uma das minhas sobremesas favoritas!

Ratatouille, gratin dauphinois, moules marinières (mexilhões com vinho branco, um dos meus pratos favoritos da vida!), millefeuille aux pommes. O charme não reside apenas nos nomes franceses com que os pratos nos são apresentados, mas também nas fotos, lindíssimas e com uma pegada mais rústica, aquela coisa bem “madeira e toalha quadriculada”. Encantador! E não é só isso: o livro é repleto de fotos da própria Rachel cozinhando, num piquenique entre amigos, ou ainda posando com uma Paris charmosa de pano de fundo.





Para completar, a autora ainda acrescenta alguns fundamentos – bases da culinária francesa – e uma listinha de endereços gourmet frequentados por ela em Paris (incluindo restaurante, boulangerie, loja de vinho e chocolate) e que não figuram entre as atrações turísticas da cidade. São aqueles pequenos lugares de bairro que a gente se sente sortuda de conhecer e não perde uma oportunidade de indicar a um amigo.




A pequena cozinha em Paris é aquele livro essencial para os que gostam de se meter entre panelas e fogão. E é também – e especialmente – recomendadíssimo para quem aprecia o art de vivre francês.




Sobre Rachel Khoo: nascida e criada na Inglaterra por mãe austríaca e pai sino-malaio, mudou-se para Paris movida por sua paixão pela pâtisserie francesa. Lá, estudou na Le Cordon Bleu. Entre workshops e buffets, Rachel ainda apresenta programas de TV – A pequena cozinha em Paris é o nome de um de seus programas – e tem uma coluna de receitas no London Evening Standard. Dica: além de visitar o site oficial da Rachel Khoo, deem uma passeada pelo Instagram dela, adorável e delicioso.




LEIA PORQUE...
Unindo cozinha francesa descomplicada e fotos encantadoras, o livro é perfeito para quem mora sozinho ou em casal: as receitas inspiram e quebram qualquer monotonia na cozinha!

DA EXPERIÊNCIA...
Adoro a comida e a cultura francesas. (Aliás, adoro comida, ponto. E adoro provar novos sabores.) A pequena cozinha em Paris foi um prato cheio, literalmente, e me deixou um tantinho nostálgica, com saudade do ano que morei na França.

FEZ PENSAR EM...
Parc des Buttes-Chaumont! Parque preferido da Rachel Khoo, este é também um dos lugares de que mais gostei nas minhas idas a Paris; na realidade, ele tem um significado literário especial para mim, pois aparece como cenário de um dos meus livros preferidos, do qual cansei de falar aqui no blog: A libélula dos seus oito anos. Para quem não lembra, fiz um post dedicado a esse parque, que vocês podem (re)ler AQUI.

QUANTO VALE?



Título: A pequena cozinha em Paris – receitas francesas clássicas com uma abordagem simples e original
Título original: The Little Paris Kitchen – French recipes with a fresh and simple approach
Autor(a): Rachel Khoo
Fotos: David Loftus
Ilustrações: Rachel Khoo
Tradução: Adalgisa Campos da Silva
Editora: Intrínseca
Edição: 2014
Ano da obra: 2012
Páginas: 288
Onde comprar: Fnac | Submarino | Amazon (livro físico) | Amazon (edição Kindle)

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

10 COMENTÁRIOS

  1. Adorei , quero muito este Livro .

    http://gabbyteensilva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena tê-lo! Tenta dar uma olhada nele na livraria mesmo, você vai se apaixonar de cara. ^^

      Excluir
  2. Que gordices!!!
    Adorei e quero tb!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. É um livro que vale a pena para quem gosta de culinária. Vale a pena comprar porque as fotos são incríveis e ele parece ser de um bom material, sem falar nas receitas que até me deram água na boca. Gostei muito da sua resenha e iria gostar mais ainda de degustar os pratos, HAHAHAHA!
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena mesmo! As fotos são lindas (especialmente as da própria Rachel), e para quem curte a França, é um prato cheio. =)

      Excluir
  4. Tu já assistiu algum vídeo da Uiara Araújo? O Le Plat du Jour. Adoro o canal dela é totalmente francês, uma delícia.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helana! Poxa, não conhecia, mas acabei de entrar no blog dela e me apaixonei pelos vídeos! Já me inscrevi no canal até! =) Valeu pela dica, amei! Um super bjo!

      Excluir
  5. AMO Cozinhar, mas não tenho livros de cozinha... e aquelas revistinhas, que eu tenho, não utilizo.
    Sempre que quero fazer alguma receita, dou um google e pronto!

    Adoro o programa dela, mas nunca me arrisquei nas receitas... raramente acho todos os ingredientes aqui em Aracaju.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não tenho livros de cozinha, fora esse e um outro de Nutella. Mas adoro testar, principalmente doces, apesar de nem sempre ficarem comíveis haha. Aí sabe o que eu comecei a fazer? Peguei as receitas que mais me interessavam nessas revistinhas (eu tinha várias, era uma bagunça) e também quando vejo alguma na internet, eu copio num arquivo de bloco de notas e armazeno tudo numa pasta de receitas no pc. Aí eu classifico as receitas por tipo de comida (bolo, torta, etc). E aí tenho tipo de um arquivo de receitas no computador. =)

      Excluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros