5 motivos para ler Jennifer Egan | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
3 motivos para ver Descendentes 2, o novo filme do Disney Channel  Resenha: Civilizações – A Fonte: dois mundos, uma jornada, de Wallace Horta  Making of O Reino Gelado – Fogo e Gelo: com Larissa Manoela, João Guilherme, João Côrtes e Lipe Volpato
Leituras de abril

5 motivos para ler Jennifer Egan

5 motivos para ler 18 de julho de 2014 Aline T.K.M. 14 COMENTÁRIOS

Jennifer Egan

Jennifer Egan nasceu em Chicago em 1962, e foi criada em São Francisco. Formou-se em Literatura pela Universidade da Pensilvânia; depois de graduada, passou dois anos na St. John’s College, em Cambridge, Inglaterra, período durante o qual aproveitou para viajar pela Europa.

De volta aos EUA e instalada em Nova York, Jennifer se sustentava fazendo bicos enquanto se dedicava à escrita. Teve, então, seus contos publicados em revistas literárias de prestígio. Depois vieram os romances e, ao mesmo tempo, Egan contribuía como jornalista para a New York Times. Em 2002, ganhou o Carroll Kowal Journalism Award por uma matéria de capa sobre crianças carentes, e em 2009 foi premiada por um artigo acerca de crianças bipolares.

Se você ainda não leu Jennifer Egan, garanto que se animará após conhecer estes 5 motivos para mergulhar nos livros da autora – uma das mais interessantes da literatura norte-americana atual.

A Visita Cruel do Tempo, vencedor do
Pulitzer 2011 na categoria ficção
1. Suas tramas frequentemente apresentam críticas ao mundo das aparências, além de denunciar a superficialidade dos tempos atuais, o banal e os excessos. A ameaça representada pelos avanços tecnológicos – desde o distanciamento e a manipulação da arte à extinção da privacidade – também é questão recorrente em seus livros. Tudo isso enquanto articula os mais diversos personagens, muitos deles outsiders e problemáticos.

2. Em 2012, Jennifer Egan escreveu o conto "Caixa Preta"; estruturado em tuítes, foi veiculado no perfil da revista New Yorker, sendo posteriormente publicado na edição especial de ficção científica da revista. A editora Intrínseca também reproduziu a tradução do conto no Twitter, além de disponibilizá-lo em e-book.

3. Com características de “alta literatura”, seus livros não raro fazem referência a obras relevantes da literatura mundial. Mas Egan também inclui outras tantas referências à cultura pop, fazendo o que eu chamaria de um mix completo e interessantíssimo.

4. A Visita Cruel do Tempo rendeu à autora o Pulitzer na categoria ficção, em 2011. Além disso, teve seus contos publicados em revistas como The New Yorker, Harper’s e Granta, e colabora com frequência para veículos importantes, como a revista New York Times. Ainda, em 2011, Jennifer Egan foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time.

5. O livro Uma História a Três (título original: The Invisible Circus), publicado no Brasil pela editora Record, foi adaptado para o cinema em 2001. O filme homônimo tem direção de Adam Brooks (“Três Vezes Amor”) e traz uma Cameron Diaz bastante jovem no elenco.

BÔNUS! Quando perguntada sobre qual música Jennifer gostaria que fosse tocada em seu funeral, a resposta não poderia ter sido mais interessante: The Passenger, do Iggy Pop.

PRINCIPAIS OBRAS:
Emerald City and Other Stories (1993) – não lançado no Brasil
Uma História a Três (1995)
Olhe Para Mim (2001)
O Torreão (2006)
A Visita Cruel do Tempo (2010)

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

14 COMENTÁRIOS

  1. Oie!
    Já li da autora o livro A Visita Cruel do Tempo, e é maravilhoso! Gostei demais, achei totalmente diferente de tudo que já tinha lido, e não sabia que ela tinha outros livros publicados. Irei ler!

    Beijos ^-^
    http://poesiadestilada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Visita Cruel do Tempo é mesmo um livro e tanto, gostei muito também. Quando puder, leia Olhe Para Mim, é muito bom também, vale a pena. =)

      Excluir
  2. Ownt, acredita que não conhecia a autora?
    Mas vou procurar algum livro dela para ler, é sempre bom inovar os autores, não é mesmo? rsrsr

    Beijos!
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/2014/07/resenha-louca-por-voce.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?! Nossa, corre para ler algo dela então, os livros que li são ótimos, acredite. Recomendo especialmente A Visita Cruel do Tempo.

      Excluir
  3. Nossa não conhecia essa autora, mas ao ler seu post fiquei interessadíssima em ler algo dela!
    Beijos,

    Amanda
    Divã Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, procura por A Visita Cruel do Tempo; tenho certeza que só a sinopse já vai te deixar um tanto curiosa. =)

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Adorei conhecer a autora, fiquei interessada em ler os livros dela.
    Já li o primeiro capítulo de A Visita Cruel do Tempo e desde então está na minha lista de leituras.
    Beijos!
    http://borboletasliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim A Visita Cruel do Tempo, o livro é genial, garanto. Beijos!

      Excluir
  5. Como que eu ainda não conhecia essa autora? Preciso ler algo dela pra ontem.

    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, procura algo dela para ler! E tenho que concordar com você, precisa para ontem mesmo, já que os livros dela são sensacionais. =)

      Excluir
  6. Que legalll! Nãoa conhecia aindaaa, fiuei bem curiosa p conhecer uma obra dela!!
    Bjos!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim; até agora tem 3 livros dela editados no Brasil. Deles, li dois e achei sensacionais. Comece por A Visita Cruel do Tempo, com certeza vai adorar. ^^

      Excluir
  7. Tô com o Torreão na estante só esperando um bom momento e vibe pra lê-lo. Tem algo na Jennifer que me chama a atenção, não sei o que é (rs), já que não li nada ainda. Espero ler em breve e descobrir! - e quem sabe levar A Visita Cruel pra casa tbm :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Torreão é justamente o que falta para eu ler! Recomendo muito A Visita Cruel do Tempo, se puder leia sim!

      Excluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros