Dia do Trabalho = Livro + Filme | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Filme: Um Tio Quase Perfeito  Livros recebidos em abril  Resenha + Sorteio: Quer que eu desenhe? (vol.2)
Leituras de abril

Dia do Trabalho = Livro + Filme

À la française 29 de abril de 2012 Aline T.K.M. 4 COMENTÁRIOS

1º de maio, Dia do Trabalho... Nada melhor que a duplinha livro + filme sobre uma profissão (e um universo), digamos, interessante. Explico melhor...

Apesar de ambos, livro e filme, não se tratarem de lançamentos (e nem é este o intuito dos posts “livro + filme”), achei bem válido mostrá-los aqui. Basicamente, foram dois os motivos pelos quais escolhi o livro $ 29,99 (cuja adaptação cinematográfica é intitulada 99 Francos) para este post:

1. Tenho muita vontade de ler e descobrir mais sobre o autor (nunca li nada dele) e sobre a literatura francesa contemporânea.
2. Sou formada em Publicidade e Propaganda, e a proposta – tanto do livro quanto do filme – me parece genial. A desconstrução da imagem de glamour da publicidade e os infortúnios pessoais do protagonista (que parecem regados com uma deliciosa dose de ironia) possivelmente rendem um pacote “diversão + reflexão” por umas boas horas.

E acrescento aí mais um motivo em relação ao filme:
3. Sou fã do cinema francês.

LIVRO: $ 29,99, de Frédéric Beigbeder, ed. Record.
Sinopse: Uma parábola sobre a propaganda, seus súditos e profissionais, entre eles o próprio autor*.

Octave é um publicitário famoso, com um salário invejável e capaz de atrair ainda mais dinheiro, mulheres e cocaína em quantidades suficientes para torná-lo uma espécie de super-homem.

Mas, na verdade, logo o leitor descobre que Octave está mais para morto do que vivo, é infeliz, insatisfeito e nem todo o aparente glamour de sua vida o impede de ser um eterno nostálgico, noite e dia suspirando pela mulher que o deixou.

*Frédéric Beigbeder trabalhou em algumas grandes agências de publicidade, a Young & Rubicam de Paris foi uma delas.
FILME: 99 FRANCOS (99 Francs, de Jan Kounen, França, 2007.)
Sinopse: O mundo da publicidade pode ser maravilhoso, mas também pode destruir. Octave é publicitário de uma agência famosa e tem acesso fácil a drogas, mulheres e dinheiro. A vida dele muda totalmente quando conhece Sophie, depois do fracasso de uma campanha que ele fez para uma empresa importante.

Uma sátira cômico-dramática do mundo publicitário.


Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

4 COMENTÁRIOS

  1. Adoro as dicas de livros diferentes que você dá aqui no blog. Assim como o Cordeluna que postei e falei sobre as maravilhas que achamos nos livros mais "não comentados", acho que é o mesmo caso desse. Adorei a capa dele, suuuper diferente e criativa, e o trailer é muito bom tbm. Também adoro esse sotaque francês *-* hihi.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar desse livro e nem do filme e adorei a dica.
    A sinopse me chamou bastante atenção.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica! Nunca havia ouvido falar do livro nem do filme!! ^^
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas. Realmente, dicas bem diferentes! Vou anotar aqui. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir

Segue @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros