Resposta Certa [David Nicholls] | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Filme: Um Tio Quase Perfeito  Livros recebidos em abril  Resenha + Sorteio: Quer que eu desenhe? (vol.2)
Leituras de abril

Resposta Certa [David Nicholls]

Anos 80 10 de fevereiro de 2012 Aline T.K.M. 7 COMENTÁRIOS

Primeiramente, aviso que li a edição portuguesa do livro, intitulada Uma Questão de Atração. Este foi o primeiro livro do David Nicholls, mas começou a ganhar a atenção das editoras estrangeiras somente após o sucesso estrondoso de Um Dia. Ele ainda não foi lançado no Brasil, porém vi que ele está entre os lançamentos de 2012 da Intrínseca. Atualizando: ele já foi lançado no Brasil e aproveitei para atualizar o post com a capa e o título brasileiros.

Década de 80. Brian Jackson é o típico nerd, além de ser fã de Kate Bush e de gostar de jogar Scrabble. Ao ingressar na universidade, em meio a todas as mudanças que isso acarreta em sua vida, ele se depara com a possibilidade de participar do Desafio Universitário*, um famoso concurso de TV (uma espécie de disputa entre universidades, em que seus alunos mais brilhantes devem responder a questões dos mais variados tipos). Mas não é só isso. Brian apaixona-se por Alice Harbinson, aspirante a atriz e bastante disputada entre os garotos da faculdade. Apesar dos obstáculos, Brian tentará de tudo para conquistá-la.

*University Challenge, concurso televisivo muito célebre na Inglaterra nos anos 80.

Como prometem os testemunhos na capa e contracapa portuguesas, o livro é realmente hilário e difícil de largar antes de chegar ao fim. E isto se deve, em minha opinião, não somente ao enredo em si, mas aos personagens. Estes são realmente peculiares!

Capa portuguesa
A narrativa é muito fluida, é o tipo de leitura em que a gente não vê as horas passarem enquanto lê. Repleto de situações cômicas, Resposta Certa pode até não ser um livro inesquecível, mas vai certamente divertir. Acredito que o fato de Nicholls escrever também para TV e cinema faz com que sua narrativa tenha ritmo e que seus personagens sejam naturalmente marcantes.

Não posso não falar do protagonista, Brian Jackson. Céus, acho que nunca me deparei com um personagem tão deslocado e desajeitado como ele! É o tipo de garoto que sempre mete os pés pelas mãos, que fala as coisas erradas nas horas mais erradas ainda. Enfim, vi nele uma enorme falta de senso de oportunidade. Inclusive, foram vários os momentos em que o personagem me fez sentir “vergonha alheia” – e este não é um sentimento tão frequente em mim, quando se trata de livros. Porém por vezes é possível compreender esse jeito do personagem. E adiciono que o achei até fofo em alguns momentos.
Garoto Nota 10 tem roteiro
do próprio David Nicholls
Quanto aos demais personagens, no geral são bem caracterizados (diria até caricatos, o que deixa tudo mais engraçado) e explorados na história. Merece destaque a personagem Rebecca Epstein, toda rebelde e politizada. Já Alice, bom, ela é a típica vadia, sem mais.

Detalhe interessante: no início de cada capítulo tem uma “pergunta e resposta” no estilo do que seria o Desafio. E o interessante é que, de alguma forma, essa pergunta tem qualquer relação com o respectivo capítulo.

A comparação com Um Dia é inevitável, até porque foi o primeiro livro do autor que a maioria (senão todo mundo) leu. E, claro, Um Dia é um livro e tanto. Resposta Certa não envolve tanto o leitor quanto Um Dia, mas também é uma ótima leitura. Sugiro não colocar altas expectativas, mas ainda assim recomendo fortemente o livro.

Curiosidade: existe um filme baseado no livro, cujo roteiro foi escrito pelo próprio David Nicholls. O filme, de 2006, leva o mesmo título do livro (no Brasil chama-se Garoto Nota 10) e a direção é de Tom Vaughan.

Título: Resposta Certa
Título original: Starter for Ten
Autor(a): David Nicholls
Editora: Intrínseca
Edição: 2012
Ano da obra: 2003
Páginas: 352

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

7 COMENTÁRIOS

  1. Oi Aline!
    Fiquei com muita vontade de ler depois da tua resenha, mas vou esperar o lançamento no Brasil pela Intrínseca!
    Adoro livros que, mesmo sendo romances, não deixam o humor de lado e fazem a gente virar as páginas sem sentir! Acredito realmente que, assim como tu, vou gostar do livro, ainda mais pelo personagem Brian! Imagino aquela sensação vergonha alheia - total sem noção hehehehe!
    Ahh, gostei da capa tbm!
    Já anotei aqui a sugestão!
    Bjos e bom fim de semana!
    Débora
    Introducing you a Book

    ResponderExcluir
  2. Ótima dica!! Assim que li a sinopse, me apaixonei pelo livro.
    Queria muito que já tivessem lançado.
    Acho um máximo essas histórias que envolvem romance-confusões-situações cômicas. Além de ter um personagem completamente sem noção. haha :)
    É mais um pra lista! :D

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  3. A capa é atrativa, porém, eu acredito que não leria.

    Beijos
    Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  4. Sou louca pra ler Um Dia e se tiver uma oportunidade de ler qualquer coisa desse autor eu agarro e vou fundo! Só vi criticas positivas em relação a ele.

    ResponderExcluir
  5. Juro que a primeira coisa que pensei ao ver a capa, antes de ler a resenha, foi: como essa capa é parecida com a de Um Dia! Dai que vi que era o mesmo autor hahaha
    Eu AMEI um dia e pela sua descrição esse livro parece ótimo. Adorei o fato de o personagem ser como você disse, apesar de eu sempre ter esse sentimento de vergonha alheia, me sinto muito como o personagem hahaha
    Amei a resenha, sério. Parabéns!


    Beijoss
    Thaís - Berchim e etc

    ResponderExcluir
  6. Eu ganhei "UM DIA" de presente.. E nem li ainda.
    Sabe que curti a capa do livro Uma questão de atração?
    Sua resenha me deixou com vontade de ler ele! Gosto de personagens desastrosos.

    ResponderExcluir
  7. Um Dia entrou na minha lista de favoritos e, por causa dele, quero ler tudo que o David escrever.

    Vou tentar não comparar quando for ler esse.

    Beijos

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir

Segue @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros