‘Obsessão’: Isabelle Huppert e Chloë Grace Moretz juntas, mas em suspense morno | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Duplo Eu  Resenha: Confissões do Crematório, de Caitlin Doughty  Resenha: O Cemitério, de Stephen King
Semana do Consumidor Amazon | Livros

‘Obsessão’: Isabelle Huppert e Chloë Grace Moretz juntas, mas em suspense morno

Cinema dos EUA 12 de junho de 2019 Aline T.K.M. Nenhum comentário

Obsessão: Isabelle Huppert e Chloë Grace Moretz juntas, mas em suspense morno | Cinema

Uma bolsa esquecida, uma senhora gentil demais, planos obscuros por trás de uma amizade cada vez mais próxima. A premissa de Obsessão é, a princípio, animadora.

O filme, dirigido por Neil Jordan, traz a grandiosa Isabelle Huppert (A Professora de Piano, Elle, As Falsas Confidências, A Câmera de Claire) e a ótima Chloë Grace Moretz (Carrie: A Estranha, O Mau Exemplo de Cameron Post) no elenco, além de Maika Monroe (Corrente do Mal), e estreia esta semana nos cinemas.

Obsessão: Isabelle Huppert e Chloë Grace Moretz juntas, mas em suspense morno | Cinema

No longa, a jovem Frances (Chloë Grace Moretz) conhece Greta (Isabelle Huppert), uma viúva solitária, quando vai à casa dela para devolver uma bolsa esquecida no metrô. Conforme vão se tornando amigas, Frances, que perdeu a mãe recentemente, descobre que a simpática senhora esconde uma personalidade um tanto doentia e planeja um fim macabro para ela. Bem que sua melhor amiga Erica (Maika Monroe) havia avisado que as intenções de Greta poderiam não ser lá muito boas...

Obsessão: Isabelle Huppert e Chloë Grace Moretz juntas, mas em suspense morno | Cinema

Se a primeira metade do filme se revela fraquinha e previsível até demais, as coisas começam a melhorar e ganhar corpo na segunda parte, mas ainda assim não é o suficiente para fazer de Obsessão o filmaço que a gente espera – pelo menos eu esperei – quando vê o trailer ou lê a sinopse.

A tensão parece acontecer, em sua maior parte, por conta da ambientação – a casa mal iluminada de Greta, localizada em uma espécie de beco sem saída, o metrônomo sobre o piano, os retratos de tempos passados – e da própria figura de Greta, mas, embora constante, não foge daquele velho “mais do mesmo” a que estamos já habituados. A garota que ficou órfã recentemente, a senhora carente e obsessiva, revelações sombrias.

Obsessão: Isabelle Huppert e Chloë Grace Moretz juntas, mas em suspense morno | Cinema

Entretanto, há algo realmente impecável no filme: o elenco. Isabelle Huppert e Chloë Grace Moretz seguram o filme e fazem com que suas personagens ganhem mais dimensões, muito embora o próprio roteiro insista em achatá-las.

A Greta de Huppert é perturbadora por si só; os movimentos às vezes quase mecânicos, a afetação tímida na voz, a intimidade forçada por meio de gestos e palavras inadequados, o andar nas pontas dos pés, a delicadeza capaz de torná-la invisível.

Obsessão: Isabelle Huppert e Chloë Grace Moretz juntas, mas em suspense morno | Cinema

Mas, de fato, conhecemos quase nada de Frances e Greta, e o pouco que conhecemos parece meio enlatado, formado por estereótipos de filmes de suspense. O passado da própria Greta não convence totalmente e muitas questões são deixadas em aberto. O que a gente observa, no fim das contas, são duas atrizes estupendas e mal aproveitadas em um longa que podia ter tudo para se destacar, mas que apenas entretém.

Obsessão não é um filme ruim. Diria que é bom, e apenas isso. O problema está nas promessas que o trailer tem o poder de fazer aos espectadores desavisados. No mais, é um filme que não combina com expectativas muito elevadas, mas que vale conferir pelas atuações de qualidade.

TRAILER E INFOS




Obsessão (Greta) – 97 min.
EUA, Irlanda | 2018
Direção: Neil Jordan
Roteiro: Ray Wright, Neil Jordan
Elenco: Chloë Grace Moretz, Isabelle Huppert, Maika Monroe, Stephen Rea, Zawe Ashton, Jessica Preddy, Colm Feore, Thaddeus Daniels, Raven Dauda

Estreia: 13 de junho

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 9 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Editoras Parceiras