Filme “As Falsas Confidências”: mix de teatro e cinema em trama de mentiras e desencontros | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Civilizações – A Fonte: dois mundos, uma jornada, de Wallace Horta  Making of O Reino Gelado – Fogo e Gelo: com Larissa Manoela, João Guilherme, João Côrtes e Lipe Volpato  O Reino Gelado – Fogo e Gelo: pré-estreia com Larissa Manoela, João Guilherme, João Côrtes e Lipe Volpato | 3 motivos para ver o filme
Leituras de abril

Filme “As Falsas Confidências”: mix de teatro e cinema em trama de mentiras e desencontros

Clássicos 13 de abril de 2017 Aline T.K.M. Nenhum comentário

No cinema: As Falsas Confidências, filme de Luc Bondy, com Isabelle Huppert e Louis Garrel

Sabe aquelas histórias de desencontros amorosos, em que uma pessoa fica sabendo que outra está interessada nela, mas essa outra não se declara, e aí entram “terceiras” pessoas na jogada, e por aí vai?

É mais ou menos este o lance em As Falsas Confidências, o último filme do suíço Luc Bondy (1948-2015) que estreia esta semana nos cinemas. Ah, é com Isabelle Huppert e Louis Garrel nos papéis principais!

E tem mais um detalhe nessa história... Aqui, as mentiras e trapaças rolam soltas, tudo em nome dos interesses individuais.

No cinema: As Falsas Confidências, filme de Luc Bondy, com Isabelle Huppert e Louis Garrel

Baseado na peça clássica homônima de Marivaux, o filme apresenta o jovem Dorante (Louis Garrel), que é contratado para ser o secretário particular de Araminte, uma atriz viúva e muito rica. A mãe dela, no entanto, quer que ela se case com o Conde Dorimont (Jean-Pierre Malo), de forma a evitar uma disputa judicial com ele por um pedaço de terra.

Quebrado, Dorante tem em Araminte o objeto de sua paixão secreta – e também a solução para seus problemas financeiros. Resta a ele, com a ajuda do criado Dubois (Yves Jacques), fazer com que a viúva se apaixone. O que ele não imaginava é que também conquistaria a afeição de uma funcionária da casa, a senhorita Marton (Manon Combes). A confusão está armada.

No cinema: As Falsas Confidências, filme de Luc Bondy, com Isabelle Huppert e Louis Garrel

Lançado originalmente para TV no exterior, o filme tem ritmo ágil desde o início, mas vez ou outra dá uma certa desacelerada. Claro que ter a maravilhosa Isabelle Huppert e o muso – além de ótimo ator e diretor – Louis Garrel contribui para dar "sustância" ao longa. Também gostei muito de Yves Jacques como o inteligente Dubois, e Bulle Ogier atrai as atenções no papel da Madame Argan, mãe de Araminte.

No cinema: As Falsas Confidências, filme de Luc Bondy, com Isabelle Huppert e Louis Garrel

Olha, não tem como não falar sobre a concepção do filme. Na realidade, ele é baseado na adaptação teatral produzida pelo próprio Luc Bondy do clássico de Marivaux. E não é só isso. O filme foi rodado justamente enquanto a peça estava em cartaz, em 2014, nas dependências do Teatro Odéon (Théâtre de l'Odéon), em Paris – aliás, o elenco era o mesmo. De dia, o filme era gravado; à noite, a peça tinha lugar no palco do teatro que servia de locação para o longa.

No cinema: As Falsas Confidências, filme de Luc Bondy, com Isabelle Huppert e Louis Garrel

Na prática, a gente vê a área dos bastidores do Teatro Odéon como cenário do filme. Também vemos um pequeno momento dos atores no palco. Aqui, não só cinema e teatro se relacionam, mas também ficção, arte e vida real se entrelaçam, como partes intrínsecas de uma mesma coisa – o que, para mim, sempre tive como verdadeiro.


Elenco incrível, uma ideia de concepção curiosa e genial. Não é aquele filme que fica na nossa mente por muito tempo após o final dos créditos, mas, ainda assim, diverte e tem seus méritos – que não são poucos. Muito bom filme que, definitivamente, vale a ida ao cinema.

TRAILER E SINOPSE


Dorante (Louis Garrel), um homem sem dinheiro, assume a posição de secretário na casa de Araminte (Isabelle Huppert), uma viúva rica e atraente, que ele ama secretamente. O antigo criado de Dorante, Dubois (Yves Jacques), trabalha lá e está planejando um esquema para fazer com que Araminte se apaixone por Dorante também.


As Falsas Confidências (Les Fausses Confidences) – 85 min.
França – 2016
Direção: Luc Bondy, Marie-Louise Bischofberger
Roteiro: Luc Bondy, Marivaux, Geoffrey Layton
Elenco: Isabelle Huppert, Louis Garrel, Bulle Ogier, Yves Jacques, Manon Combes, Bernard Verley, Jean-Pierre Malo, Fred Ulysse, Georges Fatna, Arnaud Mattlinger, Sylvain Levitte, Nicolas Peduzzi, Christophe Tolazzi

Estreia: 13 de abril

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros