Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Livros lidos em março  5 coisas que eu achei sobre Os 13 Porquês | Tipos de bullies, apologia ao suicídio  Literatura pulp: Noite Escura, de Rodrigo Tavares

Gaga – O Amor Pela Dança (ou por que assistir a uma biografia de alguém que você não conhece)

Dança 7 de abril de 2017 Aline T.K.M. 2 COMENTÁRIOS

Filme: Gaga - O Amor Pela Dança | Por que assistir a uma biografia de alguém que você não conhece?

Gaga – O Amor Pela Dança, documentário sobre a vida e a arte do coreógrafo Ohad Naharin, chegou aos cinemas no dia 6 de abril.

O nome do filme pode parecer estranho e você provavelmente nunca ouviu falar de Ohad Naharin. Aí você me pergunta: por que eu deveria ir ao cinema ver a biografia de um cara que eu nem conheço? Calma que eu vou te explicar, e você há de concordar comigo que esse filme aí vale (e muito) cada realzinho do seu ingresso.

Filme: Gaga - O Amor Pela Dança | Por que assistir a uma biografia de alguém que você não conhece?

O documentário biográfico dirigido por Tomer Heymann apresenta a trajetória de Ohad Naharin, coreógrafo israelense da Companhia de Dança Batsheva e um dos mais importantes do mundo. Quem é ele, o papel que a dança teve em sua vida e como ele, em contrapartida, revolucionou a dança com sua metodologia singular, são aspectos que o filme aborda.

Filme: Gaga - O Amor Pela Dança | Por que assistir a uma biografia de alguém que você não conhece?

Acompanhamos sua infância, o início tardio na arte da dança, os estudos e apresentações em Nova York, sua relação com a bailarina Mari Kajiwara, o retorno a Israel, o surgimento de sua própria linguagem na dança, a direção artística de uma companhia e o relacionamento com a atual esposa e também bailarina Eri Nakamura. Tudo isso por meio de imagens de acervo, filmagens de suas apresentações como bailarino e como coreógrafo, depoimentos de nomes importantes da área e também sua própria voz como narrador.

Filme: Gaga - O Amor Pela Dança | Por que assistir a uma biografia de alguém que você não conhece?

Honestamente, vou falar que mesmo tendo uma relação com a dança e tendo praticado por alguns anos, eu não conhecia esse Ohad Naharin – muito prazer! Mas também vou falar que fui envolvida por sua história, por sua importância e pela beleza de tudo o que passou naquela tela de cinema durante os quase cem minutos que passei sentada em frente a ela.

Filme: Gaga - O Amor Pela Dança | Por que assistir a uma biografia de alguém que você não conhece?

Mas ok, de novo: por que um documentário biográfico de um nome relevante apenas para quem é do meio da dança deve ser visto por todo o público? Fácil, olha só...

GOSTA DE ARTE?

Não precisa ser bailarino nem frequentador assíduo de espetáculos de dança. Se você gosta de arte – manifestações artísticas, no geral –, você vai ser tocado pelo filme.

Filme: Gaga - O Amor Pela Dança | Por que assistir a uma biografia de alguém que você não conhece?

O documentário como um todo é muito poético. Isso sem falar nos trechos de apresentações gravadas, coreografadas por Naharin. Ver aquela dança, cheia de símbolos e metáforas, arrepia e dá vontade de deixar as lágrimas caírem livres. Talvez eu não seja parâmetro – sou mesmo muito emocional com tudo o que tem a ver com dança –, mas eu garanto que muitas das imagens vão, sim, te emocionar em algum nível.

A LINGUAGEM GAGA

Um dos mais importantes coreógrafos contemporâneos, Ohad Naharin desenvolveu sua própria linguagem e metodologia, chamada Gaga.

Filme: Gaga - O Amor Pela Dança | Por que assistir a uma biografia de alguém que você não conhece?

Gaga não tem a ver apenas com técnica, mas com o interno de cada indivíduo, trazendo uma expressão artística única. Gaga é o envolvimento com o corpo, a dança com prazer. Gaga mostra que a dança é para todo mundo, e não apenas para os bailarinos profissionais. Gaga também é uma forma de dança terapêutica, possibilitando uma maior conexão do indivíduo com seu corpo.

Ainda, um momento bem interessante do documentário é o depoimento de Natalie Portman, em que a atriz fala um pouco sobre sua experiência com a linguagem Gaga.

DANÇA E POLÍTICA

Outro momento memorável é quando, às vésperas da apresentação de sua companhia no evento em comemoração dos 50 anos de Israel, Ohad foi obrigado pelo presidente do país a substituir o figurino dos dançarinos para um traje que não fosse ofensivo à religião. Ohad e seus bailarinos simplesmente se recusaram a participar do evento, decisão que encorajou manifestações e até foi símbolo da luta contra a censura e o extremismo religioso em Israel.

MELHOR DOCUMENTÁRIO

Filmado ao longo de oito anos, Gaga – O Amor Pela Dança ganhou o prêmio de Melhor Documentário pelo voto do público na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2016, além de prêmios em outros festivais mundo afora.

TRAILER E SINOPSE


Ohad Naharin é um renomado coreógrafo e diretor artístico da Companhia de Dança Batsheva, de Israel. Um dos mais importantes, inovadores e produtivos coreógrafos do mundo, que redefiniu a linguagem da dança contemporânea. O documentário é uma imersão no processo criativo da companhia por trás de suas apresentações únicas e um olhar sobre a fascinante história do artista, também conhecido como Mr. Gaga. O diretor Tomer Heymann mistura filmagens dos ensaios íntimos com um extenso arquivo inédito e sequências de dança de tirar o fôlego.


Gaga – O Amor Pela Dança (Mr. Gaga) – 99 min.
Israel – 2015
Direção: Tomer Heymann
Roteiro: Tomer Heymann
Elenco: Ohad Naharin, filmagens de arquivo e depoimentos diversos

Estreia: 6 de abril

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

2 COMENTÁRIOS

  1. Oiii, tudo bem? Eu ainda não conhecia o filme, mas vou tentar ver. Sou apaixonada pela dança, pratiquei por muitos anos, mas é como dizem, você sai da dança, mas a dança não sai de você. Acho que assim como você, vou me emocionar muito com o filme.
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gislaine! Olha, se você também já fez dança, com certeza vai se emocionar com o documentário. Os vídeos das apresentações são lindos. E olha que, há uns bons anos atrás, eu não curtia dança contemporânea; passei a gostar há relativamente pouco tempo e hoje acho muito bonito, profundo. Beijão!

      Excluir

Me segue no Instagram!

Parceiros