Meu coração de pedra-pomes [Juliana Frank] | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Leituras de outubro: 4 ótimos livros (ou quase!)  Resenha da HQ: A Diferença Invisível, de Julie Dachez e Mademoiselle Caroline  Resenha: As Primeiras Quinze Vidas de Harry August
Leituras de abril

Meu coração de pedra-pomes [Juliana Frank]

Companhia das Letras 7 de janeiro de 2014 Aline T.K.M. 16 COMENTÁRIOS

Mais uma boa surpresa literária, Meu coração de pedra-pomes traz uma protagonista de hábitos excêntricos, cuja mania de inventar as próprias macumbas assustaria facilmente qualquer desavisado. Lawanda – como gosta de ser chamada – narra em primeira pessoa os fatos cotidianos de sua vida, uma vida que ela leva como pode (e até mesmo como não pode).

Desbocada, a garota de dezenove anos trabalha como enfermeira num hospital, além de vender servicinhos clandestinos aos pacientes à beira da morte, por exemplo, comida industrializada. O único consolo é saber que o bordel será sempre uma alternativa nos momentos mais desesperadores.

Que o leitor jamais venha a subestimar Lawanda, porém! Em sua inexperiência e mesmo ignorância, Lawanda é muito viva. A não necessidade de dar provas da própria inteligência, por si só, já é um ato de astúcia. Gente de filosofia e mistérios próprios, a personagem parece possuir um método particular de viver, uma lógica pessoal que nem sempre segue a mesma direção da lógica coletiva. Está sempre “pontualmente atrasada” e usa um vocabulário inventado com uma naturalidade impossível.

Meu coração de pedra-pomes é aquilo que muitos poderiam definir como wannabe despretensiosamente excêntrico, e é certo que é uma leitura de puro entretenimento, não soma nem tira. Talvez seja exatamente isso o que o torna genial, hilário e dotado de personalidade. A narrativa crua e de palavreado chulo reflete algo da sujeira e da miséria humanas, da vida real, dos dias que tomam sem oferecer nada em troca.

Como a paixão de Lawanda pelos besouros – e por costurar borboletas nas calcinhas, e pelo amante José Júnior –, criamos gosto pelo livro, uma espécie de paixonite meio secreta e incompreendida. Daí uma leitura que não saímos recomendando por aí, exceto àqueles que sabemos suficientemente loucos para apreciá-la em suas particularidades – característica que faz dela algo especial.

Tenho lá minhas dúvidas, mas talvez, a maneira mais justa de terminar isto aqui seja confessando: Juliana Frank, você acaba de ganhar mais uma fã.

LEIA PORQUE...
É literatura nacional desprovida dos "quero/tento ser". Apenas é o que é; e é boa demais.

DA EXPERIÊNCIA...
Para ler numa “sentada” só, rindo sozinho enquanto balança ligeiramente a cabeça de incredulidade.

FEZ PENSAR EM...
Sabe aquelas personagens que conquistam, que marcam e você nem sabe explicar direito por quê? Pois bem...

Título: Meu coração de pedra-pomes
Autor(a): Juliana Frank
Editora: Companhia das Letras
Edição: 2013
Ano da obra: 2013
Páginas: 112

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

16 COMENTÁRIOS

  1. Oi Aline!
    Não conhecia esse livro. Achei bem interessante :)
    Adorei seu jeito de fazer resenhas.
    Bjokas

    Samy
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro interessante
    Mas não curto poesias

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não sei ainda se amei ou se odiei esse livro, mas as tiradas dela sobre amor são geniais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro diferente, sem dúvida! Também curti demais as tiradas da Lawanda, muito bom.

      Excluir
  4. A diferença de blogs literários para o seu, é justamente essas perguntas que você faz e nos deixam com vontade de ler. Fiquei com vontade do livro porque adoro livros com personagens marcantes!
    É isso aí! O livro pareceu ser bem interessante.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anny! Curti o livro e recomendo, assim, é bem desbocado, como eu disse na resenha, despudorado, e é essa a graça toda.

      Excluir
  5. Bem diferente do tipo de leitura que chama minha atenção, mas você falou sobre ele de um jeito tão interessante, que confesso que fiquei curiosa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Achei bem legal. Adorei a capa. Pelo jeito que falasses, parece aquele livro que você não dá absolutamente nada por ele mas ele acaba te conquistando (que foi como aconteceu contigo rsrsrs). Me interesso ainda mais sabendo que a autora é nacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tinha muita curiosidade de ler esse livro e me surpreendi com ele, viu. Gostei da falta de pudor da narrativa, da excentricidade da protagonista, enfim... E sim, é uma autora brasileira que tem um outro livro publicado antes desse (Quenga de plástico, se não me engano) que já ouvi dizer que segue a mesma linha de "palavreado". Vou querer ler com certeza.

      Excluir
  7. não conhecia esse livro, e preciso conhecer mais obras lançadas pela companhia das letras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Cia das Letras tem uns livros que eu amo. É engraçado, a maior parte do que eles lançam me chama atenção, fico interessada na hora.

      Excluir
  8. Parece ser legal e fofo, sabia que eu não conhecia? Mas que bom que foi uma descoberta nova e boa para você. Tem muito personagem que marca a gente e a gente fica sentindo falta depois é incrível. hahah

    Beijos
    http://www.partesdeumdiario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo livro, mas realmente "fofo" não seria uma palavra que eu usaria para descrevê-lo hehe. É tudo, menos fofo. É diferente e vale a pena ler!

      Excluir
  9. Li e amei!!! Até resenhei lá no blog.
    Depois da leitura, me deu uma vontade de pesquisar e ler mais sobre o livro, aí achei a sua resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é mesmo muito bom, né! Assim que possível, quero ler o livro anterior da autora. =)

      Excluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros