4 filmes ótimos (e não tão manjados) com personagem escritor | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Leituras de outubro: 4 ótimos livros (ou quase!)  Resenha da HQ: A Diferença Invisível, de Julie Dachez e Mademoiselle Caroline  Resenha: As Primeiras Quinze Vidas de Harry August
Leituras de abril

4 filmes ótimos (e não tão manjados) com personagem escritor

Audrey Hepburn 12 de agosto de 2013 Aline T.K.M. 16 COMENTÁRIOS


Imagino que vocês conheçam inúmeros filmes com personagens que têm por hábito, dom ou profissão escrever. Por isso, deixando um pouco de lado aqueles que todo mundo conhece, indico a seguir 4 filmes de que gosto bastante – três deles de diretores cujo trabalho admiro verdadeiramente (o francês François Ozon, e Pedro Almodóvar, meu favorito), e um com a linda da Audrey Hepburn.

Em comum eles têm personagens que escrevem, ainda que nem todos sejam escritores no sentido mais específico da palavra. Os gêneros variam; tem comédia romântica; thriller psicológico e até um melodrama – almodovariano, claro.

Aproveito para destacar os dois filmes do François Ozon que mostrarei abaixo. Neles, ficção e realidade se mesclam de forma perturbadora; thrillers psicológicos por excelência.

SWIMMING POOL – À beira da piscina (Swimming Pool, dirigido por François Ozon, França/Inglaterra, 2003)
A inglesa Sarah Morton é uma conhecida escritora de livros policiais. No meio de uma crise criativa, seu editor oferece sua casa de veraneio no interior da França para que ela passe um tempo se dedicando a uma nova obra de maneira mais tranquila e reservada. Mas Sarah não está sozinha na casa; Julie, a jovem e sexy filha do editor, também está lá. Incomodada e, ao mesmo tempo, atraída pelos excessos da jovem, a escritora terá sua vida e sua nova obra impactadas pela presença de Julie.



QUANDO PARIS ALUCINA (Paris When it Sizzles, dirigido por Richard Quine, EUA, 1963)
Richard Benson está passando uma temporada em Paris para escrever o roteiro de um filme. Por ter usado seu tempo bebendo e farreando, ele se vê a 3 dias do prazo de entrega do roteiro completo sem haver escrito uma frase sequer. Resolve, então, contratar a bela datilógrafa Gabrielle Simpson para solucionar esse problema. Juntos vão escrevendo o filme à medida que se inserem dentro dele, como um filme dentro do próprio filme, onde não faltarão perseguições, cenas engraçadas e personagens impossíveis.




DENTRO DA CASA (Dans la maison, dirigido por François Ozon, França, 2012)
Germain é um professor cansado de seu trabalho que percebe na redação de um de seus alunos certo talento e uma história que o instiga. Claude, o aluno, passa a narrar em suas redações os períodos em que passa dentro da casa de um colega de classe. Animado, o professor o encoraja, mas a intromissão do garoto e os fatos que vão sendo narrados em suas redações conduzem a uma série de eventos incontroláveis.



A FLOR DO MEU SEGREDO (La Flor de Mi Secreto, de Pedro Almodóvar, Espanha/França, 1995)
Leo Macías é uma escritora de romances “água com açúcar” sob o pseudônimo de Amanda Gris, e consegue certo sucesso. Sua vida pessoal, no entanto, vai de mal a pior. Com um casamento praticamente moribundo, ela se vê mergulhada em desespero, o que acaba afetando também sua vida profissional ao perceber-se incapaz de seguir escrevendo histórias com desfechos felizes. Sua amiga Betty mostra companheirismo e a ajuda a sair da depressão, mas esconde um importante segredo. Reviravoltas aguardam Leo ao arranjar um novo emprego num jornal e ter Angel como seu chefe.



Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

16 COMENTÁRIOS

  1. Adoro filmes com essa temática Aline, ainda por cima quando se trata de películas clássicas com atores e roteiristas geniais. Nunca vi nenhum filme com a Audrey, porém admiro o Almodóvar. Dicas anotadas. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Almodóvar é o diretor de que mais gosto, os filmes dele são únicos hehehe. E a Audrey é perfeita, os filmes dela (os mais românticos) eu digo que são as comédias românticas americanas do passado - mil vezes melhores que as de hoje em dia. ^^

      Excluir
  2. Cê ja ouviu falar do filme "Mais Estranho que a Ficção"??? Não vou contar sobre a história, pra não dar spoiler, mas um dos personagens principais é uma escritora, que conforme escreve um livro, controla a vida de um cara, na vida real. E num certo dia eles se conhecem! O filme é hilário, e o final chocante! Vale a pena!

    Dê uma passadinha no meu blog! Ficaria muito feliz em ver seu comentário lá! Abraços, até mais!

    http://www.comabocanomundo.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, não conhecia esse filme!!! Pesquisando rapidinho agora, gostei bastante da sinopse, tem cara de ser bem engraçado! Já guardei a dica, fiquei bem curiosa. =)

      Excluir
  3. Amei a colagem e MUITO OBRIGADA porque eu não me lembrava do nome de "à beira da piscina", hahaha, obrigada!
    Adoro filmes com esse tipo de personagem!
    Boa semana!
    literallypitseleh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Swimming Pool é um filmaço, gosto muito das duas atrizes, especialmente da Ludivine Sagnier. =)

      Excluir
  4. Oi, Aline!

    Nunca tinha assistido ou ouvido falar de nenhum dos filmes acima... Pretendo assistir Dentro da Casa. Obrigada pela recomendação! :D

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Curti todos, mas o 'dentro de casa' foi o q mais me chamou atenção... vou ficar de olho nele e de repente qdo passar eu assisto.

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andy, Dentro da Casa estava em cartaz até pouquíssimo tempo! Veja sim, é muito bom mesmo.

      Excluir
  6. Pior que eu nao conhecia nenhum desses filmes mesmo haahaha
    Fiquei curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  7. Adoro filmes tanto quanto adoro ler livros, e gosto bastante dos filmes do Almodóvar e inclusive tenho A Flor do meu Segredo me esperando aqui em casa, gravei ele há séculos quando estava passando em um canal de arte na televisão. Audrey é muito amor, não conhecia este filme dela, vou procurar para ver :D Amei a postagem ^^

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Quando Paris alucina é fantástico, eu tenho o DVD. É ótimo.
    À Beira da Piscina é outro filme que super recomendo, ele é bem inteligente, aliás.

    beijinhos.
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline, ainda não vi nenhum.
    Mas amei todas as dicas, todas anotadas.
    Aproveito para de indicar um, caso não tenha assistido ainda, que se encaixa perfeitamente nessa lista, Nunca Te Vi, Sempre Te Amei (84 Charing Cross Road, 1987), de David Hugh Jones, com Anne Bancroft e Anthony Hopkins. O mais legal é que o filme é baseado numa história real, e é adaptado de um livro homônimo que narra essa história real vivida pela escritora Helene Hanff. Se já viu ou se acatar à sugestão me avisa.
    Beijos
    Ademar Júnior
    Cooltural

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ademar, dica anotada!! Não conhecia o filme, ou se já ouvi falar não me lembro. mas procurei no Google para ler a sinopse e gostei do que li. Adoro filmes que envolvem comunicação epistolar, amizade à distância e coisas do tipo. Vai para a listinha dos filmes que preciso ver. =) Um beijo!

      Excluir
  10. Lista aprazível em parte. Mas, ficaria inda melhor com Pergunte ao pó e
    Adorável Sedutora incluídos na lista.
    Abraço de um visitante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, obrigada pelas dicas! Quero ver Pergunte ao Pó há um bom tempo, está naquela eterna lista do "preciso ver". Adorável Sedutora só conhecia de nome, não sabia do que se tratava - fui olhar a sinopse agora e gostei, fiquei curiosa. =) Abraço.

      Excluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros