1Q84 – Livro 2 [Haruki Murakami] | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Filme: Um Tio Quase Perfeito  Livros recebidos em abril  Resenha + Sorteio: Quer que eu desenhe? (vol.2)
Leituras de abril

1Q84 – Livro 2 [Haruki Murakami]

Alfaguara 5 de agosto de 2013 Aline T.K.M. 21 COMENTÁRIOS


1Q84 é um mundo real; duas luas agora pairam no céu, e há também o Povo Pequenino, cujas intenções permanecem ocultas. Nesse mundo, paralelo a 1984, o destino de Tengo e Aomame está intimamente ligado. Cada um, à sua maneira, está fazendo algo perigoso em uma realidade da qual não há como fugir. Só o amor entre Tengo e Aomame poderá reverter a marcha implacável dos acontecimentos.

Se o primeiro volume da trilogia mergulha o leitor em descobertas enquanto penetra no emaranhado que é a personalidade dos protagonistas, o Livro 2 tem atmosfera mais sombria. Uma aura de pessimismo envolve o todo, e os personagens são confrontados pela desilusão e por certo cansaço.

Os percursos de Tengo e Aomame seguem intercalados nos capítulosrecurso que, particularmente, gosto bastante. No passado e no presente, a vida dos protagonistas se assemelha em níveis diversos, como se desde sempre estivessem de alguma forma conectados. A aproximação de Aomame e Tengo parece ser cada vez mais iminente, ao passo que o sentimento – tão intenso – que os une torna-se mais e mais consolidado no interior de cada um deles.

O amor entre os protagonistas é platônico, porém pulsante e de difícil compreensão. E esse amor acabará por influenciar o desenrolar dos fatos – sob o difícil peso das consequências. As missões carregadas não podem ser deixadas de lado, e decisões importantes precisam ser tomadas nesse novo mundo em que um par de luas é visto no céu. Mais que apenas injetar tensão, Murakami sabe mantê-la e também manipulá-la em um crescendo lancinante.

Para quem espera um iniciar da resolução do mistério, ainda não será dessa vez. Mesmo que alguns detalhes da seita Sakigake e do Povo Pequenino sejam revelados, e que Aomame finalmente se veja frente a frente com o Líder, mais perguntas brotam na cabeça do leitor conforme avançam os acontecimentos.

No papel de espectadores inquietos, só nos resta aguardar pelo terceiro e último volume da trilogia. Entretanto, a riqueza de detalhes do enredo provavelmente nos fará reler os dois primeiros livros nesse ínterim. O que, nesse caso, nunca é demais: quem está acompanhando a trilogia bem sabe que qualquer espera se transforma facilmente numa eternidade.

LEIA PORQUE...
A escrita do Murakami continua fascinante. Quanto à trama e aos personagens, cada capítulo só vem a reafirmar sua meticulosa construção.

DA EXPERIÊNCIA...
Disse anteriormente (no Facebook) e repito aqui: concluir a leitura foi como levar um soco na boca do estômago, e a urgência pelo desfecho quase chega ao desespero. Neste segundo livro, o mundo de 1Q84 ganha um contorno cada vez mais real na mente do leitor.

FEZ PENSAR EM...
Murakami continua obcecado por peitos volumosos. E, preciso dizer, a comidinha que Tengo começa a preparar no finzinho da página 71 me fez salivar um tanto...

Título: 1Q84 – Livro 2
Título original: 1Q84
Autor(a): Haruki Murakami
Editora: Alfaguara
Edição: 2013
Ano da obra: 2009
Páginas: 373

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

21 COMENTÁRIOS

  1. Nossa nunca tinah ouvido falar do livro, nem do autor.
    Me interessei bastante (:
    beijos.
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é sensacional! Já li o 1 e o 2... Não vejo a hora de ler o 3! Hhahaah... Murakami é sensacional!

    Bjs

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    Já sigo aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou me remoendo de ansiedade de pôr logo minhas mãos no terceiro livro. Essa trilogia foi a grande surpresa desse ano para mim!

      Excluir
  3. Tô pra ler o primeiro faz tanto tempo que deveria me envergonhar!

    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonada por Murakami, acompanho o trabalho do autor há anos e tenho quase todos os seus livros. Mas essa trilogia é, de longe, seu trabalho mais surpreendente.

    Instigante, intrigante, de uma potência imensurável. A escrita dele me arrepia! Não vejo a hora de ter o terceiro livro nas mãos.

    Destaque também para a tradução direta do japonês, um cuidado lindo da editora com os fãs do autor. Além do projeto gráfico, que eu amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não li nada dele fora os dois primeiros volumes da trilogia, mas digo "ainda" porque certamente pretendo ler. Nossa, você disse tudo agora: "A escrita dele me arrepia". Concordo plenamente. E também achei bem especial o cuidado com a tradução, acho que faz uma baita diferença, e com o projeto gráfico. Todas as capas do Murakami são lindas, especialmente a do Norwegian Wood e a do Kafka à Beira-mar.

      Excluir
  5. Todo mundo anda falando bem dessa série, apesar de ñ ser mto fã de distopias irei dar uma chance ;)

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Andy, essa não é uma distopia qualquer e não se assemelha com essas tantas distopias americanas que a gente vê sendo lançadas ultimamente. Aliás, essa trilogia tem traços de distopia mas não é assim total e somente uma distopia. Vale a pena ler!!

      Excluir
  6. Uau, que resenha deliciosa *-* Eu li o primeiro e gostei bastante, mas por um motivo que nem eu consigo explicar, ainda não engrenei na leitura desse segundo.
    Sua resenha aumentou a minha certeza de que estou perdendo uma leitura incrível!

    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanie, leia sim o segundo e o quanto antes, o livro é incrível mesmo! Ainda mais que você já leu o primeiro, como assim vai ficar sem saber o que acontece???

      Excluir
  7. Murakami figura entre minha lista de próximos autores à conhecer faz algum tempo. Sempre leito críticas muito empolgadas sobre seu trabalho.

    Abraços
    Juan - sempre-lendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Aline.
    Eu li o primeiro e agora estou louca pelo segundo que está na estante esperando pra ser lido. Pela sua resenha, tive a impressão de que gostarei ainda mais do que do primeiro. Adorei!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Acredita que não tinha ouvido falar desse livro?
    Fiquei interessada, porém vou ter que esperar um pouco. Afinal, tenho uma pilha de livros aqui!!

    Beijos
    http://plantaoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline, tudo bem?

    Eu já tinha visto algo sobre os livros desse autor, mas confesso, nunca dei muita bola.
    É bom saber que o livro e o autor são envolventes ao ponto de nos deixarem loucos pelo final, sinto falta de livros assim, que prendem de uma forma inexplicado. Vou ver mais sobre o primeiro volume e ver se consigo lê-lo.

    Beijos, Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  11. Aline!!!! Que blog lindo o seu!!!!
    Muito obrigada por ter comentado no Poderoso para eu poder vir aqui. =D

    Eu li o 1o volume e achei muito interessante. Terminei o livro naquele limbo de curiosidade sobre o que ia acontecer com Aomame e Tengo. Já estou com o 2o em mãos!! =D

    Depois que eu ler, volto aqui. ;)

    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty! Ah, valeu, flor! =)
      Depois que você ler esse segundo volume, passa aqui para dizer o que achou; e me diz se não é verdade que a gente termina esse livro querendo desesperadamente pelo terceiro hehe. =O

      Excluir
  12. Sempre que eu entro na livraria eu fico pensando em comprar a trilogia. Acho a história interessante e quero começar a ler mais obras de autores de culturas e países diferentes. Um dia eu ainda compro!

    ResponderExcluir
  13. Oi Aline,
    Nossa que banaca, eu sempre fui louco pra ler esse livro do Murakami, na verdade sempre fui louco para ler qualquer livro dele, embora não tenha tido essa oportunidade ainda. Além desses, um dos que mais tenho vontade de ler é "Minha Querida Sputnik".
    Acho que um dos motivos que me faz querer ler é a referência ao 1984 do George Orwell, que eu adorei. Vi que você está lendo. Depois me diz o que achou.
    Beijão
    Ademar Júnior
    Cooltural

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do Murakami só li mesmo os dois volumes dessa trilogia (esperando loucamente pelo terceiro...), mas digo com toda a convicção: leia! A escrita e o enredo do cara são fenomenais. Tanto que ler todos os outros livros dele já se tornaram "metas de vida" para mim hahaha. Infelizmente são livros caros, ontem mesmo fui ver o preço de Kafka à beira-mar e levei um susto... 69 paus...
      Siiim, estou finalmente lendo 1984 e estou amando. Te falo o que achei depois, com certeza será uma opinião positiva. Beijão!

      Excluir
  14. Aline, é exatamente o que penso: Murakami é um narrador incrível, com uma escrita peculiar. Os livros causam um forte impacto e a necessidade pelo final é desesperadora. Já falei deles no blog tem um bom tempo e estou suuuper ansiosa pelo último!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  15. Ei Aline

    Eu preciso ler logo, o primeiro é muito bom! Estou curiosa para saber o que vai acontecer, pena que pelo jeito ainda não revelou nada de nada rsrsrs.
    bjs

    ResponderExcluir

Segue @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros