Os melhores (e o pior) de 2012! | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Sopa de Lágrimas, de Gilbert Hernandez  3 hábitos musicais de hoje e da minha adolescência  My Little Pony – O Filme: 4 motivos para assistir
Leituras de abril

Os melhores (e o pior) de 2012!

Balanço literário 20 de dezembro de 2012 Aline T.K.M. 23 COMENTÁRIOS

Fim de ano é sempre complicado. Aquela sensação de que não vai dar tempo – não importa o que seja, simplesmente não vai dar tempo! Coisas para organizar, coisas para decidir. Expectativas e certo medo em relação ao ano (mais um) que está prestes a se desenrolar perante mim. Por outro lado, mudanças aconteceram, coisas foram realizadas, coisas começaram a ser projetadas. É assim mesmo. Um ano que começou de um lado do Atlântico e terminou do outro. Um ano que não vou esquecer, seja por tudo de positivo que chegou a mim, seja por tudo que poderia ter sido melhor ou simplesmente diferente.

Foram centenas de páginas lidas. Outras centenas que não consegui nem sequer folhear. Parcerias lindas. Leitores que encorajaram a continuar. Mudanças no blog (com direito a visual, nome e endereço novos!), injeções de esforço e ânimo (quem bloga sabe que tem horas que não é fácil) para mantê-lo durante mais um desses quase 3 anos de existência.


BALANÇO LITERÁRIO
2012 foi um ano de leituras excelentes. Listo os dois que considerei os melhores livros que li este ano (curiosamente foram livros emprestados de dois grandes amigos). O que motivou minha escolha, em ambos, foram os personagens (e suas questões tratadas nos livros) elaborados com excelência. Além, claro, de uma trama bem conduzida. Não foi à toa que os denomino os melhores do ano:


A TRAMA DO CASAMENTO – Jeffrey Eugenides
Jovens recém-formados tentando encontrar a si mesmos num início de anos 80. Uma garota aficionada por literatura e romances de escritoras vitorianas; um cara problemático, mas brilhante; um amigo apaixonado buscando o sentido da fé e da própria vida. Um triângulo tão complicado quanto a vida pós-faculdade. REVIEW AQUI.

EU RECEBERIA AS PIORES NOTÍCIAS DOS SEUS LINDOS LÁBIOS – Marçal Aquino
O fotógrafo Cauby encontra Lavínia, uma mulher misteriosa e dona de um passado cheio de cicatrizes. Um amor louco e cheio de riscos em uma cidade do Pará tomada por conflitos entre trabalhadores e mineradoras. REVIEW AQUI.



Seria injusto, porém, deixar de mencionar um livro que me encantou pelo enredo lindo, com delicadeza ímpar que nem sempre encontramos em livros sobre o universo juvenil. Um livro incrível – independentemente da idade do leitor – que merece ser incluído aqui como tendo sido uma leitura notável:

BRANCA COMO O LEITE, VERMELHA COMO O SANGUE – Alessandro D’Avenia
Um romance sobre o ano mais intenso na vida de Leo, um jovem de dezesseis anos. A doença de Beatriz, por quem nutre um amor juvenil, o fará começar a sair de seu mundo descompromissado em direção ao amadurecimento. Usando as cores para nomear tudo aquilo que não se pode ver ou pegar, e caminhando ao lado de amizades verdadeiras e um mentor especial, Leo ingressa na arte de aprender a lidar com os próprios sentimentos. REVIEW AQUI.



Há quem não concorde, mas acho válido mencionar a leitura da qual menos gostei em 2012. Mesmo sem ter nutrido altas expectativas, me perdoem o termo, achei o livro um fiasco. Essa história de romance adaptado de filme não funcionou comigo. Personagens e trama demasiado rasos. Falo de:

BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR – Lily Blake, Evan Daugherty, John Lee Hancock, Hossein Amini
A Rainha Ravenna assassina o Rei logo após casar-se com ele, mergulhando o reino em trevas. No entanto, para garantir poderes e beleza eternos, deve devorar um coração puro, o coração da Branca de Neve. À garota não resta outra opção senão aprender a ser uma guerreira afim de não ser capturada; ou então a morte. REVIEW AQUI.



PARA 2013...
Podem esperar reviews bem bacanas (sério, estou com cada livro na fila de leitura...!) e honestos, além de promoções para todos os gostos.
Livros diferentinhos, livros badalados, lançamentos, livros mais antigos, literatura francesa,... Estamos aí. Quem quiser sentar na frente do computador para bebericar um cafezinho e ler algo interessante sobre livros, é sempre mais que bem-vindo!
Quanto às minhas, digamos, metas literárias, já aviso: sem números, por favor. Como meta, ler mais livros “incríveis”. Daqueles que me fazem terminar a última página e soltar um “po***, sensacional”. Tenho uns autores na manga, aqueles em cujas obras sei que sempre encontrarei tal sentimento. Mas também quero descobrir novas fontes de entusiasmo literário, mais livros “must-read de toute urgence” (sabia que ia acabar usando esse termo de novo!).


VALEU!
Finalmente, meu “muito obrigada” aos leitores, aos leitores-comentadores, às editoras e autores parceiros, e a todo mundo que colabora de um jeito ou de outro com o Livro Lab (incluindo pessoas queridas que me emprestam e/ou que me presenteiam com livros).
Aproveito para dizer que estarei ausente nos próximos dias, mas em janeiro estou de volta!


DESEJO A VOCÊS, APRECIADORES DE UM BOM LIVRO, UM 2013 DE ESTANTE BEM CHEIA!!!

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

23 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito do balanço literário, rs.
    Tanto que vou pedir autorização para usar essa ideia, colocando os créditos devidos.
    Parabéns pela sinceridade e pelas pontuações.
    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode, flor!!!
      Fico feliz que tenha gostado! =)
      Bjão.

      Excluir
  2. Sempre tem aquele livrinho que nos desaponta... Não é a primeira pessoa que "fala mal" desse título, tava interessado massssssssss.

    Metas... To pensando em criar uma mais pela organização pq cumprir que é bom tá difícil kkkkkk.

    Bom ~~descanso~~, ótimas festas e até o ano que vem com muitos livros.

    Abraços :D

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. As pessoas gostaram de A Branca de Neve e o Caçador por causa da Kristen seja o filme, seja o livro _o_
    Também achei ele um fiasco

    ResponderExcluir
  4. Concordo sobre essa sensação de "não vai dar tempo". Em dezembro eu simplesmente não consigo ler por achar que não vai dar tempo. Esse ano foi bem ruim para mim :/
    Gosto dos livros da Companhia das Letras, acho que é uma editora que se preocupa com o que está sendo publicado. Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios é um livro que está na minha mira. Vou até dar uma conferida na sua review para saber se merece mesmo minha atenção.
    Nunca tinha ouvido falar de A trama do casamento. Faz um tempo que quero ler Branca como leite, vermelha como sangue.
    Concordo que Branca de Neve e o caçador é um livro completamente raso.
    Eu amo metas.
    Que seu 2013 seja rico em leituras também ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Millena, então, o "Eu receberia..." é um livro e tanto! Mesmo, mesmo, mesmo! Não cheguei a ver o filme, apesar de ainda querer, mas tenho amigos que me disseram que o filme derrapa um pouco, que é fraquinho.
      "A trama do casamento" é do mesmo autor de "As Virgens Suicidas" (que ainda não li, mas adoro o filme dirigido por Sofia Coppola). Sobre "A trama...", li opiniões tanto positivas como negativas. Eu gostei muito e recomendo. Bjo!!!

      Excluir
  5. Adorei esse balanço, e nem li o livro Branca de Neve e o Caçador porque achei ele fraco demais, sem emoção.

    Bjão!

    livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Aline! Puxa, não li nenhum dos livros que você citou (dos que você gostou)! Não conhecia "Branca como o leite, vermelha como o sangue" até há alguns dias atrás, quando o vi em um outro blog, que também elogiava o livro! Fiquei muito curiosa, até porque, pela capa, eu não daria nada pelo livro! =(

    Quando a "Branca de Neve e o Caçado", eu li também e, não posso dizer que foi uma das melhores leituras do ano, mas eu até gostei! =)

    Enfim...

    Um beijo e boas festas,

    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br

    p.s.: Obrigada pela visitinha lá no blog! *.*

    ResponderExcluir
  7. Me interessei pelos os livros que tu gosto, não conhecia, na verdade nem sabia que existia ^^
    Quanto a Branca de Neve, não li e nem to com vontade de ler, minha prima leu e não curtiu, então já to com pé atras.
    Boas festas e uma linda estante cheia de livros pra vc tbm ^^
    Beijos
    brubs

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Como vc conseguiu listar apenas dois livros como melhores leituras??? Estou louco para ler 'Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios', o título é um dos mais lindos que conheço.
    Não conhecia 'Branca como o leite, vermelha como o sangue', mas já marquei na lista de desejados no skoob ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei! Listar apenas 2 livros não é coisa tão fácil, e a verdade é que vários outros livros mereciam "menção honrosa" também, mas quis fazer algo mais enxuto hehehe. E também confesso que selecionar apenas 2 foi mais "emocionante" para mim do que se me liberasse incluir mais livros hahaha!
      Também, e isso influi muito, não li uma quantidade extraordinária de livros em 2012.

      Excluir
  10. Oi, Aline!
    Não li nenhum desses este ano, mas já vou colocá-los na lista para o ano que vem! haha
    Beijos, flor!
    http://critiquinha.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá Aline!

    Também li 'Branca como leite, vermelha como sangue' esse ano, é um ótimo livro! a capa é linda e a escrita e personagens do D'Avenia são ótimos!!

    Branca de neve e o caçador não me despertou o mínimo interesse (nem o livro nem o filme)

    Bem, li muitos livros que gostei tipo, MUITO, esse ano. Mas se eu puder dizer um, será, sem dúvida, A CULPA É DAS ESTRELAS <3

    um enorme abraço!

    Juliana~~
    http://capespeciais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muitoooo ler A Culpa é das Estrelas!!!! Vi que ele foi eleito o melhor do ano pela grande maioria dos blogs. Fiquei impressionada.
      Um bjo!

      Excluir
  12. Balanço Literario foi otimo! hehehe Adorei a ideia e preciso fazer um balanço assim lá no blog tb ahahahaha
    Nao li Branca de Neve e o Caçador, mas tb não to muito a fim. Essa capa me causa repulsa rsrsrs por causa da atriz.
    Ah, não conhecia seu blog e adorei! Parabens!
    Feliz natal!
    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  13. Percebi pelo balanço que suas leituras foram mesmo muito boas. Parabéns pelas escolhas!
    Feliz 2013!

    Muito obrigado com todo carinho!

    ResponderExcluir
  14. Será que eu fui a única pessoa que, apesar de ter gostado, não morri de amores por Branca como o leite, vermelha como o sangue? Provavelmente.

    Quero ler "Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios". Quero muito e fiquei com vontade de ler "A trama do casamento".

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, jura que não viu nada assim de tão especial em "Branca como o leite..."? Achei o livro tão meigo!
      Sim sim, leia os dois porque são ótimos, garanto! "A trama..." pode parecer meio arrastado em alguns trechos, dependendo do gosto do leitor, mas é uma leitura e tanto! Eu particularmente amei a escrita do autor.

      Excluir
  15. Oi Aline, nao li nenhum desses livros, mas morro de vontade, Branca de Neve e o Caçador é ruim mesmo? Porque eu assisti o filme e gostei... mais seila, as vezes é diferente certo?

    Sempre adorei seu blog, deixei um meme la no meu pra voce ok flor? Confere la?
    beijos
    mari checoni
    http://pensamentosdeumagarotaqueadoravaler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Aline!

    Adorei sua postagem de retrospectiva. Fiquei pensando como seria, se eu fizesse no meu blog algo assim. Não sei se daria muito certo SALDSA

    Sou que nem você, chega o fim do ano, e da aquele "desespero" que de falta tempo, de que não vai da tempo para tudo.

    Respondendo o seu comentário lá no blog (tipo, um mês atrás), fiquei feliz de saber que tu também faz ballet *-*
    Fazer alongamentos em casa é um saco mesmo :x mas eu tento, já que sou completamente terrível em flexibilidade ;s

    Um feliz 2013 para ti! ;D

    Beijos, Kamila

    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  17. Aline, ainda não tinha visitado o blog como Livro Lab e gostei muito, muito mesmo dessa nova faceta dele. Ficou incrível!
    Primeiramente, sua retrospectiva já me conquistou por citar "Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios", um título que guardo como favorito, daqueles "de cabeceira", muito merecidamente. É um romance incrível, envolvente e muito brasileiro.
    Ganhei "A Trama do Casamento" em uma promoção da própria Companhia das Letras e, após ver essa sua menção honrosa, decidi começar a lê-lo hoje mesmo.
    Tenho "A Branca de Neve e o Caçador" aqui, mas duvido muito que gostarei dele. Filme transformado em livro para mim, também, não funciona.
    Beijos e um felicíssimo 2013!

    ResponderExcluir
  18. Adorei o post e fiquei com peninha por não ter feito nada desse tipo lá no blog... :x
    Mas enfim, mesmo sem ter lido, tenho que concordar com Branca de Neve e o Caçador. Não me entra na cabeça como as pessoas gostaram tanto desse livro. O filme é muito "mais ou menos" e o livro, por ter sido adaptado do filme, é capaz de ser pior!

    Quero muito ler Branca Como o Leite, Vermelha Como o Sangue! E me interessei por A Trama do Casamento, que eu não conhecia.

    Bjs e feliz 2013,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros