Filme ‘O Terceiro Assassinato’: incertezas, segredos e questões humanas em novo drama de Kore-eda
Cinema asiático 22 de abril de 2018 Aline T.K.M. Nenhum comentário
Um dos principais diretores japoneses da atualidade – conhecido pelos filmes Nossa Irmã Mais Nova, Depois da Tempestade, Pais & Filhos e Ninguém Pode Saber – Hirokazu Kore-eda retorna aos cinemas com O Terceiro Assassinato.
O longa, misto de drama e história policial, estreou na última quinta-feira e traz uma complexa teia de relações, segredos e mentiras envolvendo um assassinato.
O longa, misto de drama e história policial, estreou na última quinta-feira e traz uma complexa teia de relações, segredos e mentiras envolvendo um assassinato.
O conhecido advogado Shigemori assume a defesa de Misumi, suspeito de roubo e assassinato de seu patrão, o dono da fábrica onde trabalha.
A verdade é que há poucas chances de Shigemori ganhar o caso – além de já ter cumprido pena por outros dois assassinatos, Misumi assumiu a culpa deste crime e enfrentará a pena de morte caso seja condenado. Com depoimentos contraditórios, o suspeito parece ocultar a verdade do advogado, que começa a duvidar se o seu cliente é realmente o culpado.
A verdade é que há poucas chances de Shigemori ganhar o caso – além de já ter cumprido pena por outros dois assassinatos, Misumi assumiu a culpa deste crime e enfrentará a pena de morte caso seja condenado. Com depoimentos contraditórios, o suspeito parece ocultar a verdade do advogado, que começa a duvidar se o seu cliente é realmente o culpado.
Recentemente li uma passagem num livro de Yann Martel que dizia que, nos romances policiais, é sempre a vítima quem fica eternizada na memória do leitor. Já o assassino, este lhe escapa da memória, especialmente passado algum tempo da leitura. Não pude evitar recordar esse trecho durante o filme de Kore-eda. Só que aqui sucede o oposto: não conhecemos a vítima em vida, e é o suspeito do crime quem mais ocupa nossa memória e pensamentos. Pensamos muito também na esposa e na filha do morto, e na relação que parece existir entre elas e Misumi.
O caso se complica mais à medida que os personagens colocam revelações na mesa. É aí que a história assume de vez seu lado mais dramático, quando a subjetividade e as questões humanas acabam ganhando dimensões maiores na trama – e para o espectador – do que simplesmente a necessidade de confirmar a culpa do suspeito.
É nessa massa densa formada por diferentes “verdades” e por sentimentos de culpa, raiva e frustração, que reside a alma do filme. Todos aqui têm algo a esconder, carregam o fardo da culpa e da dor em vidas bastante cinzentas.
É nessa massa densa formada por diferentes “verdades” e por sentimentos de culpa, raiva e frustração, que reside a alma do filme. Todos aqui têm algo a esconder, carregam o fardo da culpa e da dor em vidas bastante cinzentas.
Introspectivo, pontuado por silêncios que gritam e por olhares que revelam mais do que as palavras, O Terceiro Assassinato é um filme de incertezas. Aqui, a complexidade da vida e do ser humano estão em contraste permanente com a frieza e a concretude esperadas quando se trata do julgamento de um crime.
Ao longo do percurso rumo ao final, o filme quase nos faz descriminalizar assassinato e personagens, apenas para nos inserir num intenso ruminar de motivações e de quem, de fato, seria a verdadeira vítima da situação como um todo.
Ao longo do percurso rumo ao final, o filme quase nos faz descriminalizar assassinato e personagens, apenas para nos inserir num intenso ruminar de motivações e de quem, de fato, seria a verdadeira vítima da situação como um todo.
No geral, confesso que não é o melhor filme do Kore-eda a que assisti – e também creio que peca por ser demasiado extenso. Ainda assim, O Terceiro Assassinato lança um olhar diferenciado sobre uma história com elementos policiais, e merece ser apreciado em todas as suas sutilezas.
TRAILER E FICHA TÉCNICA
O Terceiro Assassinato (Sandome no Satsujin | The Third Murder) – 124 min.
Japão – 2017
Direção: Hirokazu Kore-eda
Roteiro: Hirokazu Kore-eda
Elenco: Masaharu Fukuyama, Kôji Yakusho, Isao Hashizume, Suzu Hirose, Mikako Ichikawa, Izumi Matsuoka, Shinnosuke Mitsushima, Yuki Saitô, Kôtarô Yoshida
Estreia: 19 de abril
Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 12 anos e se dedicar a este projeto é uma das coisas que mais ama fazer, além de estar em contato com os mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por cinema, viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!
Nenhum comentário