Por que o filme O Fantasma da Sicília vai mexer com você | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Sopa de Lágrimas, de Gilbert Hernandez  3 hábitos musicais de hoje e da minha adolescência  My Little Pony – O Filme: 4 motivos para assistir
Leituras de abril

Por que o filme O Fantasma da Sicília vai mexer com você

Antonio Piazza 26 de setembro de 2017 Aline T.K.M. 2 COMENTÁRIOS

Por que o filme O Fantasma da Sicília (Sicilian Ghost Story) vai mexer com você | Cinema

Hoje eu vim aqui falar sobre um filme... (Respira, respira...) Sério, me faltaram palavras e tenho a sensação de que tudo o que vocês vão ler a seguir não vai chegar aos pés do efeito que esse filme tem o poder de causar.

Sem mais mistérios, o filme da vez é O Fantasma da Sicília, que estreia no cinema nesta quinta-feira (28). Escrito e dirigido pela dupla italiana Fabio Grassadonia e Antonio Piazza, o longa conta a história de um amor juvenil interrompido pelo desaparecimento de um dos adolescentes.

Por que o filme O Fantasma da Sicília (Sicilian Ghost Story) vai mexer com você | Cinema

Em um vilarejo na Sicília, Giuseppe (Gaetano Fernandez) e Luna (Julia Jedlikowska) são amigos e colegas de classe, e estão descobrindo o amor. Os sonhos juvenis, no entanto, são despedaçados quando Giuseppe desaparece misteriosamente, nas proximidades de uma floresta na região.

Por que o filme O Fantasma da Sicília (Sicilian Ghost Story) vai mexer com você | Cinema

Diante da apatia da comunidade, do silêncio da família do garoto e da severidade da própria família, Luna é a única que realmente parece não se conformar com o fato. O que a gente logo vem a descobrir é que o desaparecimento é, na verdade, um sequestro – o garoto é filho de um ex-mafioso.

Por que o filme O Fantasma da Sicília (Sicilian Ghost Story) vai mexer com você | Cinema

Vou dizer para vocês que a gente sai mexido da sala. Fazia um tempo considerável que um filme não me impactava tanto. Os motivos foram vários: desde a própria trama, mas também a forma como ela nos é apresentada, a trilha sonora, enfim.

Agora, faço uma intimação: vejam O Fantasma da Sicília. Por favor. Na real, este é um filme do tipo que a gente ama ou odeia. Mas, em ambos os casos, ele causa uma marca, mexe com a gente, inevitavelmente. Saibam por quê:

É BASEADO EM FATOS REAIS

O roteiro do filme foi inspirado no conto Un Cavaliere Bianco, de Marco Mancassola, sobre o caso do garoto Giuseppe Di Matteo, que chocou a Itália no início da década de 90.

O menino era filho do mafioso Santino Di Matteo, que se tornou informante da polícia. Giuseppe, então com 12 anos, foi sequestrado pela máfia siciliana em 1993, como forma de punir o ex-mafioso e fazê-lo parar com suas atividades de colaboração com a justiça. O menino permaneceu em cativeiro durante 779 dias, foi estrangulado e teve seu corpo dissolvido em ácido em janeiro de 1996.

A ABORDAGEM É POÉTICA

Se o tema é tão duro e difícil de ser tratado, a maneira como o filme o aborda é repleta de poesia e intercala fantasia e realidade, transformando a história do sequestro do garoto Giuseppe em uma fábula.

O longa traz uma mistura interessante de elementos e gêneros. Em muitos momentos, uma atmosfera quase de conto de fadas toma conta da história e, dentro deste contexto, o filme também faz uso de símbolos dos mais diversos.

Por que o filme O Fantasma da Sicília (Sicilian Ghost Story) vai mexer com você | Cinema

A natureza sempre presente (texturas, sons), especialmente a água; a história de amor entre os dois jovens que não pode se concretizar; os delírios da garota Luna, nos quais ela resgata Giuseppe, e também os obstáculos que ela enfrenta dentro da própria casa (a mãe é muito dura e o pai sempre acaba se anulando); a pequena coruja que passa a morar no porão da garota. Estes são apenas alguns dos elementos e símbolos que a gente vê no filme e que compõem essa aura de fantasia, conto ou mesmo história de horror.

Por que o filme O Fantasma da Sicília (Sicilian Ghost Story) vai mexer com você | Cinema

Sim, porque o filme também tem todo um lado sombrio, enfatizado especialmente nos momentos em que a câmera nos oferece um ângulo distorcido, ou mesmo ao enxergarmos a cena como se uma terceira pessoa – escondida – a estivesse observando.

Além do visual, também há um quê lírico na trama, na maneira como Luna encara o desaparecimento de seu amor juvenil, o sofrimento, a rebeldia, os devaneios, a apatia, e mesmo o desejo de levar a situação às últimas consequências.

A TRILHA SONORA É PERFEITA

A trilha sonora de O Fantasma da Sicília é uma das grandes responsáveis por nos fazer mergulhar na aura fantástica e por vezes assustadora do filme. Poética, a música é assinada por Soap&Skin – projeto experimental da cantora, atriz e musicista austríaca Anja Franziska Plaschg – e do compositor, também austríaco, Anton Spielmann.

"Safe with me" é uma das músicas do filme e é muito linda:


O RESULTADO É ARREBATADOR

A força da história – um crime que nunca será esquecido – e a maneira como Grassadonia e Piazza resolveram contá-la transformam o filme em algo quase etéreo. Um escape fantasioso para um fato tão cru e perverso.

Por que o filme O Fantasma da Sicília (Sicilian Ghost Story) vai mexer com você | Cinema

Devo admitir e alertar que, em alguns momentos, o ritmo fica arrastado e um tiquinho – tiquinho mesmo – cansativo. Talvez ele se estenda um pouco mais que o necessário. Mas é apenas um detalhe que não é, de jeito nenhum, capaz de turvar a beleza e o poder do filme sobre quem o assiste.

Por que o filme O Fantasma da Sicília (Sicilian Ghost Story) vai mexer com você | Cinema

O Fantasma da Sicília remexe muitas coisas dentro da gente, e isso desde os primeiros minutos. Aliás, a sequência do início já tem uma força incrível – ela e os momentos finais do filme, por si só, já fazem arrepiar.

TRAILER E FICHA TÉCNICA


Giuseppe (Gaetano Fernandez) é um garoto de 13 anos de idade, que desapareceu nas mediações de uma misteriosa floresta localizada no vilarejo em que vivia na Sicília. A única pessoa que parece não se conformar com o sumiço dele é sua amiga Luna (Julia Jedlikowska), que está disposta a enfrentar todos os perigos para resgatar seu amigo. Uma história baseada em um caso real envolvendo um sequestro cometido pela máfia siciliana, porém contada como se fosse uma fábula gótica.



O Fantasma da Sicília (Sicilian Ghost Story) – 122 min.
Itália / França / Suíça – 2016
Direção: Fabio Grassadonia, Antonio Piazza
Roteiro: Fabio Grassadonia, Antonio Piazza – inspirado no conto de Marco Mancassola
Elenco: Julia Jedlikowska, Gaetano Fernandez, Corinne Musallari, Andrea Falzone, Federico Finocchiaro, Lorenzo Curcio, Vincenzo Amato, Sabine Timoteo, Filippo Luna, Baldassare Tre Re, Rosario Terranova, Gabriele Falsetta, Vincenzo Crivello, Dino Santoro, Antonio Preste

Estreia: 28 de setembro

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

2 COMENTÁRIOS

  1. Assisti hoje! E me senti exatamente assim. Estava procurando a trilha, encontrei teu texto e simplesmente amei. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii, eu fiquei muito tempo pensando, remoendo esse filme na minha cabeça, fiquei com um peso aqui dentro, de tão sensacional e forte. Eu também estava louca pela trilha, mas a única música que encontrei foi essa que deixei o vídeo aí no post mesmo. =/
      Obrigada, muito legal saber que você gostou do texto e que se identificou com os meus sentimentos sobre o filme. Aliás, é a primeira pessoa com quem eu converso que também viu o filme. =)

      Excluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros