No cinema: Monsieur & Madame Adelman – Uma história de amor do início ao fim | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Leituras de outubro: 4 ótimos livros (ou quase!)  Resenha da HQ: A Diferença Invisível, de Julie Dachez e Mademoiselle Caroline  Resenha: As Primeiras Quinze Vidas de Harry August
Leituras de abril

No cinema: Monsieur & Madame Adelman – Uma história de amor do início ao fim

Cinema francês 18 de julho de 2017 Aline T.K.M. Nenhum comentário

No cinema: filme Monsieur & Madame Adelman - Uma história de amor do início ao fim

Se tem uma coisa que a gente nunca cansa de ver no cinema é história de amor. Mas alto lá! Esta não é mais uma produção como as que a gente costuma ver por aí; ao contrário, é um dos filmes mais espirituosos que vi nos últimos tempos – e aposto que você vai achar o mesmo!

Monsieur & Madame Adelman, longa de estreia de Nicolas Bedos (que também é um dos protagonistas, um dos roteiristas e o responsável pela trilha sonora), entra em cartaz esta semana nos cinemas e revela a história de um casal contada pela viúva a um jornalista no dia do funeral do marido. Uma história de amor, claro, mas um amor torto, com pinceladas de humor negro e muita personalidade.

No cinema: filme Monsieur & Madame Adelman - Uma história de amor do início ao fim

A trama começa, como eu mencionei acima, no funeral de Victor Adelman (Nicolas Bedos), um escritor consagrado e ganhador do Goncourt, o mais importante prêmio literário francófono. Nesta ocasião, a viúva Sarah Adelman (Doria Tillier), direta e com certo senso de humor - bem diferente do que poderíamos imaginar de uma senhora com seus 70 anos que acaba de perder o marido – atende a um jornalista interessado em escrever sobre o grande escritor recém-falecido. A partir daí e pelas palavras de Sarah, somos levados a uma retrospectiva da vida do casal desde o momento em que se viram pela primeira vez, lá nos anos 1970.

Ousada e dona de um sorriso único, a intelectual Sarah se torna obcecada por Victor desde o instante em que põe os olhos nele. Já ele leva um bom tempo – e várias artimanhas da moça – para se dar conta de que está diante da mulher da sua vida.

Mas isso foi depois porque, logo na manhã seguinte ao primeiro encontro, ele, ainda um aspirante a escritor, não suporta aquela garota atrevida que faz uma série de anotações e críticas em seu manuscrito.

No cinema: filme Monsieur & Madame Adelman - Uma história de amor do início ao fim

Os dias, os meses e os anos passam, e a relação se intensifica em vários sentidos. Apesar dos conflitos e derrapadas de um e de outro, Sarah e Victor vão se amando. E se detestando, se suportando, precisando um do outro, numa relação onde amor e desamor parecem caminhar lado a lado.

Sarah é da área de Letras, tem um temperamento forte, é um tanto excêntrica e muito vivaz. Victor vem de família burguesa e, apesar de mulherengo, desenvolve uma relação de dependência com a mulher. Às vezes é mesmo inquietante o fato de que essas duas pessoas, tão diferentes entre si, podem estar juntas durante tanto tempo.

No cinema: filme Monsieur & Madame Adelman - Uma história de amor do início ao fim

A relação entre Sarah e Victor é uma verdadeira saga, digna de incontáveis volumes – em vez dos capítulos, que é como a história nos é contada. O casamento, o Goncourt, os filhos, a separação, as mágoas. Engana-se quem pensa que o célebre escritor é o personagem central da trama. Sarah é quem tem os holofotes sobre si, a protagonista absoluta desta história.

Bem-humorado e com um humor perverso (e delicioso), Monsieur & Madame Adelman não escapa de alguns clichês, mas nem por isso perde seu encanto.

No cinema: filme Monsieur & Madame Adelman - Uma história de amor do início ao fim

Aliás, os intérpretes do casal, Nicolas Bedos e Doria Tillier, são meio que companheiros na vida real – “meio” porque eles nunca deixam muito claro o status atual de sua relação... – e, juntos, também assinam o roteiro do longa. Na realidade, o filme nasceu de improvisações que Bedos e Tillier frequentemente faziam acerca do amor, da família, da velhice, da traição.

Uma outra curiosidade é que Nicolas Bedos – cronista, ator, humorista, dramaturgo, encenador, roteirista – já esteve envolvido em uma e outra controvérsia. Inclusive, envolvendo comentários que o colocaram numa falsa e exagerada posição de possível antissemita. Uma vez sabendo disso, alguns aspectos da trama que envolvem o judaísmo – sobre os quais não serei mais específica porque não quero dar spoilers – adquirem um tom ainda mais hilário.

No cinema: filme Monsieur & Madame Adelman - Uma história de amor do início ao fim

Monsieur & Madame Adelman é uma história de muitas versões e muitas verdades. E, quando a gente acha que já chegou no desfecho com aquele toque de emoção, vem o epílogo e dá uma sacudida máster em tudo. Mais perfeito, impossível!

Delicioso de assistir, este é daqueles filmes que divertem e que demoram a sair da gente. Podem falar o que for, mas eu, pessoalmente, não mudaria nada nele e recomendo sem ressalvas nem moderação!

TRAILER E FICHA TÉCNICA


Como Sarah (Doria Tillier) e Victor (Nicolas Bedos) fizeram para se aguentar por mais de 45 anos? Quem realmente era essa mulher enigmática vivendo na sombra de seu marido? No funeral do famoso escritor, homenagens fluem enquanto alguns se perguntam sobre as estranhas circunstâncias de sua morte. Um jovem biógrafo pede à viúva para contar toda a sua história – não era ela a musa, a primeira leitora e a companheira de Victor desde os anos 1970? Assim começa uma história de amor, ciúme e engano; a odisseia de um casal fora do comum.



Monsieur & Madame Adelman – Uma história de amor do início ao fim (Monsieur & Madame Adelman) – 120 min.
França / Bélgica – 2017
Direção: Nicolas Bedos
Roteiro: Nicolas Bedos, Doria Tillier
Elenco: Nicolas Bedos, Doria Tillier, Denis Podalydès, Antoine Gouy, Christiane Millet, Pierre Arditi, Julien Boisselier, Antoine Gouy, Betty Reicher, Ronald Guttman, Solange Najman, Jean-Pierre Lorit

Estreia: 20 de julho

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros