Resenha: Desperdiçando Rima, de Karina Buhr | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Filme: Um Tio Quase Perfeito  Livros recebidos em abril  Resenha + Sorteio: Quer que eu desenhe? (vol.2)
Leituras de abril

Resenha: Desperdiçando Rima, de Karina Buhr

Crônicas 10 de agosto de 2016 Aline T.K.M. 4 COMENTÁRIOS

Desperdiçando Rima, de Karina Buhr

Livre de amarras e com o espírito aberto. É assim que deve ser lido Desperdiçando Rima, o livro de estreia da cantora Karina Buhr.

Uma mistura de cartas, bilhetes, música, poesia e crônicas dão forma aos textos do livro – alguns inéditos e outros adaptados de sua coluna na Revista da Cultura (publicação da Livraria Cultura), além de letra de música da banda Comadre Fulozinha, da qual Karina fez parte.

Segundo a autora – e cantora e compositora e ilustradora e etc (porque tenho certeza que deve haver um “etc”) –, não há um tema único que amarre todos os escritos do livro. Na realidade, eu diria que é melhor falar em sentimentos e atmosferas do que propriamente em temas. Da apatia ao desespero, passando por revolta, ódio e amor, e parando para respirar na leveza (às vezes temperada com toques de ironia). A contemplação vem recheada de percepções astutas e divide lugar com a consciência política e com um espírito feminista; o “eu” divide espaço com o “nós” e o “todos”, em metáforas que fazem a gente pensar.

Desperdiçando Rima, de Karina Buhr

Em Desperdiçando Rima, as palavras fluem como música. A rima se faz presente e, acredite, é tudo menos desperdiçada. Ao contrário, é lindamente ilustrada com os traços simples de Karina – “...e ilustradora” –, transbordantes na figura feminina.

Desperdiçando Rima, de Karina Buhr

Vale pelo livro e vale também por Karina Buhr. Vale pela liberdade de poder tomar para si cada verso, cada trecho – eles se encaixam perfeitamente em algum momento seu, sério! E vale pela liberdade como um todo – leia fora de ordem, contemple os desenhos antes ou depois, enfim, não há regras!

Desperdiçando Rima, de Karina Buhr

Desperdiçando Rima é daqueles livros que a gente curte tanto que deixa ali, na cabeceira, a apenas uma esticada de braço de distância – a vontade de reler um e outro trecho permanece por um bom tempo, pode acreditar.

LEIA PORQUE
Sabe um livro com personalidade? Desperdiçando Rima tem de sobra! E ainda traz crítica, sentimento e ilustrações que inspiram.

DA EXPERIÊNCIA
Logo no prefácio, Karina abre o jogo e diz que não curte prefácios – ainda assim, lá está ela escrevendo o seu... Já simpatizei nesta hora!

FEZ PENSAR
No fato de Karina Buhr ter integrado o Teatro Oficina, do Zé Celso – definitivamente, é para poucos. Admiro.



Onde comprar: Fnac

Título: Desperdiçando Rima
Autor(a): Karina Buhr
Ilustração: Karina Buhr
Editora: Fábrica 231
Edição: 2015
Ano da obra: 2015
Páginas: 192

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

4 COMENTÁRIOS

  1. Oi...
    ... o Blog Na Companhia de Livros recebeu uma indicação ao Prêmio Dardo Bloggers e já fez suas indicações.
    Então passo aqui para te avisar que Livro Lab foi um dos meus 15 blogs indicados.
    O selo Dardo Bloggers é apenas um reconhecimento pelo esforço de cada blogueiro em trazer um conteúdo de qualidade. Vem conferir e aproveite para indicar os seus favoritos. Mais que uma forma de reconhecer aqueles blog que você mais gosta, é um jeito de criar uma linda rede com conteúdo de qualidade.

    Abraços

    https://naciadelivros.blogspot.com.br/2016/08/premio-dardo-bloggers-recebimento-e.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael, tudo bem? Não consegui passar aqui para responder antes - muita correria! - mas queria dizer que fiquei feliz pela indicação! Obrigada pelo reconhecimento e pelo carinho!
      Bjs!

      Excluir
  2. Não conhecia esse livro, adorei a premissa, parabéns pela indicação ao Dardo Bloggers

    Daily of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, obrigada! Ah, esse livro é muito bonito e cheio de personalidade, vale a pena conhecer. Se tiver a chance de folheá-lo e ler uns trechos na livraria, faça, pois tenho certeza que ele vai te encantar de alguma maneira. =) Bjs!

      Excluir

Segue @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros