Livro + filme: Ele Está de Volta | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Leituras mais recentes – parte 1: thrillers e Meus 15 Anos  3 motivos para ver Descendentes 2, o novo filme do Disney Channel  Resenha: Civilizações – A Fonte: dois mundos, uma jornada, de Wallace Horta
Leituras de abril

Livro + filme: Ele Está de Volta

David Wnendt 10 de maio de 2016 Aline T.K.M. 6 COMENTÁRIOS


Imagine se, de repente, Adolf Hitler aparecesse vivo, despertando de um sono esquisito no meio de um terreno cheio de mato, na Berlim dos dias de hoje. Ah, um detalhe: a pessoa pensa que ainda está em 1945, não sabe que fim levou a Segunda Guerra, nem mesmo que recolher o cocô do cachorro na rua é coisa corriqueira. Conseguiu imaginar?

É nesse cenário – não menos que originalíssimo – que se passa a trama de um filme e de um livro que, garanto, vale a pena conhecer. Refiro-me a Ele Está de Volta, livro de Timur Vermes e filme de David Wnendt. Após despertar em 2011, Hitler redescobre a Alemanha enquanto se permite maravilhar com as ferramentas fundamentais do mundo contemporâneo, tais como a “inter-rede” e a Wikipédia – essa altruística invenção que mostra que “o povo alemão instintivamente se apoia” ao compartilhar conhecimento.

O fato é que Hitler é confundido com um talentoso comediante que interpresa o ditador nazista, indo parar na televisão e tendo suas apresentações viralizadas na web. Ou seja, um verdadeiro fenômeno. Os alemães estranham, então acham graça e compram a brincadeira. Assim, entre o riso de muitos e as críticas de outros, Hitler vai galgando seu retorno à política – seu objetivo primeiro.

Dispensa comentários a reflexão embutida nas entrelinhas do humor não óbvio e inteligentíssimo do livro de Timur Vermes. No filme, a crítica – e também o alerta – são colocados de maneira mais explícita, mas não menos sagaz. Vemos a insatisfação atual do povo alemão com a situação do país, levando a uma inclinação à xenofobia à espera apenas de um estímulo – e do porta-voz certo – para chegar a extremos. Em meio a tudo isso, Hitler causa alvoroço por onde passa, atrai sorrisos e pedidos de selfie, conquistando – em proporções assustadoras – a simpatia e a atenção dos alemães para o seu discurso, que ainda é o mesmo dos cinzentos anos do Holocausto.

Não falarei mais, que é para não estragar a experiência – confio que vocês vão abrir o Netflix o quanto antes e conferir esse filme. Porque sim, o filme está disponível no Netflix! E procurem ler o livro também, tá? Ambos recomendadíssimos.

LIVRO: Ele Está de Volta, de Timur Vermes, ed. Intrínseca

SINOPSE: Berlim, 2011. Adolf Hitler acorda num terreno baldio. Vivo. As coisas mudaram: não há mais Eva Braun, nem partido nazista, nem guerra. Hitler mal pode identificar sua amada pátria, infestada de imigrantes e governada por uma mulher. As pessoas, claro, o reconhecem — como um imitador talentoso que se recusa a sair do personagem. Até que o impensável acontece: o discurso de Hitler torna-se um viral, um campeão de audiência no YouTube, ele ganha o próprio programa de televisão e todos querem ouvi-lo. Tudo isso enquanto tenta convencer as pessoas de que sim, ele é realmente quem diz ser e, sim, ele quer mesmo dizer o que está dizendo.

Ele Está de Volta é uma sátira mordaz sobre a sociedade contemporânea governada pela mídia. Uma história bizarramente inteligente, bizarramente engraçada e bizarramente plausível contada pela perspectiva de um personagem repulsivo, carismático e até mesmo ridículo, mas indiscutivelmente marcante.
Postei resenha em vídeo aqui.

FILME: Ele Está de Volta (Er Ist Wieder Da, dirigido por David Wnendt, Alemanha, 2015)



***************

Quem já viu o filme e achou animal põe o dedo aqui, que já vai fechar o abacaxi...
Na vídeo-resenha do livro, uma galerinha comentou (antes mesmo de eu assistir) falando muito bem do filme. Entonces... assistam, pelamordedeus!

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

6 COMENTÁRIOS

  1. Os dois parecem muuuito interessantes! Gosto muito quando trazem figuras do passado para a atualidade. Além disso, imagino que as críticas devem ser bem pertinentes!

    http://noveplanetas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vale a pena ler e assistir! As críticas são muito pertinentes, mas tem aquele tom de sátira, é hilário, muito bom. Recomendo!

      Excluir
  2. Muito bom o filme interessante...

    ResponderExcluir
  3. O livro parece muito bom. Curti. Faz bem o meu tipo. ;)

    Da uma passada no blog, dois mega sorteios por lá.
    http://www.vestigiodelivros.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom mesmo, sempre repleto de sarcasmo e com uma crítica bastante afiada. Recomendo! =)

      Excluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros