Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
5 coisas que eu achei sobre Os 13 Porquês | Tipos de bullies, apologia ao suicídio  Literatura pulp: Noite Escura, de Rodrigo Tavares  Leituras de fevereiro: li 7 livros!

Prometo Falhar [Pedro Chagas Freitas] #resenha

Literatura portuguesa 15 de março de 2016 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Existem livros que nos conquistam pela capa, existem aqueles que nos instigam pelo título. Existem livros que a gente ama logo no primeiro capítulo; existem livros que a gente aprende a gostar lá pelas tantas – e quando acabam, bate aquela saudade! Mas, entre todos esses, existem alguns livros que são um tiquinho diferentes: eles têm alma própria, parecem sentir, respirar e ter um propósito para existir. Diria que Prometo Falhar é um desses.

De Pedro Chagas Freitas, um português que detesta bacalhau, Prometo Falhar é um livro de e sobre o amor. O amor dos amantes, o amor incondicional, o amor feito só de desejo, o amor que machuca, o amor que salva. Mas também o amor pela família, o amor por uma vida já vivida, por um passado que não mais voltará.

Com seus textos curtinhos e independentes entre si, o autor traz uma prosa cheia de poesia, a um só tempo delicada e visceral. Aqui não há meio-termo, a vida acontece nos extremos, tudo está por um fio: “Preciso tremer. Preciso sentir a corda bamba, as pernas bambas, o corpo bambo. Só o que me tira de mim me alimenta. Um orgasmo me faz tremer, uma euforia me faz tremer”.

É repleto de frases de efeito? O mesmo formato se repete incansavelmente em cada um dos textos do livro? Sim e sim. Mas Chagas Freitas usa bem suas ferramentas e faz o leitor ora sorrir, ora ser tomado pela nostalgia, ora chorar lá no fundinho da alma. Não seria exagero dizer que algumas passagens dilaceram a carne qual uma faca afiadíssima. Além do amor, os textos discorrem sobre a vida, a passagem do tempo, a perda, a morte. Impossível não se identificar.

Ao final das 400 páginas, lágrimas e sorrisos depois, é possível entender bem o porquê de o autor – que, aos 36 anos, já publicou mais de 20 livros (eu disse mais de 20 livros!) – ter se tornado um fenômeno em seu país de origem. Há quem torça o nariz para ele – especialmente a crítica –, mas não dá para negar que o livro consegue tocar fundo e não precisa de palavras difíceis nem de estrutura complexa para isso.

Arrebatador, Prometo Falhar é um livro de sensações mil, daqueles que deixam a gente diferente depois da leitura. Um livro que mostra tudo – e somente – aquilo que importa de verdade. “No final das contas, o que levamos da vida é ela acontecer e o sol bem alto a brilhar”. É, esse Pedro é um cara que sabe das coisas.

LEIA PORQUE...
É um livro que pega bem no emocional, que atinge o fraco de quem lê. Pedro Chagas Freitas te desarma e, cara, sinto dizer que não há nada que você possa fazer para evitar. Apenas deixe-se levar. E prepare-se para anotar muitos, muitos trechos!

Ah, uma dica: Prometo Falhar pode ser um presente inesquecível para aquele alguém especial (um amigo, um familiar, um namorado).

DA EXPERIÊNCIA...
Não li em uma sentada ou duas; li saboreando, e me permiti demorar o tempo que fosse, sem pressa. Como eu já previa, anotei muitos quotes – quase um livro inteiro deles! E, clichê maior dos maiores, me apaixonei pelas palavras do autor.

FEZ PENSAR EM...
Mary e Max – Uma amizade diferente (sim, aquela animação muitoooo linda!) e Antes Que Termine o Dia. Dois filmes lindos sobre o amor, cada qual à sua maneira, e que trazem mensagens para carregar para a vida.

QUANTO VALE?

Título: Prometo Falhar
Autor(a): Pedro Chagas Freitas
Editora: Novo Conceito
Edição: 2015
Ano da obra: 2014
Páginas: 400
Onde comprar: Livraria Cultura | Livraria Cultura (e-book) | Saraiva (e-book) | Amazon (livro físico) | Amazon (edição Kindle)

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Me segue no Instagram!

Parceiros