5 filmes para assistir nas férias #Rotaroots | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Sopa de Lágrimas, de Gilbert Hernandez  3 hábitos musicais de hoje e da minha adolescência  My Little Pony – O Filme: 4 motivos para assistir
Leituras de abril

5 filmes para assistir nas férias #Rotaroots

Cédric Klapisch 23 de janeiro de 2015 Aline T.K.M. 14 COMENTÁRIOS


Para quem está curtindo o fim das férias em casa, um filminho à tarde é sempre uma boa pedida. Agora, com tantas opções fica difícil saber o que assistir, não?toda vez que vou escolher um filme no Netflix ou no NOW, fico pelo menos uns vinte minutos navegando pelos gêneros e lendo as sinopses, completamente indecisa.

Bom, uma dica amiga nunca é demais, então trouxe aqui 5 filmes para ver nessas férias. Em comum, todos eles apresentam algum tipo de viagem ou experiência nova na vida dos personagens. E se você não está de férias, tudo bem (quer dizer, nem tanto, né...), ainda dá para aproveitar essas dicas para o fim de semana. Vale a pena, eu garanto!

SERÁ QUE? (What If, dirigido por Michael Dowse, 2014)
Comédia romântica que vi há umas semanas e pela qual fiquei completamente apaixonada! É aquela velha história de amigos que se apaixonam. Wallace e Chantry se conhecem numa festa e decidem manter uma amizade, que logo acaba se tornando muito especial. É inegável a atração que rola entre eles, mas Chantry tem namorado; já Wallace, cada vez mais apaixonado, teme colocar a amizade em risco. Apesar dos clichês, Será que? tem uma atmosfera deliciosa – lembra (500) Dias com Ela –, e também tem Dan Radcliffe! A ação se passa em Toronto, além de uma breve passagem por Dublin, na Irlanda. Embora os protagonistas estejam nos seus vinte e poucos anos, a pegada do filme conserva algo de adolescente (aquela fase em que estamos nos desprendendo da adolescência para nos tornarmos adultos de verdade). Bom para quando bate aquela vontade de ver um filme fofo mas com personalidade, sabe.



BOYHOOD – DA INFÂNCIA À JUVENTUDE (dirigido por Richard Linklater, 2014)
Há mais de dois meses em cartaz, Boyhood não só é um filme memorável, mas toda a sua concepção também é sensacional. Acompanhamos a vida de um garoto da infância ao ingresso na faculdade; somos testemunhas do que acontece com ele e sua família durante esse tempo, desde os momentos mais simples até as horas tensas e não tão felizes. Tudo isso repleto de referências à cultura pop da década de 2000. Um filme sobre mudanças, sobre a vida, sobre crescer; um filme que mostra que as coisas simples da vida nada têm de banais. Bom para quem busca um filme que faz refletir sem ser muito cabeça, e que não liga de ficar quase três horas na sala do cinema (elas passam voando, acredite!). Ah, não deixem de conferir 3 motivos para ir correndo ver Boyhood.



ALBERGUE ESPANHOL (L’Auberge Espagnole, dirigido por Cédric Klapisch, 2002)
O tipo de filme que todo mundo deveria ver um dia. Albergue Espanhol conta a história do Xavier, 25 anos, que vai de intercâmbio para Barcelona para terminar seus estudos. Lá, ele acaba indo morar num apartamento com mais sete outros estudantes estrangeiros. Além da saudade da namorada que ficou na França (a linda da Audrey Tautou), Xavier tem de lidar com as responsabilidades do início da vida adulta, enquanto faz amizades para a vida toda e descobre novas culturas. Um filme sobre descobertas e a busca da própria identidade. Bom para quem pensa em fazer intercâmbio ou morar com amigos, e também para quem já passou por essa experiência (vocês vão sentir uma saudade imensa). Em tempo: o filme é o primeiro de uma trilogia, seguido pelos também excelentes Bonecas Russas e O Enigma Chinês.



MOONRISE KINGDOM (dirigido por Wes Anderson, 2012)
Com uma fotografia incrível, o filme de Wes Anderson se passa nos anos 60 em uma ilhazinha na Nova Inglaterra, e traz a história de dois pré-adolescentes que se conhecem e logo começam a trocar cartas. Sam passa uma temporada em um acampamento de escoteiros, e Suzy vive entediada na casa onde mora com os pais e os irmãos menores; ambos sentem-se excluídos no meio em que vivem, dividindo uma constante sensação de não pertencimento. Então, decidem fugir juntos. Um filme que não é infantil, mas traz uma inocência e nostalgia gostosas. Bom para quem busca aventura sem ter de apelar para os longas infantis ou saturados de cenas de ação. Esta é uma aventura diferente, singela, como a descoberta do primeiro amor pelos jovens protagonistas.



ONCE – APENAS UMA VEZ (dirigido por John Carney, 2006)
Musical diferente dos que estamos acostumados, Once traz as ruas da nublada Dublin como pano de fundo para a história de um músico de rua que conhece uma jovem imigrante e mãe solteira, que tenta levar a vida por lá. Começa então uma bonita amizade em que o amor pela música e os sonhos são compartilhados, esperando que um dia se tornem realidade. De produção simples, o filme fala sobre amizade, amor e as complicações da vida. Bom para quem gosta de música e não abre mão de um bom drama. Garanto que Once vai fazer você querer a trilha sonora para ontem!



Bônus: MYFRENCHFILMFESTIVAL.COMfestival online de cinema francês


Uma das minhas mostras de cinema favoritas, o MyFrenchFilmFestival.com 2015 começou em 16 de janeiro e vai até 16 de fevereiro. Trata-se de um festival de cinema francês completamente online e gratuito, composto por 10 longas e 10 curtas-metragens, além de outros filmes fora de competição. É simples: você se cadastra e já pode começar a assistir aos filmes no próprio site (todos eles têm legendas em português). A mostra já está em sua 5ª edição – eu não perco uma! Recomendo para quem está a fim de ver algo diferente e quer ficar por dentro das produções francesas recentes. Acessem o festival AQUI.



Este post faz parte das blogagens coletivas propostas pelo Rotaroots, grupo que resgata a blogosfera old school e o blogar de maneira mais autoral. Conheça o grupo no Facebook e se inscreva no Rotation para conhecer blogs novos!

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

14 COMENTÁRIOS

  1. Fiquei particularmente interessada em "Será que?", amo filmes fofos e clichês <3 Vou colocar na minha lista do Filmow :)

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando assisti Será que? foi num domingo à tarde, tava sem nada para fazer e fui dar uma olhada no Netflix. E acabei me apaixonando muito pelo filme! É lindinho de verdade, e diferente de outras comédias românticas (que às vezes acabo achando meio sem graça). Como eu disse, apesar do clichê, esse filme tem uma atmosfera diferente, tem personalidade. Amei. <3

      Excluir
  2. Estou há um tempão querendo assistir a "Boyhood", mas agora me apaixonei por "Moonrise Kingdon" e "Once". Parecem incríveis! Espero assisti-los em breve. ^^

    Beijos! || ape56.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo filmes incríveis, bem diferentes entre si. Once é especial, de ficar apaixonada pelas músicas. Moonrise Kingdom é único, vale muito a pena, sem falar que é fofo também. Boyhood é um projeto muito sensacional, obrigatório conferir. =P Beijo!

      Excluir
  3. Oi Aline! Tudo bem?! :D
    Também assisti "Será que?" por esses dias e me apaixonei! Um daqueles filmes que mesmo cheio de clichês, consegue se diferenciar. Ganhou meu coração! <3 Estou doooida pra assistir Boyhood! Já é um daqueles filmes que eu virei o ano com a ideia de assistir o mais rápido possível (e logo farei isso)! :D

    Beijinho! ♥ Primeiro Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, não é lindo 'Será que?'?!?! <3 Amei esse filme, e confesso que também adoro o Daniel Radcliffe heheh. Olha, recomendo muito 'Boyhood'! Depois passa aqui para dizer o que achou! Bjs!

      Excluir
  4. Ahh fiquei muito interessada em Once, ela parece ser amor demais <3

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Once é muito especial, é triste e lindo. Assiste sim! ^^

      Excluir
  5. Boyhood é um amor, mesmo. Falando nele, a dica perfeita para as férias, para quem ainda não viu, é a trilogia Antes do Amanhecer, do mesmo diretor, que são simplesmente meus três filmes preferidos da vida e vale muito aproveitar o tempo sobrando pra ver em sequência. Acho que todo mundo que gosta um pouco que seja de cinema deveria ver. <3

    Once é ótimo, mesmo, e pra quem gosta de filmes do gênero, recomendo Begin Again, com Mark Ruffalo e Keira Knightley, lançado em 2014, que também tem esse cunho musical e é muito bom.

    Moonrise Kingdom eu não gostei tanto, até perdi um pouco do interesse no Wes, mas já recuperei com Budapest Hotel, outro muito recomendado.

    Tentarei ver os outros dois, quando terminar os do Oscar e dar um tempo na maratona do Woody Allen. Ótimo post! ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo! A trilogia Antes do Amanhecer é perfeita; demorei um pouco para vê-la, mas quando comecei, só sosseguei até ter visto os três filmes (não vi em sequência, mas no período de duas semanas). Com certeza um dos melhores filmes sobre relacionamentos e a vida.
      Ah, estou doida para ver Mesmo Se Nada Der Certo, que aliás é do mesmo diretor de Once - motivo principal da minha urgência em assistir.
      Sério que não curtiu Moonrise Kingdom? Na época fui vê-lo no cinema sem esperar muito, e me surpreendi um monte, adorei mesmo. Agora, Grande Hotel Budapeste é mesmo sensacional, sem dúvida.
      Maratona Woody Allen?! Demais! Minhas maratonas andam todas paradas hahaha. Quero completar a do Truffaut e da Audrey Hepburn. Woody Allen é um dos diretores de que quero/preciso ver todos os filmes. E pretendo um dia dar continuidade na maratona Louis Malle, que acabei interrompendo ainda no começo.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Boyhood é MUITO bom, faz a vida passar como um filme pela nossa cabeça. A trama é bem simples, mas é esse o "negócio da coisa". A vida e suas situações, momentos, fases, dissabores, alegrias.

      Excluir
  7. Olá!

    Adorei as dicas! Estou louca para ver SERÁ QUE? e BOYHOOD!

    Bjs
    http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São filmes excelentes, recomendo!! =) Beijo!

      Excluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros