‘Adeus à Noite’: filme de André Téchiné traz um jovem que planeja se unir à jihad | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: O Cemitério, de Stephen King  Resenha: A Revolução dos Animais Transmutantes  Livro: LoveStar, de Andri Snaer Magnason
Semana do Consumidor Amazon | Livros

‘Adeus à Noite’: filme de André Téchiné traz um jovem que planeja se unir à jihad

André Téchiné 12 de setembro de 2019 Aline T.K.M. Nenhum comentário

Adeus à Noite: filme de André Téchiné traz um jovem que planeja se unir à jihad | Cinema

Os primeiros dias da primavera despontam, as cerejeiras estão floridas, mas um predador noturno responsável por estragos nas árvores é motivo de certa preocupação de Muriel e do marido. Nesse mesmo período, o casal assiste a um eclipse e recebe a visita do neto de Muriel, Alex, depois de um longo tempo sem se verem.

Com o reencontro, a relação entre Muriel e o neto será abalada à medida que a avó descobre os planos dele, ocultos por trás de uma suposta emigração para o Canadá.

Assim se desenrola Adeus à Noite, um filme de André Téchiné, estrelado por Catherine Deneuve e Kacey Mottet Klein, que estreia nesta semana nos cinemas.

Adeus à Noite: filme de André Téchiné traz um jovem que planeja se unir à jihad | Cinema

Em meio a paisagens idílicas, a trama é delicada ao se debruçar em Muriel e em seu sofrimento por causa do neto, mas também no esforço de compreendê-lo e de compreender suas escolhas, como sua recente conversão ao islamismo. Passamos a testemunhar, então, a tentativa desesperada dessa avó – Deneuve em atuação muito justa – para evitar que Alex tome um caminho sem volta, já que pretende se juntar à jihad com a namorada.

Adeus à Noite: filme de André Téchiné traz um jovem que planeja se unir à jihad | Cinema

Ainda que tenha vivido na Argélia por muitos anos, o Islã provoca receio em Muriel, sentimento que é intensificado pela sensação de não conhecer a pessoa que o neto se tornou. Em determinado momento, o filme toma uma rota mais política, mas sem abandonar a humanidade; uma outra história acaba por cruzar o caminho de Muriel, mostrando diferentes perspectivas de uma questão sem respostas predefinidas.

Certa noite, Muriel resolve encarar o tal predador que tem atacado as cerejeiras. Da mesma maneira, ela toma atitudes e não mede esforços – mesmo os mais drásticos – para arrumar uma solução para a situação de Alex, por mais que ele já esteja cego, impossibilitado de enxergar além de seus objetivos.

Adeus à Noite: filme de André Téchiné traz um jovem que planeja se unir à jihad | Cinema

Ao trazer à tona questões ligadas à violência, ao terrorismo e ao totalitarismo – e como um jovem é atraído por tudo isso –, Adeus à Noite incentiva a reflexão e o debate acerca de uma temática que faz parte da realidade da Europa, especialmente da França, um país que sofre bastante com atos terroristas e tem visto sua juventude aderir ao extremismo.

TRAILER E INFOS




Adeus à Noite (L’Adieu à la nuit) – 103 min.
França | 2018
Direção: André Téchiné
Roteiro: André Téchiné, Léa Mysius
Elenco: Catherine Deneuve, Kacey Mottet Klein, Oulaya Amamra, Stéphane Bak

Estreia: 12 de setembro

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 9 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Editoras Parceiras