Dona Bárbara: um clássico latino-americano resgatado | Resenha | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: O Peso do Pássaro Morto  Livro: Kafka à Beira-Mar, de Haruki Murakami  Book haul pt.2: livros novos
Semana do Consumidor Amazon | Livros

Dona Bárbara: um clássico latino-americano resgatado | Resenha

América Latina 19 de março de 2021 Aline T.K.M. Nenhum comentário

Livro Dona Bárbara: um clássico latino-americano resgatado | Resenha

Dona Bárbara, do venezuelano Rómulo Gallegos, é uma das maiores obras da literatura latino-americana, mas há décadas andava esquecida aqui no Brasil. Agora não mais!

Isso porque, ano passado, a editora Pinard foi lançada e, com seu nascimento, lançou a campanha de financiamento coletivo para a publicação de Dona Bárbarauma edição novinha em folha, com nova tradução e textos extras.

Com a edição física esgotada (somente disponível em ebook agora), fiquei muito grata ao conseguir adquirir um exemplar pouco depois do lançamento – foi meu presente de aniversário em novembro passado! E, bom, o que posso dizer sobre essa leitura?

Dona Bárbara foi publicado originalmente em 1929 e, ao trazer a disputa entre duas fazendas e seus respectivos proprietários – Dona Bárbara e Santos Luzardo –, evoca o conflito entre barbárie e civilização. As paisagens dos llanos venezuelanos permeiam toda a leitura e até começam a fazer parte do nosso imaginário de leitor, além de se mostrar como uma verdadeira personagem na trama.

Se você curte ou tem interesse na literatura latino-americana, Dona Bárbara é uma leitura incontornável! E aos fãs do Gabriel García Márquez: este livro tem tudo para conquistar vocês! Outro detalhe bem interessante é que o livro deu origem a várias adaptações, inclusive novelas.

Claro que, como grande parte dos clássicos e obras antigas, Dona Bárbara tem alguns pontos de atenção, que merecem nosso olhar crítico e podem ser um bom tema para reflexão e debate. Falei um pouquinho sobre essa questão (e sobre o livro e o autor, que, aliás, já foi presidente da Venezuela) aqui na resenha em vídeo, logo a seguir!


ASSISTA NO YOUTUBE | SE INSCREVA NO CANAL




Onde comprar: Amazon

Título: Dona Bárbara
Título original: Doña Bárbara
Autor(a/e): Rómulo Gallegos
Tradução: André Aires
Editora: Pinard
Edição: 2020
Ano da obra: 1929
Páginas: 392

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 11 anos e se dedicar a este projeto é uma das coisas que mais ama fazer, além de estar em contato com os mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por cinema, viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Parceiros