‘É Difícil Ser Deus’: ficção científica russa dos irmãos Strugátski aborda o fascismo, os perigos da ignorância e os dilemas morais | Resenha | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: A Menina Submersa  Hábitos de Leitura  Resenha: Os Gigantes da Montanha
Semana do Consumidor Amazon | Livros

‘É Difícil Ser Deus’: ficção científica russa dos irmãos Strugátski aborda o fascismo, os perigos da ignorância e os dilemas morais | Resenha

Arkádi & Boris Strugátski 13 de junho de 2020 Aline T.K.M. Nenhum comentário

É Difícil Ser Deus: ficção científica russa dos irmãos Strugátski aborda o fascismo, os perigos da ignorância e os dilemas morais | Rádio Londres | Resenha

Prepare-se: você está diante de um livro extremamente atemporal, repleto de reflexões cabíveis nos dias de hoje, e... qualquer semelhança com o Brasil de 2020 é mera coincidência (rsrs). Só li verdades nesta obra.

É Difícil Ser Deus é uma ficção científica dos irmãos Arkádi e Boris Strugátski, autores de Piquenique na Estrada, e apresenta os dilemas enfrentados por um agente terráqueo em Arkanar, um reino extraterrestre habitado por humanos vivendo em um período parecido com a Idade Média.

Disfarçado de aristocrata, Dom Rumata é um agente cuja missão é observar e ajudar sem jamais interferir. Quando os acontecimentos em Arkanar começam a dar sinais de um rumo fascista, Rumata se questiona sobre seu papel de observador da barbárie.

A perseguição ao conhecimento, o prevalecer da ignorância (e os perigos que isso significa), a negação, a falta de compreensão dos habitantes locais; temos altas doses disso tudo em um livro cujas reflexões prometem colocar nossos neurônios em ponto de ebulição. E colocam mesmo!

Falo um pouquinho (muito) mais sobre o livro na resenha em vídeo: por que achei essa uma leitura tão fundamental, o que me desagradou, do que senti falta, e tudo que achei perfeito nesse livro.


ASSISTA NO YOUTUBE | SE INSCREVA NO CANAL



Livro É Difícil Ser Deus

Onde comprar: Loja Rádio Londres

Título: É Difícil Ser Deus
Título original: Trudno byt’ bogom
Autor(a): Arkádi e Boris Strugátski
Tradução: Tatiana Larkina
Editora: Rádio Londres
Edição: 2020
Ano da obra: 1964
Páginas: 224

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 10 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além de teatro, dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros