‘As Verdadeiras Riquezas’: Kaouther Adimi combina ficção e realidade para contar a história da livraria argelina que foi um marco na literatura do pós-guerra | Resenha | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Afirma Pereira  Resenha: Pessoas Normais  Resenha: Sul da Fronteira, Oeste do Sol
Semana do Consumidor Amazon | Livros

‘As Verdadeiras Riquezas’: Kaouther Adimi combina ficção e realidade para contar a história da livraria argelina que foi um marco na literatura do pós-guerra | Resenha

Guerra da Argélia 4 de maio de 2020 Aline T.K.M. Nenhum comentário

As Verdadeiras Riquezas: Kaouther Adimi combina ficção e realidade para contar a história da livraria argelina que foi um marco na literatura do pós-guerra | Resenha

Um livro para quem é apaixonado por livros. E por livrarias, por bibliotecas, pelo ofício de pequenos editores, por lugares que se tornaram pontos de encontro de grandes escritores. É dessa forma que eu definiria, logo de cara, As Verdadeiras Riquezas.

De autoria da franco-argelina Kaouther Adimi e publicado no Brasil pela editora Rádio Londres, As Verdadeiras Riquezas combina realidade e ficção para contar a história da livraria que dá título ao romance. Fundada em 1936 por Edmond Charlot em Argel, capital da Argélia, a livraria foi um marco na literatura do pós-guerra, um local onde grandes nomes se reuniam, além de ter sido um ponto de resistência na Segunda Guerra Mundial e de ter testemunhado e sofrido o impacto da Guerra de Independência da Argélia.

Kaouther Adimi praticamente faz magia nesse livro ao mesclar duas histórias em duas épocas diferentes. Uma delas é a história de um universitário parisiense que, nos dias atuais, é enviado à livraria As Verdadeiras Riquezas para fazer a limpa no local, que será vendido e deixará de ser uma livraria. Já a outra é a história da própria livraria, contada a partir das entradas do diário de Edmond Charlot.

Me abstenho de detalhes agora porque aqui no vídeo eu conto as minhas impressões sobre o livro, as reflexões que ele traz, como foi incrível descobrir essa história e por que vocês precisam ler!


ASSISTA NO YOUTUBE | SE INSCREVA NO CANAL


Na resenha, menciono o vídeo sobre a Guerra da Argélia no canal Nerdologia, que vocês podem assistir aqui. Recomendo bastante, já que ele explica o tema de um jeito simplificado, e é imprescindível conhecer essa parte da história para penetrar a fundo nas questões trazidas no livro e para entender a relação entre a Argélia e a França.



Livro As Verdadeiras Riquezas

Onde comprar: Loja Rádio Londres

Título: As Verdadeiras Riquezas
Título original: Nos Richesses
Autor(a): Kaouther Adimi
Tradução: Sandra M. Stroparo
Editora: Rádio Londres
Edição: 2019
Ano da obra: 2017
Páginas: 160

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 10 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além de teatro, dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros