5 motivos para ver ‘Luna’, filme de Criz Azzi que aborda a adolescência e toca na questão do cyberbullying | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: O Cemitério, de Stephen King  Resenha: A Revolução dos Animais Transmutantes  Livro: LoveStar, de Andri Snaer Magnason
Semana do Consumidor Amazon | Livros

5 motivos para ver ‘Luna’, filme de Criz Azzi que aborda a adolescência e toca na questão do cyberbullying

Cinema brasileiro 11 de outubro de 2019 Aline T.K.M. Nenhum comentário

5 motivos para ver Luna, filme de Criz Azzi que aborda a adolescência e toca na questão do cyberbullying | Cinema

Ao retratar a adolescência dos dias atuais e suas descobertas no campo real e virtual, Luna também fala sobre amor e amizade, além da autoexposição na internet. Com direção de Cris Azzi, o longa chega aos cinemas nesta semana.

SINOPSE

Luana (Eduarda Fernandes) e Emília (Ana Clara Ligeiro) são colegas de classe e acabam se tornando grandes amigas. No entanto, o desenrolar dessa amizade traz consequências delicadas.

5 MOTIVOS PARA ASSISTIR

1. O longa levou Menção Honrosa no Festival do Rio 2018 pela atuação de Eduarda Fernandes, que dá vida à personagem central.

2. Em um lugar sem muito colorido, vemos brotar a amizade entre Luana e Emília, uma amizade caracterizada pela cumplicidade e marcada pelas descobertas, pela pureza de sentimentos e pelo primeiro contato com a sexualidade, com o poder emanado pelo próprio corpo. Tudo isso se dá de um jeito natural, lúdico até, enquanto nos damos conta de que essa conexão entre as meninas está destinada a deixar marcas permanentes.

5 motivos para ver Luna, filme de Criz Azzi que aborda a adolescência e toca na questão do cyberbullying | Cinema

3. A trama é delicada ao revelar o amor e a irmandade entre as mulheres. A sororidade é algo constante na tela, e de um jeito autêntico, sem precisar cair no didatismo e em situações forçadas. Além disso, a relação entre Luana e sua mãe é das coisas mais bonitas no filme, e, ainda, a cena final traz uma força e união incríveis.

4. Por outro lado, é interessante como se mostra a presença masculina no filme. Aqui, os homens são invasores, agressores, maculadores, traidores e imaturos, desde os colegas de classe até o próprio pai de Emília, passando pelos bullies da internet e mesmo os supostos amigos.

5 motivos para ver Luna, filme de Criz Azzi que aborda a adolescência e toca na questão do cyberbullying | Cinema

5. Ainda que pudesse ser mais desenvolvido na trama, o cyberbullying é abordado no filme, resvalando em questões como a liberdade e o julgamento, e deixando entrever as consequências quase sempre devastadoras na vida das jovens vítimas.

Ter um vídeo íntimo vazado na internet abre espaço para ataques e agressões que muitas vezes extrapolam o ambiente virtual. A questão do suicídio é tratada brevemente, mas, ainda assim, inspira cenas emocionalmente intensas e que traduzem o desespero e a sensação inicial de desamparo experimentados pela protagonista.

TRAILER E INFOS




Luna (Luna) – 89 min.
Brasil | 2018
Direção: Cris Azzi
Roteiro: Cris Azzi
Elenco: Eduarda Fernandes, Ana Clara Ligeiro, Lira Ribas, Hewrison Ken, Matheus Soriedem, Manu Maria, Guto Borges

Estreia: 10 de outubro

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 9 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Editoras Parceiras