‘Tolkien’: cinebiografia do mestre da fantasia é uma ode à amizade e ao amor | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Duplo Eu  Resenha: Confissões do Crematório, de Caitlin Doughty  Resenha: O Cemitério, de Stephen King
Semana do Consumidor Amazon | Livros

‘Tolkien’: cinebiografia do mestre da fantasia é uma ode à amizade e ao amor

Cinebiografia 21 de maio de 2019 Aline T.K.M. Nenhum comentário

Filme Tolkien: cinebiografia do mestre da fantasia é uma ode à amizade e ao amor | Cinema

Uma história sobre amizade. Assim é Tolkien, a cinebiografia de J. R. R. Tolkien, autor da grandiosa obra O Senhor dos Anéis (e O Hobbit, e O Silmarillion, e outras) e que segue até hoje como um dos maiores escritores de literatura fantástica do mundo. O filme tem direção de Dome Karukoski e chega esta semana aos cinemas.

Filme Tolkien: cinebiografia do mestre da fantasia é uma ode à amizade e ao amor | Cinema

Nascido em Bloemfontein, na atual África do Sul, John Ronald Reuel Tolkien (Nicholas Hoult) se muda ainda pequeno para a Inglaterra com a mãe e o irmão. Fica órfão cedo e, em seus anos de colégio, encontra a amizade verdadeira e incondicional em um grupo de amigos que costuma se reunir em uma casa de chá.

No entanto, a eclosão da Primeira Guerra Mundial, da qual Tolkien e seus amigos participam, ameaça destruir o inseparável grupo.

Filme Tolkien: cinebiografia do mestre da fantasia é uma ode à amizade e ao amor | Cinema

Um recorte dos anos de formação do escritor, Tolkien talvez desanime aqueles que esperam por uma cinebiografia mais completa e cheia de detalhes. Contudo, seu valor é inegável, assim como o fato de resultar em um belíssimo longa.

Intercalando as experiências da juventude com os horrores vividos na guerra, o filme trata de mostrar como todo esse balaio de vivências viriam a inspirar a literatura fantástica de Tolkien, que desde garoto já manifestava paixão pela leitura de histórias de fantasia.

Filme Tolkien: cinebiografia do mestre da fantasia é uma ode à amizade e ao amor | Cinema

Uma das boas surpresas do filme é Edith Bratt, vivida por Lily Collins. A moça que viria a se tornar a esposa de Tolkien também é órfã e conhece o escritor na adolescência, quando ambos vivem na casa da sra. Faulkner. A personagem é vivaz, tem personalidade marcante e é inteligentíssima, mas se sente prisioneira na casa e na rotina imposta pela sra. Faulkner.

Lily Collins foi uma escolha acertadíssima aqui (e é impossível não cair de amores por ela), já que traz toda a atitude faceira que a personagem requer.

Filme Tolkien: cinebiografia do mestre da fantasia é uma ode à amizade e ao amor | Cinema

Um aspecto encantador é toda a atmosfera do longa, que remete ao universo criado por J. R. R. Tolkien. A imaginação fértil do escritor ainda na juventude possibilita o vislumbre de brumas fantásticas em meio a uma realidade nada justa; a própria fotografia e a maneira como tudo nos é mostrado levam a nossa visão de espectador lá para a Terra-média, e tudo nos parece, de certa forma, familiar.

Aqueles já se aventuraram pela literatura de Tolkien ou os que ainda pretendem fazê-lo – e, claro, os fãs – não podem perder o filme, que é uma bela ode à amizade, ao amor e à juventude desse verdadeiro gênio da fantasia.

Para quem quiser ir mais além, a HarperCollins Brasil vem presenteando os leitores com reedições dos livros de Tolkien. Entre elas, a biografia autorizada do escritor, de autoria de Humphrey Carpenter, está com uma edição lindíssima, que pode ser encontrada aqui.

TRAILER E INFOS




Tolkien (Tolkien) – 112 min.
EUA | 2019
Direção: Dome Karukoski
Roteiro: David Gleeson, Stephen Beresford
Elenco: Nicholas Hoult, Lily Collins, Colm Meaney, Laura Donnelly, Pam Ferris, Patrick Gibson, Anthony Boyle, Tom Glynn-Carney, James MacCallum, Craig Roberts, Adrian Schiller, Harry Gilby, Guillermo Bedward, Albie Marber, Ty Tennant, Adam Bregman, Mimi Keene

Estreia: 23 de maio

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 9 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Editoras Parceiras